O shampoo bomba está mesmo “bombando” nas redes sociais! E não é para menos! O produto promete força, resistência e crescimento capilar acelerado: grandes conquistas para quem quer garantir fios ainda mais bonitos e saudáveis.

Mas você sabe como, de fato, o shampoo bomba age nos cabelos? E quais são os seus benefícios? Ainda, você sabia que ele pode ser feito de forma caseira, a partir de alguns ingredientes simples? Para tirar essas e outras dúvidas sobre o shampoo bomba, fique nas dicas a seguir!

O que é o shampoo bomba?

O shampoo bomba é uma das grandes apostas da indústria cosmética, que trabalha com uma fórmula bastante interessante – a qual promete não apenas fortalecer a fibra, como também estimular o crescimento capilar.

Por isso, essa é uma das alternativas mais procuradas por quem tem fios finos, frágeis e quebradiços. O uso do shampoo bomba no dia a dia, em substituição ao tradicional shampoo, é visto como uma possibilidade fácil e acessível para proporcionar cabelos mais bonitos e com melhor desenvolvimento. como fazer shampoo bomba

Quais sãos os benefícios do shampoo bomba para os cabelos?

Conheça os principais benefícios do uso do shampoo bomba nos cabelos:

  • Estímulo do couro cabeludo, facilitando o crescimento capilar;
  • Fortalecimento da fibra capilar, deixando o cabelo mais resistente à agressão de fatores externos;
  • Alto poder de hidratação, da raiz até as pontas, no curto e longo prazo;
  • Ação reconstrutora e nutritiva, devolvendo ao fio as substâncias necessárias para seu pleno desenvolvimento;
  • Reposição de água na fibra capilar, melhorando a saúde e estética das madeixas.
Antes e depois shampoo bomba – @muitochique

Receitas caseiras de shampoo bomba para crescimento capilar

Se você está se perguntando como fazer shampoo bomba, a resposta vem a seguir! Confira algumas receitas práticas para produzir esse shampoo sem sair de casa. Você vai ver como fazer shampoo bomba pode ser mais fácil do que você poderia imaginar.

Receita 1: Shampoo bomba original

Ingredientes:

  • 200 ml de shampoo sem sulfato e sal.
  • 5 ml de bepantol (ou semelhante) líquido.
  • 2 ml de Monovin A (vitamina de uso veterinário).

Modo de preparo e aplicação:

Escolha um bom shampoo sem sulfato e misture a ele 5 ml de bepantol líquido e 2 ml de Monovin A. Agite bem e aplique no cabelo molhado. Deixe o produto agir por 5 minutos e retire-o. Aplique o produto em dias alternados. Em torno de duas semanas de utilização, os resultados deverão começar a aparecer. 

Como fazer shampoo bomba com Bepantol Derma e Monovin A @googleimages 

Receita 2: Shampoo bomba com óleo de rícino

Ingredientes:

  • 200 ml de shampoo sem sal.
  • 1 colher (sopa) de óleo de rícino.
  • ½ folha de babosa.
  • 6 cravos da Índia.

Modo de preparo e aplicação:

Pegue um shampoo à sua escolha e adicione 1 colher de óleo de rícino, o gel de meia folha de babosa (aloe vera) e 6 cravos da índia. Misture bem e deixe descansar por 24 horas, até formar uma consistência mais homogênea.

Aplique a mistura na hora da lavagem dos cabelos, massageando bem a raiz para que o produto penetre no couro cabeludo. Enxague bem e retire todo o excesso do produto. O ideal é usar o produto pelo menos três vezes por semana.

Como fazer shampoo bomba

Receita 3: Shampoo bomba com café

Ingredientes:

  • 200 ml de shampoo sem sal.
  • 2 colheres (chá) de óleo de rícino.
  • 1 colher de óleo de coco.
  • 4 colheres (sopa) de café em pó.

Modo de preparo e aplicação:

Misture o shampoo com os demais ingredientes e agite bem, deixando a mistura ficar homogênea. Aplique-o quando for lavar os cabelos, antes do condicionador.

A aplicação pode ser feita diariamente, deixando o produto agir por cerca de 5 minutos para melhores resultados. Lembre-se de, na hora do enxágue, retirar todo o excesso de produto.

Quais são os riscos do shampoo bomba para os cabelos?

Infelizmente, nem tudo são flores! Ainda que o shampoo bomba seja uma boa alternativa de cuidado com os fios, ele pode apresentar alguns riscos – especialmente considerando seu uso contínuo. A saber:

  • Queda excessiva de cabelo, estimulada pelo aceleramento do crescimento capilar (assim como o cabelo cresce de forma rápida rápido, ele pode cair rapidamente);
  • Absorção elevada de vitamina A pelo organismo, sobrecarregando o fígado e podendo dar origem a doenças hepáticas;
  • Oleosidade excessiva na região da raiz do cabelo, bem como enfraquecimento e quebra dos fios por essa alta concentração de nutrientes.

Fique atento aos riscos 😉

Por isso, é importante sempre pesquisar e adotar com cuidado as recomendações de uso. Conversar com seu cabeleireiro, dermatologista ou tricologista sobre as melhores práticas também é uma boa ideia.

E então, o que você achou do shampoo bomba? Já utilizou esse produto para crescimento capilar? Conhece outra receitinha poderosa? Conte pra gente pelos comentários!