Descubra como fazer progressiva em casa

Descubra como fazer progressiva em casa

Modas capilares mudam frequentemente. Há uma, no entanto, que parece sobreviver ao teste do tempo: o cabelo liso. Seja por acreditar que esse tipo de cabelo dá menos trabalho ou pela beleza, é comum que as mulheres submetam suas madeixas a tratamentos de alisamento. O mais famoso deles, a escova progressiva, era antes restrita aos salões. Mas isso mudou. Você sabe como fazer progressiva em casa?

Esse famoso e polêmico tratamento ainda é um dos mais realizados em busca de cabelos lisos, devido à sua eficiência e durabilidade. Se você quer fazer progressiva mas não deseja gastar dinheiro ou não tem tempo de ir ao salão, viemos ao seu socorro. Aqui você irá aprender como fazer progressiva em casa e conseguir resultados de salão.

Quem pode fazer escova progressiva?

A escova progressiva é o tratamento de alisamento que apresenta os resultados mais naturais. Ele pode ser feito por todas aquelas que desejam reduzir o volume das madeixas e fazer com que fiquem mais lisas.

A progressiva também leva à redução do frizz. No entanto, é comum que seus resultados sejam mais ou menos evidentes a depender do tipo de cabelo. Além disso, mulheres com cabelos virgens, ou seja, que nunca foram submetidos a nenhum tipo de procedimento químico, podem sentir que os resultados não são tão eficientes.

Isso ocorre porque o produto tem mais dificuldade de penetrar no fio virgem, cujas ligações de queratina ainda estão intactas.

As mulheres com cabelos muito crespos também podem sentir menos os efeitos do alisamento, já que o produto tende a fixar menos nesse tipo de fio.

Como escolher a melhor progressiva?

Há muitas opções diferentes de progressivas disponíveis no mercado, e quem deseja aprender como fazer progressiva em casa pode ficar em dúvida sobre qual escolher. O objetivo de todas é, tecnicamente, alisar as madeixas e reduzir o volume e frizz.

No entanto, os princípios ativos diferem de uma para outra. Para saber qual o melhor tipo para você, é importante realizar uma análise do seu tipo de fio. Isso porque a maior diferença entre os tipos de progressivas é o percentual de alisante e o cheiro.

A matemática é simples: quanto maior o percentual de alisante, mais forte será o cheiro. Verifique qual seu tipo de cabelo, o resultado desejado e quão danificadas estão suas madeixas como forma de decidir qual produto é o mais indicado na hora de saber como fazer progressiva em casa. Procure também dicas para cuidar desse tipo de cabelo a fim de potencializar os resultados.

Como fazer progressiva em casa

Os produtos para realizar o procedimento em casa podem ser encontrados em farmácias, na internet e em lojas de cosméticos. Eles não contém substâncias químicas nocivas em sua composição e, por isso, são seguros para serem utilizados.

O teste de mecha

A realização do teste de mecha é essencial antes de aplicar qualquer produto químico nos cabelos. Ele irá avaliar se suas madeixas estão fortes o suficiente para receber o produto. Siga as instruções na caixa.

Materiais

Para saber como fazer progressiva em casa, primeiro é necessário separar os materiais para a realização do procedimento.

  • Escova para pentear os cabelos e pente com cabo fino para separar as mechas
  • Produto escolhido para fazer a progressiva
  • Secador de cabelo e chapinha
  • Shampoo anti-resíduos
  • Luvas
  • Pote para misturar o produto
  • Pincel
  • Prendedores de cabelo

como fazer progressiva em casa

 

Passo a passo

Lavagem

Após separar os materiais necessários, o primeiro passo será lavar as madeixas com o shampoo anti-resíduos. Esse procedimento é importante a fim de remover as impurezas por completo e abrir a fibra capilar para que o produto possa penetrar corretamente.

Após lavar os cabelos, remova o excesso de água com o auxílio de uma toalha ou uma camiseta de algodão, que será menos agressiva aos fios. É chegada, então, a hora de dividir o cabelo em mechas para aplicar o produto.

Aplicação

Após dividir os cabelos, misture o produto no pote apropriado, preparando-o para ser aplicado de acordo com as instruções da caixa. Comece, então, a aplicar o produto, mecha por mecha. É importante utilizar sempre as luvas e o pincel para proteger as mãos.

Espalhe-o uniformemente por toda a extensão dos cabelos, mas lembre-se de respeitar sempre a distância de meio centímetro em relação à raiz. Deixe o produto agir de acordo com o tempo indicado na embalagem.

É essencial seguir o tempo indicado, que foi calculado com base em testes a fim de obter os melhores resultados. Retirar o produto antes pode fazer com que o resultado não seja tão bom quanto desejado. Retirá-lo depois pode fazer com que o processo seja ainda mais agressivo para as madeixas.

Enxágue e secagem

A seguir, é chegada a hora de enxaguar o cabelo com água morna ou fria (algumas escovas pedem que seja retirado apenas 80% do produto, então fique atenta às instruções do fabricante também). Então, com o auxílio do secador, seque os cabelos. Não é necessário secá-los perfeitamente, pois a intenção nesse momento é apenas retirar a água e deixá-los secos para a etapa final.

Com os cabelos completamente secos, separe-os em mechas novamente e passe a chapinha em cada mecha até que ela esteja completamente lisa. A chapinha irá, nesse momento, selar as cutículas e fazer com que o produto aja com maior intensidade, então é importante passá-la corretamente.

Saber como fazer progressiva em casa pode ser uma forma interessante de economizar e garantir cabelos lindos, lisos e brilhantes. Lembre-se de cuidar sempre das pontas, que tendem a ficar mais ressecadas após o procedimento.


 

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário