Como fazer franja: 7 coisas que você deve considerar antes de cortar e como fazer em casa
Quer sair da mesmice? Cortar franja pode ser uma ótima alternativa! A franja dá um up no visual e ainda tem o poder de nos deixar com ar mais jovial. Entretanto, como o cabelo com franja exige alguns cuidados, como manutenção mais freqüente para manter o corte, é interessante que, antes de cortar, se saiba algumas coisas, para que não haja surpresas, ok? Outro ponto bem bacana de prestar atenção é saber os tipos que existem desse corte e qual combina mais com o seu rosto e também sua rotina. Quer saber como fazer franja? Vem com a gente!
Como escolher o modelo ideal de franja
Antes de saber mais como fazer franja, é super importante que você conheça os tipos de franja que mais combinam com o seu rosto e também com o seu dia a dia e rotina de cuidados com os fios. Confira a seguir 5 tipos de franja diferentes e com que tipo de rosto cada uma combina mais!
Franja desfiada curtinha – Esse tipo de franja combina com mulheres modernas e, uma das grandes vantagens é que, quando começa a crescer, o fato de ser desfiada ajuda a disfarçar. A franja desfiada curtinha fica bem em mulheres com formato de rosto alongado.
[Best_Wordpress_Gallery id=”15″ gal_title=”Franja desfiada-2″]
Franja reta curtinha – A franja reta curtinha é descolada, mas ao mesmo tempo traz um ar de romântica. Como o cabelo cresce de forma desigual, é necessário corte mais freqüente para mantê-la retinha. Essa franja fica linda em rostos de formato oval!
[Best_Wordpress_Gallery id=”17″ gal_title=”franja reta”]
Franja ovalada – Essa é aquela franja que é mais curta no centro da testa e maior nas laterais. É uma franja que fica bem bonita se jogada um pouco para o lado e que combina muito com rostos quadrados e ovais!
[Best_Wordpress_Gallery id=”19″ gal_title=”franja ovalada”]
Franja lateral – A franja lateral dá um ar de jovialidade e é prática, sendo possível prender, escovar e deixá-la mais curta ou alisar para que fique mais comprida. Combina muito com rostos arredondados!
[Best_Wordpress_Gallery id=”21″ gal_title=”franjão”]
7 coisas que você deve considerar antes de cortar franja
O cabelo com franja exige alguns cuidadinhos básicos e talvez se você for daquelas que querem bastante praticidade na sua vida, essa não seja a melhor opção. Vamos ver abaixo 7 coisas que você deve considerar antes de aprender a como fazer franja em casa!
1. Já tive franja e gostei?
Se você já teve cabelo com franja, é bacana lembrar se você gostou e quais foram os motivos que fizeram você deixar a franja crescer antes de cortá-la novamente.
2. Qual o formato do seu rosto?
Como já falamos anteriormente, é mais fácil de acertar o tipo de franja, sabendo qual o tipo do seu rosto. A franja lateral, por exemplo, fica linda em rostos arredondados!
3. Seu cabelo é oleoso?
Se o seu cabelo é oleoso, provavelmente a franja vai fazer com que a sua testa também fique um pouco mais oleosa. Vale dizer, também, que franjas em cabelo oleoso devem ser lavadas com mais freqüência.
4. Sua pele é oleosa?
Se a sua pele é oleosa, pode ser que com a franja você tenha que lavar a pele e o cabelo com mais freqüência e com produtos específicos, para que ambos não fiquem oleosos.
5. Rotina de cuidados
A franja não exige uma rotina de cuidados muito diferente do que o cabelo sem franja, apenas alguns cuidadinhos básicos. É importante, na franja, por exemplo, utilizar bem pouco condicionador, para que ela não fique pesada.
6. Manutenção da franja
Antes de cortar a sua franja, saiba que ela exige manutenção para que o corte continue bonito, ok? No geral, a franja deve ser aparada a cada 15 ou 20 dias.
7. Coloque uma aplique e faça um test drive
Ficou com medo de cortar franja e se arrepender? Uma ótima alternativa é colocar uma aplique de franja e fazer um test-drive para que você tenha ainda mais segurança antes de cortar.
Como fazer franja em casa
Chegou a hora de aprender como fazer franja em casa! Antes, é importante saber que, se essa é a primeira vez que você vai ter o cabelo com franja, é interessante procurar ajuda de um profissional, ok? Vamos lá! Veja abaixo o passo a passo de como fazer franja em casa!
1º Passo: Lave os cabelos e retire a umidade com uma toalha;
2º Passo: Separe a sua franja e prenda o restante do cabelo;
3º Passo: Penteia a sua franja para baixo, deixando a bem na frente do seu rosto;
4º Passo: Calcule o quanto você quer cortar. É muito importante lembrar que como o seu cabelo está molhado, ele está mais comprido e, por isso, calcule mais dois dedos para não ter erro;
6º Passo: Corte retinha. Não se esqueça de utilizar uma tesoura bem amolada;
7º Passo: Seque o cabelo.
Mande uma foto aqui nos comentários para servir de inspiração para quem também quer fazer! 🙂