A escova progressiva é a opção escolhida por boa parte das mulheres que busca fios lisos e alinhados. E não é à toa: com o passar do tempo, essa técnica foi se popularizando (e se aprimorando) entre os salões de beleza, conquistando cada vez mais adeptas. A progressiva é mesmo uma alternativa que garante resultados bastante eficientes para quem busca beleza e praticidade no cuidado com os fios. Mas, afinal, como fazer progressiva de modo prático e seguro?
Se você está pensando em adotar um novo visual, não deixe de conferir este post repleto de dicas de como fazer progressiva. Vamos lá?
O que é a escova progressiva?
Antes de irmos para as informações sobre como fazer progressiva, que tal recapitular o que difere essa técnica das demais? A escova progressiva consiste em uma metodologia de alisamento capilar, bastante indicada pelos hair stylists.
Ela altera a estrutura dos fios, formando uma espécie de “capa” em sua volta – proporcionando efeito liso, brilho e maciez. Como o próprio nome reforça, esse método atua de forma progressiva no cabelo, ou seja, a cada nova aplicação dos produtos, os efeitos vão se intensificando. A escova progressiva apresenta algumas variações, cada uma com sua especificidade, e a melhor escolha dependerá das necessidades do seu fio.
Como escolher o melhor tipo de progressiva?
Vamos conhecer os principais tipos de escova progressiva? A partir disso, ficará mais fácil escolher qual dessas variedades é a mais indicada para o seu caso.
- Progressiva tradicional: é a pioneira das escovas progressivas e traz em sua fórmula elementos como queratina, proteínas, minerais e óxido acetamide.
- Progressiva de chocolate: tem efeito mais natural e, por isso, não é indicada para cabelos muito cacheados. Apresenta em sua composição extrato de cacau, cafeína, proteína da seda e ácidos graxos.
- Progressiva inteligente: este método é igual ao da escova progressiva tradicional, tendo como única diferença o tempo de ação do pr oduto. Na progressiva inteligente, o cabelo pode ser lavado na sequência da aplicação. Advertisement
- Progressiva marroquina: a sua ação é um pouco mais agressiva e sua fórmula contém cacau, queratina, argila, proteínas da seda, alisante e neutralizador. Apresenta resultados muito eficientes e mais duradouros.
- Progressiva americana: é um método mais inovador, que trabalha a ação de uma substância chamada guanidina. O principal objetivo desse tipo de progressiva é reduzir o volume dos fios.
Como fazer progressiva?
Você sabia que já é possível que você faça a escova progressiva sem sair de casa? Seguindo cada uma das etapas desse método de forma adequada, você consegue obter resultados tão eficientes quanto os dos salões de beleza. Acompanhe aqui o passo a passo de como fazer progressiva:
1. Faça o teste da mecha e aprova de toque, a fim de ter certeza de que seu cabelo está forte o suficiente para passar pela química. As instruções do teste estarão na caixa do produto.
6. Escove o cabelo e aplique a chapinha em cada uma das mechas (pelo menos 10 vezes em cada) para que o produto penetre na fibra capilar.
Depois, é só admirar o resultado e adotar alguns cuidados básicos de manutenção!
Quais são os cuidados indicado pós-progressiva?
Saber como fazer progressiva não é tudo: você precisa conhecer também os cuidados de manutenção necessários. Acompanhe algumas dicas para garantir que os resultados sejam eficientes e duradouros:
- Evite prender ou usar adereços no cabelo, especialmente nos primeiros dias após a aplicação do produto, pois eles podem deixá-lo “marcado”.
- Evite lavar os cabelos todos os dias, pois quanto maior for a frequência de lavagem, mais rápido o produto sairá do cabelo.
- Prefira utilizar shampoos com pH baixo ou sem sal, prolongando a ação do produto da progressiva.
- Não use shampoos antirresíduos: eles podem reduzir o efeito da escova progressiva.
- Evite a aplicação de outras químicas (como luzes ou tinturas), pois esse excesso pode deixar os fios frágeis e quebradiços.
- Sempre aplique protetor térmico antes de usar secador e/ou chapinha, evitando danificar o fio e reduzir a ação da progressiva.
- As hidratações são ótimas aliadas das progressivas e devem ser feitas para que os resultados sejam mais duradouros. Adote essa prática, pelo menos, de 15 em 15 dias.
- Refaça a progressiva entre 3 e 6 meses após a primeira aplicação, a fim de reforçar a ação do produto.
Agora que você já aprendeu como fazer progressiva no seu cabelo, é hora de começar sua rotina de cuidados. Escolha o produto mais indicado para o seu tipo de fio, aplique nossas dicas e curta o resultado!
Você já fez progressiva em casa? Adota algum outro cuidado que não falamos aqui? Nos conte tudo pelos comentários!