CrescimentoMitos e Verdades

Como fazer o cabelo crescer? Confira 3 mitos e 4 verdades sobre o crescimento capilar

como fazer o cabelo crescercomo fazer o cabelo crescer

Com certeza você já se pegou reclamando que o seu cabelo não cresce. Essa é uma queixa muito comum, diretamente ligada com a pesquisa de como fazer o cabelo crescer.

É preciso entender o processo de crescimento dos fios para saber como fazê-los crescer mais rapidamente. Ainda que não exista nenhuma fórmula mágica, há algumas coisas que podemos fazer para ajudar.

Pode ser que você já tenha até testado algumas receitas mirabolantes, simpatias, passado a tesoura na esperança de que o novo cabelo fosse mais obediente e crescesse mais rápido ou cogitado colar de volta os fiozinhos que estavam caindo para fingir que suas madeixas estejam crescendo.

Às vezes parece que fazemos de tudo e, mesmo assim, não conseguimos perceber o crescimento capilar. Há muitas receitas, truques e dicas para quem deseja saber como fazer o cabelo crescer, mas será que todas elas funcionam?

Dentre tantas informações disponíveis, entender o que realmente ajuda e como fazer o cabelo crescer pode ser uma tarefa difícil. É importante ressaltar que não existe nenhuma fórmula mágica para fazer as madeixas crescerem mais rapidamente.

No entanto, alguns truques podem sim ajudar no crescimento capilar, acelerando um pouquinho esse ritmo. Vamos mostrar aqui 3 mitos e 4 verdades sobre o crescimento dos cabelos.

Como ocorre o crescimento capilar?

A mágica do crescimento capilar ocorre em uma parte das nossas madeixas chamada folículo piloso. É nele que todo o ciclo de vida dos cabelos acontece. Isso significa dizer que é no folículo piloso que o fio é produzido. A raiz do fio fica dentro dessa estrutura e está repleta de células que passam por multiplicações constantes.

É essa multiplicação celular acelerada que faz com que o fio seja literalmente empurrado para fora do folículo piloso, o que se traduz em crescimento. A média normal desse crescimento é de cerca de 1,5 cm por mês, podendo ser maior ou menor de acordo com o ritmo de cada tipo de cabelo e fatores genéticos. Então, para saber como fazer o cabelo crescer num ritmo mais acelerado e ver resultados mais rápidos e madeixas mais longas, veja os mitos e verdades sobre esse tema.

Para que você possa medir o ritmo de crescimento dos seus fios, é preciso analisar alguns fatores como a genética, saúde dos cabelos, hábitos alimentares e outros. No caso de crespas e cacheadas, é preciso levar em consideração o fator encolhimento.

como fazer o cabelo crescer
Antes e depois crescimento capilar – @priscilasimoes

Como fazer o cabelo crescer: mitos e verdades

Muitas mulheres sonham em ter os cabelos longos e saudáveis. Já entendemos como funciona o crescimento capilar e sabemos que não existem milagres no que tange os nossos fios.

Mas isso não quer dizer que não possamos fazer algo para ajudar a acelerar um pouco o ritmo de crescimento dos nossos cabelos, não é mesmo?

Se você tem a impressão de que os seus cabelos não saem do lugar por mais que você faça de tudo, saiba que estamos aqui para te ajudar.

Quer saber os principais truques e entender como fazer o cabelo crescer? A quantidade de informações sobre esse tema é enorme, e é muito tentador acreditar em coisas que, na verdade, não são verdadeiras. Por isso, veja abaixo 3 mitos e 4 verdades relacionados ao crescimento capilar! 

Fica muito difícil separar o joio do trigo (já ouviu essa expressão? kk)  quando se trata de informações relacionadas aos nossos cabelos e o ritmo de crescimento deles. Tem uma série de receitas online que podem ajudar no crescimento dos fios, mas também há muitas informações que apenas vão te fazer gastar seu dinheiro sem ter retorno algum.

Se você quer saber como fazer o cabelo crescer, então é importante entender o que é mentira e o que é verdade no que se trata do crescimento dos cabelos.

