CacheadosCrespoDicasVolumosos e Rebeldes

Como fazer fitagem no cabelo cacheado? Veja o passo a passo da técnica que promete cachos perfeitos

como fazer fitagem

Se você quer aprender a ter cachos perfeitos, com certeza já deve ter pesquisado como fazer fitagem no cabelo cacheado. E se você não sabe do que estamos falando, continue nesse artigo para entender direitinho como essa técnica funciona.

A fitagem é uma das formas de finalização mais conhecidas para quem quer ter cachos bonitos, definidos, com volume controlado e com movimento. Ela é prática e rápida de ser feita e funciona para crespas e para cacheadas.

A finalização é muito importante para esses tipos de fios porque é por meio dela que é possível fazer com que os famosos caracóis fiquem mais definidos, parecendo realmente espirais.

Se você quer saber como fazer fitagem no cabelo cacheado, fique aqui conosco para entender tudinho sobre essa técnica.

Afinal, o que é fitagem?

Antes de aprender o passo a passo de como fazer fitagem, vamos entender direitinho o que é essa técnica e saber por que ela é tão comentada e indicada para quem tem os famosos cachinhos.

O cabelo cacheado e crespo se beneficia de técnicas de texturização e finalização para fazer com que o formato dos cachos fique mais definido e em evidência. Dentre essas técnicas, a mais popular é a fitagem.

Essa técnica é muito amada para cachear o cabelo porque é considerada uma das mais práticas e que tem maior poder de ativar e potencializar o formatinho em espiral dos famosos caracóis.

A fitagem é um processo fácil e eficiente para que seja possível moldar os cachos sem a utilização de ferramentas de calor ou de químicas. Apenas com uma escova ou pente e os produtos indicados para fazer com que seus cachos fiquem lindos.

diferença do cabelo com e sem fitagem, como fazer fitagem
Com e sem fitagem. Instagram: @barbarah.cabelos

Basicamente, por meio dela, podemos fazer a definição de cachos com nossos próprios dedos. E outra vantagem é que os resultados podem durar alguns dias – dependendo do nível de oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo.

Fitagem funciona para todos os tipos de cachos?

Uma das principais vantagens da fitagem é o fato de que ela funciona para praticamente todos os tipos de cachos!

Quem tem cabelos ondulados dos tipos 2ABC, por exemplo, pode fazer com que as ondas fiquem ainda mais em evidência por meio da fitagem.

como fazer fitagem em cabelo ondulado
Instagram: @priscilalfranco

As cacheadas 3ABC podem se utilizar da fitagem para fazer com que seus cachos fiquem ainda mais bonitos e definidos.

As crespas com cabelo do tipo 4A, que ainda formam cachos, também podem ver vantagem nessa técnica para definir ainda mais as suas espirais.

Se você está passando pela transição capilar, é possível aprender como fazer fitagem no cabelo para definir as partes dos fios que ainda não formam cachos naturalmente, igualando a textura da parte que ainda tem química com aquela que já está natural.

Quais são os tipos de fitagem?

três tipos de fitagem. São eles:

  1. Tradicional: é a que mostraremos a seguir, feita com os dedos a partir da divisão do cabelo em mechas e a utilização de um creme.
  2. Estruturada: semelhante à tradicional, porém utiliza mais produtos para garantir os cachos perfeitos. 
  3. Plopping: tem o mesmo processo da tradicional, mas com uma diferença: a utilização de uma camiseta de algodão na cabeça para abafar as madeixas, visando aumentar o volume e reduzir o frizz. 

Como fazer fitagem: passo a passo para os cachos perfeitos

Nas primeiras vezes, pode acabar sendo um pouco demorado, mas logo, quando pegamos prática de como fazer fitagem, o procedimento passa a ser muito fácil e mais rápido. Veja só o passo a passo:

1 – Separe seus cabelos em mechas

Com suas madeixas ainda úmidas, separe seu cabelo em mechas.

2 – Aplique o creme escolhido para fitagem

Há no mercado produtos específicos para se fazer fitagem. Você pode escolher um deles ou utilizar seu creme preferido, que seja próprio para seu tipo de cacho. 

Para iniciar, comece aplicando-o em uma das mechas separadas, iniciando pela parte de baixo do cabelo. Então, penteie-a apenas com seus dedos, como se fossem fitas – sim, daí surgiu o nome dessa técnica!

como fazer fitagem, leave-in

3 – Forme “fitas”

Agora, com o creme específico já distribuído na mecha, continue fazendo movimentos firmes, enluvando os fios, como se estivesse penteando e alisando suas madeixas. Ao final disso, a mecha deverá ter se dividido em três “fitas”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Tania Duvernay (@confessionsofacurl) em

4 – Amasse a mecha

Depois disso, faça aquele movimento que quem busca estimular e moldar os cachos já conhece bem: amasse as mechas fazendo movimentos apenas com as mãos em direção à raiz dos fios. Seus cachos perfeitos já irão começar a aparecer – cada fita se transformará em um lindo cacho!

Amasse bem os fios!

Uma dica importante: para que a raiz não fique com aspecto de grudada, deve-se amassar os cabelos na direção certa – isso é, levando em conta a linha de seu crescimento. Assim, deve-se amassar as mechas laterais para os lados e as do topo da cabeça para cima. 

5 – Repita o procedimento nas outras mechas

Agora, basta repetir esses passos com o restante das mechas que você separou.

6 – Solte os fios

Depois de fazer a fitagem em todas as mechas, para finalizar, dê uma balançada na cabeça com suavidade para soltar um pouco mais os fios. Pronto! Depois de seco, o resultado ficará ainda mais evidente!

Você também pode aplicar um óleo capilar posteriormente para evitar o aspecto “durinho” causado por alguns produtos e para dar mais brilho às suas madeixas.

Viu só? Não é difícil saber como fazer fitagem! Agora é hora de experimentar essa técnica e seus ótimos resultados para redução de frizz, controle de volume e definição de cachinhos lindos!

E então, tiramos sua dúvida sobre como fazer fitagem? Você utiliza essa técnica para ter cachos perfeitos? Conte para a gente aqui nos comentários!

Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
>