Estilo

Como fazer trança raiz: as melhores dicas para ajudar na escolha e no passo a passo de como fazer esse tipo de trança

Como fazer trança raiz: as melhores dicas para ajudar na escolha e no passo a passo de como fazer esse tipo de trança

A trança raiz é um estilo das famosas tranças afro que tem literalmente feito a cabeça de quem procura um visual estiloso.

Essas tranças se tornaram cada vez mais populares após a transição capilar ter se tornado mais comum entre as mulheres. Esse é o processo no qual pessoas com cabelos alisados deixam seus cabelos crescerem para retornar à textura natural dos fios.

Esse é um processo difícil para muitas pessoas porque durante um tempo há o convívio de duas texturas diferentes no cabelo. Uma parte está lisa e a outra já está ondulada ou cacheada. Por vezes, é difícil igualar as texturas e, por isso, muitas pessoas recorrem a penteados e formas alternativas de lidar com os fios durante esse período. Por isso, a trança raiz tem sido uma das opções mais escolhidas.

Seja para disfarçar as duas texturas do seu cabelo ou para aderir a um visual versátil e estiloso, você pode optar pela trança raiz, também conhecida como trança nagô, para dar um resultado lindo e surpreendente no seu estilo.

Pronta para saber como fazer trança raiz e entender as melhores dicas para manter por mais tempo o seu penteado?

O que é a trança raiz?

A trança raiz é um estilo de trança que é comumente confundida com as chamadas tranças africanas, ou box braids. Mas saiba que elas não são a mesma coisa, apesar do visual ser semelhante.

A trança raiz pode ser entendida de forma melhor como uma espécie de trança embutida que é feita rente ao couro cabeludo. A aparência é semelhante a um bordado capilar, que fica grudadinho na sua cabeça.

Já as box braids são tranças soltas feitas com a adição de cabelo orgânico. No entanto, ambos são estilos que carregam uma forte herança tanto histórica quanto cultural.

Como fazer trança raiz
Instagram: @trancasflorescer

Eram tradicionalmente utilizadas por mulheres africanas, sendo um símbolo de resistência.

Esse marcante estilo capilar é amado por aquelas que desejam inovar o visual, podendo ser feitas com os cabelos naturais ou também complementadas por fios sintéticos.

Quais são os principais  modelos de trança raiz?

A trança raiz pode ser feita de muitas formas diferentes. Basta dar uma pesquisadinha na internet para você achar uma grande quantidade de fotos para se inspirar.

Há quem faça a trança raiz completa, ou seja, trançando todos os fios de cabelo.

Se você preferir, também é possível fazer a trança raiz em uma pequena porção dos fios, deixando o resto do cabelo solto, nos famosos modelos semipresos.

Como fazer trança raiz semipreso
Instagram: @dayellenp

São muitas as inspirações de modelos semipresos da trança raiz que combinam com todos os tipos de cabelo.

A trança raiz pode ser feita apenas de um lado do cabelo, deixando o resto solto. Ela também pode ser feita na parte do couro cabeludo, deixando o comprimento livre.

Passo a passo de como fazer esse tipo de trança

Essa trança é simples de ser feita. Para o modelo básico, basta dividir os cabelos em mechas verticais, desde a parte da frente do seu cabelo até a nuca.

Então, divida cada uma dessas mechas em três partes diferentes. Comece a trançar os cabelos e alimente a trança com fios dessa mesma mecha.

Repita o processo em cada uma das mechas até que os fios estejam todos trançados, tomando o cuidando de manter as tranças alinhadas.

Para deixar os fios da sua trança raiz semipresos, trance até a altura desejada e depois prenda com um elástico ou grampo pequeno. Para trançar os fios por completo, continue o trançado até as pontas.

Como fazer trança raiz lateral
Pinterest: @dicasdemulher

A duração da sua trança raiz irá depender da forma como você trançar os fios e dos cuidados tomados posteriormente, na hora de lavar os cabelos.

Vamos aprender direitinho como cuidar da sua trança raiz e garantir que esse lindo visual se mantenha por mais tempo.

Como cuidar da trança raiz

A trança raiz bem feita pode permanecer durante semanas nos cabelos. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados durante esse período a fim de garantir que seus fios ficarão saudáveis.

Lave os seus cabelos com o shampoo adequado para o seu tipo de fio, lembrando-se de aplicar o produto apenas no couro cabeludo e de não esfregar os fios.

trança raiz shampoo

Enxague com água sempre fria ou morna. Evite utilizar condicionador ou máscara durante esse período, deixando para aplicar esses produtos após remover a trança raiz, a fim de nutrir, hidratar e reconstruir os seus fios.

Certifique-se de que seus fios estão bem secos após lavar. Você pode ajudar seu cabelo a secar mais rápido pressionando uma camisa de algodão nos seus fios, com cuidado para que as suas tranças não se desmanchem.

A trança raiz é um penteado símbolo de beleza e resistência que pode ser feito facilmente em casa. É uma excelente opção para quem está passando pelo período de transição capilar. Além dessa, existem outras tranças bonitas que você pode fazer para inovar no visual.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>