1 – Aparar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido

MITO. É verdade que cortar as pontinhas com frequência é importante para melhorar o aspecto dos cabelos, já que essa prática ajuda a eliminar as indesejadas pontas duplas. Isso, no entanto, não significa dizer que seu cabelo crescerá mais rápido, porque o crescimento capilar ocorre no couro cabeludo, não nas pontas.

No entanto, manter essa prática será importante para a saúde dos seus fios, ao eliminar as pontas danificadas. Procure aparar as pontas a cada três meses.

2 – Cabelos crespos e cacheados crescem menos

MITO. Todo cabelo cresce da mesma forma. A diferença é que nas crespas e cacheadas, esse crescimento se torna menos visível devido ao formato do fio. Por ser espiralado, tem-se o fator de encolhimento, que faz com que eles pareçam não crescer tanto.

DICA: Para avaliar o crescimento dos seus cabelos crespos ou cacheados, é preciso esticá-los. completamente para verificar o tamanho real.

como fazer o cabelo crescer
Instagram: @toush1i

3 – Colocar anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer

MITO. Esse é um dos mitos que virou febre durante muito tempo. De fato a ação de hormônios influi em muitas das funções do nosso corpo. No entanto, os hormônios da pílula anticoncepcional são voltados para o ciclo menstrual, não para o crescimento capilar.

como fazer o cabelo crescer
@mundoboaforma

Esses hormônios devem ser ingeridos e em nada contribuem para o crescimento dos cabelos quando colocados no shampoo.

Essa prática apenas irá te fazer gastar dinheiro com as pílulas e com o seu shampoo sem te trazer resultados.

Ao invés disso, procure por produtos específicos para o crescimento capilar, que fornecerão o que seus cabelos precisam para ficarem fortes e saudáveis e crescerem mais.

4 – A oleosidade atrapalha no crescimento

como fazer o cabelo crescer
Instagram: @byluanaviana

VERDADE. Se você quer saber como fazer o cabelo crescer, é preciso entender que é essencial cuidar deles. Um pouco de oleosidade é importante para proteger nossos fios, mas a oleosidade em excesso obstrui os poros, atrapalhando no crescimento. Por isso, é importante realizar os cuidados certos. Aderir ao cronograma capilar é uma boa solução.

Existem tratamentos que ajudam a controlar a oleosidade e a distribuí-la de forma mais igual nos fios.

5 – Lavar os cabelos com água quente faz mal

VERDADE. Água no cabelo sempre morna ou fria, tá bom? A água quente retira muio da umidade dos fios e estimula a produção de óleos, tornando-os mais oleosos. Também resista à tentação de esfregar produtos nos cabelos e lembre-se sempre que o shampoo vai na raiz e o condicionador, no comprimento.

Além disso, na hora de aplicar máscaras hidratantes e produtos similares, lembre-se sempre de respeitar uma distância de dois centímetros da raiz.

6 – Prender os cabelos é prejudicial aos fios

VERDADE. Isso não significa que você nunca mais poderá fazer aquele rabo de cavalo bafônico. Apenas tome cuidado para não prender seus cabelos apertados demais, o que pode lesionar os fios e a raiz dos cabelos, fazendo com que eles quebrem.

Também dê preferência para prendedores de cabelo mais fofos, visto que aqueles de elástico também podem fazer com que o fio de cabelo se quebre mais facilmente, devido à tração.

7 – Massagens no couro cabeludo estimulam o crescimento

VERDADE. Na hora de aplicar produtos nos cabelos, faça uma suave massagem com as pontas dos dedos para ativar a circulação sanguínea na região, o que aumenta o fluxo de oxigênio e auxilia no desenvolvimento dos fios.

Há muitas dicas e truques disponíveis para quem quer saber como fazer o cabelo crescer. Em meio a tantas informações, é um pouco difícil entender o que é verdade e o que é mito. No entanto, aderir ao projeto Rapunzel é mais fácil do que parece. Quais são os maiores mitos que você já ouviu em relação ao crescimento capilar? Conte para nós nos comentários.

como fazer o cabelo crescer

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>