Estilo

Como fazer dread? Conheça esse penteado carregado de história e como os dreadlocks são feitos

cabelo com dreadlock

Os dreadlocks, assim como as famosas box braids, são vistos como símbolo de valorização da cultura afro. Seja em casa ou no salão, há como fazer dread nos cabelos e cuidar para que eles durem bastante tempo.

É importante entender a história deles e também como fazer dread para desmistificar algumas das informações erradas que encontramos na internet e também como forma de combater o preconceito a respeito dos dreadlocks.

As opções são inúmeras, tanto em questão de cor quanto de tamanho, de grossura e da quantidade de dreads que será distribuída pela cabeça. Também há formas diferentes de fazer, e cada técnica trará resultados diversos. Se você tem vontade de ter dreadlocks e quer saber mais a respeito de sua história e entender como fazê-los, então continue lendo esse artigo.

cabelo dreadlock rosa
Instagram: @trancasedreadsinspiracoes

O que são e de onde vêm o estilo de dreadlocks no cabelo?

Advertisement

Os dreadlocks são um estilo capilar que consistem em cabelos enrolados cilindricamente, semelhantes a tranças, que podem ser mais longas ou mais curtas, mais finas ou mais grossas.

Apesar de geralmente serem conectados com a cultura rastafári, a sua história começa muito antes. Há registros desse estilo capilar sendo utilizado em comunidades na África e na Índia em períodos pré-bíblicos. Na cultura indiana, os dreadlocks são associados à deusa Shiva e altamente conectados com a espiritualidade. Os dreads também são muito conectados com as raízes da cultura de países como Angola e Namíbia.

Na cultura rastafári, eles estão associados com a natureza e a força de cada individuo e são um símbolo de adoração ao Deus. Esse penteado foi ainda mais popularizado entre os negros livres na Jamaica pós-escravidão como reafirmação de sua cultura.

cabelo dreadlock preso
Instagram: @jayden_fa

Formas de como fazer dread no cabelo

Como eu disse, existem estilos diferentes de dread e, portanto, formas diferentes de adquirir esse estilo. Vamos ver algumas dessas formas.

Dread de agulha

A forma mais popular de como fazer dread no cabelo atualmente é com a ajuda de uma agulha de crochê. Utilizando esse instrumento, é possível moldar as mechas de cabelo de modo a criar o formato dos dreadlocks.

É possível fazer com os próprios cabelos ou adicionar cabelo orgânico. De qualquer modo, é um penteado permanente, o que significa que, para retirar, é preciso cortar os dreads.

Dread de cera

Um dos métodos mais antigos de como fazer dread no cabelo, geralmente consiste no uso de cera de abelha para grudar os fios e dar o formato desejado.

Essa forma era mais popular, mas a dificuldade em higienizar os fios fez com que ela começasse a cair em desuso. Para retirar os dreads feitos com cera também é necessário cortá-los, fazendo deles um penteado permanente.

Dread de lã

Esse estilo de como fazer dread no cabelo se tornou mais popular devido ao fato de que, para retirá-lo, não é preciso cortar os cabelos.

Isso porque o dread de lã consiste na adição de lã nos fios para moldar no formato dos dreadlocks. Feito dessa forma, também é possível variar na cor e no tamanho, tornando o estilo mais moldável.

Quanto tempo dura os dreads no cabelo?

O dread de lã pode ser removido a qualquer instante. Já o dread de agulha ou de cera são penteados permanentes, o que significa que não é possível removê-los sem cortar os cabelos. A manutenção dos dreads deve ser feita de acordo com o ritmo de crescimento dos cabelos, já que quando os fios começam a crescer, a raiz fica mais aparente e é necessário reforçá-la.

cabelo dreadlock verde
Instagram: @natalyneri

Como preparar e cuidar o cabelo com dreadlocks?

Se você quer saber como fazer dread no cabelo, é importante entender também como cuidar dos seus fios, tanto na hora de fazer os dreads quanto depois.

Durante

Na hora de fazer os dreads, separe os seus fios em mechas pequenas e comece a desfiar cada uma das mechas várias vezes. É por meio desse desfiado que você poderá fazer os dreads. É importante finalizar as pontas com a ajuda da agulha ou de álcool em gel para que elas não se soltem.

Depois

Após fazer os seus dreads, alguns cuidados se tornam necessários para que eles durem mais tempo. Dê preferência para lavar os cabelos durante a manhã, para que os dreads tenham mais tempo de secar naturalmente. Nunca durma com eles úmidos ou molhados, já que a fricção com o travesseiro pode contribuir para a quebra dos fios.

Além disso, lembre-se de não esfregar o couro cabeludo com força. Isso fará com que os dreadlocks se desfaçam e também irá machucar a sua cabeça. Os seus cabelos devem ser lavados no máximo duas vezes por semana, para não danificar a estrutura dos dreads.

cabelo com dread
Instagram: @luvablehair

Agora que você já sabe como fazer dread no cabelo e a importância desse estilo, que tal aprender um pouco de como cuidar do cabelo crespo?

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Advertisement
Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>