Como fazer cronograma capilar: 5 dicas para quem quer aderir!

Como fazer cronograma capilar: 5 dicas para quem quer aderir!

Não é segredo nenhum que para nossos cabelos estarem lindos e saudáveis, precisamos cuidar deles com frequência. Seja no salão ou em casa, dedicar um pouco do seu tempo à manutenção da saúde capilar é essencial para protegê-lo da agressão diária de agentes externos. Você sabe como fazer cronograma capilar?

É comum pensarmos que cuidar do cabelo significa fazer uma hidratação a cada duas semanas e achar que o problema está resolvido. A hidratação, no entanto, é apenas uma das etapas para fornecer às madeixas as vitaminas e nutrientes necessários para sua vitalidade.

Aquelas que abusam de tratamentos químicos como alisamento ou coloração devem dispensar ainda mais atenção aos cuidados capilares. Por isso, para saber como fazer cronograma capilar e entender como funciona essa rotina de manutenção dos cabelos, continue lendo.

O que é o cronograma capilar?

Antes de saber como fazer cronograma capilar, é preciso saber o que é e no que consiste essa rotina. Indicado para todos os tipos de cabelos, o cronograma capilar é uma agenda de cuidados dividida em três etapas diferentes.

Essas etapas são a hidratação, a nutrição e a reconstrução. Na etapa da hidratação, repomos a umidade natural perdida diariamente pelos cabelos, uma vez que quando estão desidratados, os fios mantém suas cutículas abertas, o que torna seu aspecto opaco e sem vida.

A etapa de nutrição visa repor os óleos naturais do cabelo. A oleosidade natural do cabelo é essencial para formar a película natural de proteção do cabelo, fortalecendo a fibra capilar.

Por fim, a etapa de reconstrução é importante para a estrutura da fibra capilar, uma vez que ela repõe a queratina, que dará força e elasticidade ao fio. Essa etapa é especialmente importante para mulheres que submetem seus cabelos a procedimentos químicos com frequência.

Como fazer cronograma capilar?

Agora que você já sabe o que é e como funciona cada etapa dessa importante rotina de cuidados, está na hora de saber como fazer cronograma capilar. Por isso, daremos 5 dicas para que você possa entender como montar sua agenda e a quais etapas dar mais atenção.

     1. Faça o teste do copo

Para entender como fazer cronograma capilar, primeiro é necessário analisar sua fibra capilar a fim de entender quais cuidados são mais necessários para seus cabelos no momento.

Para fazer esse teste, use um copo de água filtrada e alguns fios de cabelo limpo. Coloque os fios de cabelo dentro da água e aguarde cerca de 10 minutos. Então, observe o comportamento dos fios.

Se eles afundarem, no copo de água, tem-se um sinal de alta porosidade. Se eles ficarem no meio do copo, seu fio está com porosidade média. Por fim, se os fios boiarem, tem-se um sinal de baixa porosidade.

Com essas informações, será possível montar seu cronograma capilar levando em consideração as principais necessidades da sua fibra capilar.

     2. A limpeza também é importante

A etapa de limpeza capilar é essencial para preparar as madeixas para receber os produtos. É interessante utilizar um shampoo de limpeza profunda uma vez a cada 15 dias, que irá limpar os fios mais intensamente, o que potencializa o efeito das máscaras.

     3. Cuidado com a reconstrução capilar

Embora a reconstrução capilar seja uma etapa importante dessa rotina de cuidados, para saber como fazer cronograma capilar deve-se entender cuidados especiais devem ser dispensados nesse momento.

Isso porque a reconstrução, quando feita em excesso, pode ter o efeito contrário. Considerada a etapa mais potente de todo o cronograma, ela deve ser feita de acordo com as necessidades dos cabelos. Excesso de queratina tornará o fio mais duro.

Mas é importante ressaltar que mesmo tendo o cabelo livre de qualquer tipo de transformação química, os fios ainda precisam da etapa de reconstrução, então não deixe de fazer pelo menos uma mês no mês!

como fazer cronograma capilar

    4. Adicione óleos naturais à sua rotina de cuidados

Os óleos naturais têm encontrado cada vez mais espaço nos cuidados capilares, devido ao seu alto poder de hidratação e nutrição. Você pode, por exemplo, adicionar óleo de coco à sua máscara de hidratação para torná-la ainda mais poderosa.

     5. Use produtos específicos para seu tipo de cabelo

Tais produtos foram pensados para fornecer tudo aquilo que a sua fibra capilar necessita, de acordo com as necessidades mais comuns dos diferentes tipos de cabelo. Por isso, é importante que, no seu cronograma capilar, os produtos selecionados sejam aqueles feitos pensando em suas madeixas.

Aquelas que submetem o cabelo a procedimentos químicos como alisamento e coloração devem dar preferência a produtos criados para essas necessidades, já que esses cabelos costumam ter maior carência de proteínas e nutrientes específicos, que podem ser encontrados nesses produtos.

Aderir a essa rotina de cuidados é uma excelente forma de garantir a saúde capilar, protegendo nossas madeixas contra a ação diária de agentes externos e tornando-as mais fortes e com maior vitalidade.

Para além de saber como fazer cronograma capilar, precisamos ter outros cuidados capilares especiais, como utilizar produtos com fator de proteção solar e não nos esquecermos do protetor térmico ao utilizarmos instrumentos de calor como secador e chapinha. Você sabe qual a diferença entre o protetor térmico e o protetor solar?


Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário