7 dicas para saber como fazer o cabelo crescer mais rápido

7 dicas para saber como fazer o cabelo crescer mais rápido

Muitas mulheres sonham em ter cabelos compridos ou em fazer com que eles cresçam mais rapidamente. Está com vontade de aderir ao projeto Rapunzel ou rezando para que suas madeixas cresçam após o cabeleireiro ter cortado “dois dedos” que, na verdade, foram quase dois palmos? Então hoje mostraremos como fazer o cabelo crescer mais rápido.

Para aquelas que desejam saber como fazer o cabelo crescer mais rápido, podemos dizer que, embora não exista milagres, é possível seguir algumas técnicas e cuidados que poderão garantir um resultado mais satisfatório em um período de tempo mais curto.

Antes de mais nada, é preciso entender porque o cabelo pode demorar para crescer.

Por que meu cabelo demora para crescer?

Fatores diversos exercem influência no ritmo de crescimento dos cabelos. Por exemplo, pessoas com predisposição genética para um ritmo mais retardado de crescimento poderão sofrer com essa demora.

O seu tipo de cabelo também deve ser levado em consideração. Lembre-se que os cabelos crespos e cacheados têm formato diferente. Para determinar o ritmo, é necessário puxar o cachinho para fazer a comparação de tamanho.

Outros fatores como estresse e má alimentação, conhecidos inimigos da saúde corporal, também podem ser responsáveis pela demora do crescimento dos seus cabelos. Por fim, quando as pontas dos cabelos não estão saudáveis, ele quebrará com mais frequência, anulando o crescimento.

Como fazer o cabelo crescer mais rápido?

Tenha em mente que as dicas para saber como fazer o cabelo crescer mais rápido não farão mágica. Elas são apenas uma ajudinha extra para a saúde das nossas madeixas, o que terá impacto positivo no crescimento.

1. Preste atenção na sua alimentação

Se a má alimentação é um dos problemas que inibe o crescimento das madeixas, nada mais natural que uma das dicas de como fazer o cabelo crescer mais rápido seja prestar atenção na alimentação.

Sua alimentação deve ser rica em nutrientes que auxiliem no crescimento capilar, como a proteína, ferro, zinco, vitamina A e a vitamina C.

Para isso, consuma alimentos como carnes magras, salmão, ovos, amêndoas, espinafre, abacate, laranja e outros. Ao agregar tais alimentos em sua dieta, você poderá verificar um aumento no ritmo de crescimento dos cabelos. Além disso, não se esqueça de beber água com frequência.

2. Incorpore óleos vegetais na sua rotina de cuidados capilares

Os óleos vegetais figuram em muitas listas de como fazer o cabelo crescer mais rápido, e não é a toa. Poderosos, eles criam uma camada de proteção contra o ressecamento do fio.

Para incorporá-lo na sua rotina de cuidados, aplique-o nas pontas dos cabelos antes da lavagem. Isso protegerá suas madeixas contra a ação ressecadora do shampoo, fazendo com que o fio quebre menos.

3. Use babosa ou produtos a base de aloe vera

A famosa babosa ou aloe vera é item número um nos produtos de beleza, e não seria diferente para os cabelos. Suas propriedades hidratantes fazem com que a planta seja utilizada para diversos fins.

Para utilizá-la, basta abrir a folha de aloe vera e aplicar o recheio gelatinoso diretamente no couro cabeludo, ou misturado com um óleo vegetal para fazer um poderoso combo de hidratação.

4. Não fuja da tesoura

Se você quer saber como fazer o cabelo crescer mais rápido, a resposta está em um bom corte. Isso não significa tosar as madeixas a cada ida ao cabeleireiro, mas sim retirar as pontas duplas por meio do corte sem, no entanto, alterar o comprimento.

As pontas duplas são inimigas do crescimento saudável, uma vez que são responsáveis pela quebra da fibra capilar. Por isso, aparar as pontinhas com frequência é importante para remover a parte sem vida e ressecada do cabelo, o que fará com que o crescimento seja notado mais facilmente.

5.  Massageie o couro cabeludo

Seja na hora de lavar ou de hidratar, massagear o couro cabeludo é um método simples e eficiente de estimular a circulação sanguínea, fazendo com que o cabelo cresça.

Ao receber mais oxigênio, a fibra capilar passará a crescer mais rapidamente. Massageie com as pontas dos dedos, sem utilizar as unhas, para estimular a circulação e oxigenação do local.

6.  Use produtos específicos de crescimento

Esses produtos são especialmente pensados para fornecer ao cabelo tudo o que ele precisa para crescer de maneira saudável. Ao nutrir e hidratar suas madeixas, o crescimento se tornará mais aparente.

Na hora de escolher o shampoo, dê preferência para produtos ricos em vitaminas A, E e F, que além de serem importantes para o crescimento, promoverão a correta higienização e fortalecimento do couro cabeludo.

7.  Atenção na lavagem

Manter o couro cabeludo limpo é essencial para sua saúde. Alguns cuidados devem ser tomados na hora de lavar o cabelo. O shampoo vai na raiz e o condicionador vai no comprimento e pontas, nunca o contrário.

Além disso, é importante resistir à tentação de esfregar o shampoo no cabelo, o que irá contribuir para a quebra da fibra capilar. Também evite tomar banho com água quente, pois isso estimulará a oleosidade na raiz e deixará as pontas ressecadas e quebradiças.

Embora não exista nenhuma fórmula mágica, saber como fazer o cabelo crescer mais rápido envolve ter conhecimento de técnicas que contribuirão para sua saúde. Se você sente que seu cabelo está muito quebrado ou desidratado, considere aderir à rotina de cuidados chamada cronograma capilar.

como fazer o cabelo crescer mais rapido

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra