ColoraçãoDicas

Como fazer o retoque de raiz? Aprenda quando é a hora e os cuidados necessários

Como fazer o retoque de raiz? Aprenda quando é a hora e os cuidados necessários

O retoque de raiz é um processo que precisa ser feito por quem pinta os fios e quer manter a cor em dia. O intervalo entre um retoque e outro é bastante relativo. Ele podendo variar de pessoa para pessoa, de acordo com a velocidade do crescimento dos fios. Vamos saber tudo sobre retoque de raiz e os cuidados necessários nesse procedimento de manutenção para os fios tingidos?

O que é retoque de raiz?

O retoque de raiz é um procedimento necessário de manutenção para quem pinta os fios e quer manter a cor em dia. Como o cabelo cresce, a raiz dos fios vai ficando com a cor natural. É necessário retocá-la para que a cor fique igual ao do resto do cabelo.

antes e depois do retoque de raiz
Instagram: @claudiaeimy

Qual é o tempo certo de retocar a raiz?

Não existe um intervalo certo para o retoque de raiz, pois quem vai ditar qual será esse tempo será a velocidade de crescimento dos fios. Geralmente, o cabelo cresce de 1 a 1,5cm ao mês, e o intervalo entre os retoques de raiz em cabelos tingidos acaba sendo feito, na maioria das vezes, de 15 a 15 dias ou de 20 em 20 dias.

Como fazer um retoque de raiz?

É comum que surjam dúvidas em relação ao retoque de raiz. Abaixo, nós vamos te mostrar algumas dicas para fazer o retoque de raiz em cabelo mais escuros que a cor desejada e em cabelos brancos! Vamos também tirar uma das dúvidas mais comuns quando o assunto é retoque de raiz: será que é preciso passar o produto no comprimento ou apenas na raiz? Descubra a seguir!

fazendo retoque de raiz
Instagram: @jessicasantinioficial

Em cabelos mais escuros que a cor desejada

Para quem tem cabelos mais escuros do que a cor desejada, é necessário alguns cuidados especiais na hora do retoque de raiz. Em primeiro lugar, é importante saber que marcas de colorações podem apresentar pigmentos diferentes e com as mesmas numerações e, por isso, é super relevante manter a fidelidade a uma marca para que a cor seja exatamente a mesma.

Além disso, na hora do retoque de raiz é necessário verificar a altura de tom da raiz, a altura de tom do comprimento e analisar quantos tons devem ser clareados. A regra abaixo pode ser seguida:

– Clarear até dois tons – usar oxidante de 20 volumes;

– Clarear até três tons: usar oxidante de 30 volumes;

– Clarear até quatro tons – usar oxidante de 40 volumes.

Em cabelos brancos

O retoque de raiz em cabelos brancos também é bastante comum. Porém, alguns cuidados devem ser tomados na hora dessa manutenção. Para que os fios brancos sejam cobertos, a coloração a ser aplicada deve ser fundamental ou natural. As fundamentais são aquelas que não apresentam reflexos de outras nuances e são identificadas pelo número da altura de tom seguido do número 0, como 1.0 ou 3.0. Caso você queira adicionar reflexos, basta misturar à cor natural a coloração com a nuance que deseja.

retoque de raiz em cabelo branco
Instagram: @salaoesterrosa

Geralmente a regra é a seguinte: para 30% de cabelos brancos pode ser aplicada qualquer coloração. Ou seja, não existe a necessidade do uso de cor fundamental. Já para mais de 30% de fios brancos, a cor fundamental precisa estar presente na mistura de cores. A proporção é de, ao menos, 50%. Já em relação ao oxidante, o indicado é o de 20 volumes.

É preciso passar o produto no comprimento também?

Outra dúvida bastante comum é se é preciso passar o produto no comprimento na hora do retoque de raiz. Geralmente, na hora do retoque de raiz a cor também já está mais desbotado . Se for um desbotamento intenso, aplicar a coloração em todo o cabelo pode ser uma opção interessante.

preparação tinta para retoque de cabelo
Instagram: @keyladragodoutoradocabelo

Uma boa dica para deixar a cor do comprimento dos fios mais viva na hora do retoque de raiz, mesmo que não se faça uma manutenção completa, é aplicar a coloração que restou diluída em um pouco de água morna 10 minutos antes de enxaguar os fios.

Apenas tintura precisa de retoque na raiz?

A tintura é um produto que age na parte interno dos fios, mudando o tom do cabelo de forma permanente. Por isso, o retoque de raiz neste caso é necessário para que os fios se mantenham com a coloração em dia. Já o tonalizante é um produto mais fraco, funciona como uma maquiagem nos fios e vai sendo eliminado conforme for sendo lavado. Assim, é mais indicado refazer toda a coloração como forma de manutenção do que apenas o retoque de raiz.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
  • Bom dia! Sou loura e tenho 95% de cabelos brancos. Além da tinta, poderias me indicar algo que eu possa passar na raiz para esconder estes brancos indesejáveis? Algum shampoo, sei lá!!! Estou cansada de usar tanta tinta, mesmo porque meus cabelos estão ralos, couro cabeludo visível…Me ajuda por favor!!!
    Desde já agradeço e fico no aguardo.

  • >