Problemas e CuidadosQuebrado

Como fazer cauterização? Confira o passo a passo e faça em casa

como fazer cauterização

Se você tem dúvidas de como fazer cauterização nos fios, não precisa mais se preocupar! O tratamento, que está cada vez mais popular nos salões de beleza, também pode ser feito em casa, sabia? Essa opção é mais barata, oferece resultados fantásticos e é muito, mas muito prática e simples de ser feita.

Antes de te ensinar como fazer cauterização em casa, é importante que você saiba do que se trata esse tratamento. A cauterização capilar é um procedimento simples e rápido feito com queratina e que devolve ao cabelo as proteínas que foram perdidas e, embora use uma fonte de calor, a estrutura do fio não é alterada. O resultado? Fios mais fortes, saudáveis, macios, protegidos e brilhantes de verdade.

Aprenda a seguir quais são os benefícios da cauterização capilar, como fazer cauterização e também se esse tratamento é ou não indicado para o seu tipo de fio!

Benefícios da cauterização capilar

É normal que após diversas químicas, do uso de secadores e chapinhas ou até mesmo pela influência de fatores externos, como poluição e exposição solar, os fios fiquem quebradiços, ressecados e sem brilho. Neste caso, uma ótima opção é a cauterização capilar, que ajuda a recuperar os fios danificados, reconstruindo todas as zonas da fibra. Além disso, o tratamento cria uma proteção contra novas agressões, evita pontas duplas, a porosidade dos fios e o frizz. O resultado, portanto, são fios mais macios, brilhantes, resistentes e pontas completamente seladas.

Que tipo de cabelo pode fazer cauterização?

Nesta altura você já deve estar se perguntando se a cauterização capilar pode ser feita no seu cabelo, não é mesmo? O tratamento é indicado para fios danificados, frágeis, quebradiços, sem brilho e porosos, principalmente aqueles que sofreram com diversas químicas. Porém, se você acha que o seu cabelo precisa de uma hidratação profunda e reconstrução, a cauterização é uma ótima opção. 

Antes e depois cauterização capilar [email protected]

Como fazer cauterização em casa

A cauterização capilar é um procedimento simples, prático e que você pode fazer na sua casa uma vez por semana, a cada 15 dias ou 1 vez por mês, dependendo da necessidade do cabelo. Entretanto, se você optar por fazer o tratamento em casa, é imprescindível que siga todos os passos de como fazer cauterização e as recomendações pós- tratamento, ok? Só assim o resultado do procedimento vai ser o esperado e ainda terá uma durabilidade maior.

Aprenda a seguir como fazer cauterização em casa!

Para a cauterização capilar você vai precisar de:

– Shampoo anti-resíduos;

– Máscara hidratante específica para o seu tipo de fio;

– Secador;

– Chapinha;

– Queratina líquida, que é facilmente encontrada em farmácias, na internet ou em lojas que vendem produtos para salões de beleza;

– Produto que ofereça proteção térmica.

Passo a Passo: Como fazer cauterização em casa?

Para fazer a cauterização em casa, você deve seguir, com atenção, os seguintes passos:

1º Passo: Lave o cabelo com shampoo anti-resíduos. Você pode lavar os fios uma ou duas vezes, já que é importante que ele esteja bem limpo para receber o tratamento;

2º Passo: Após lavar, retire a umidade dos fios com a ajuda de uma toalha e aplique a máscara hidratante específica para o seu tipo de cabelo, que deve agir nos fios pelo tempo indicado na embalagem;

3º Passo: Retire a máscara e seque o cabelo com a toalha;

4º Passo: Borrife a queratina líquida por todo o cabelo, desde a raiz até as pontas, deixando agir por 10 minutos;

5º Passo: Passe um produto com proteção térmica nos fios e seque com um secador;

6º Passo: Divida o cabelo em pequenas mechas e passe a chapinha, de forma delicada, em cada uma das divisões. O ideal é que você passe a chapinha 6 ou 7 vezes em cada mecha.

Cuidados após a cauterização capilar

Para que o tratamento tenha uma melhor durabilidade depois de ser realizado em salão ou em casa, é importante não usar shampoo de limpeza profunda ou com ação anti-resíduos, lavar o cabelo menos vezes e utilizar produtos específicos para cabelos quimicamente tratados. Se possível evite também fazer, por alguns meses, procedimentos como tintura e alisamentos.

Cauterização capilar X Reconstrução Capilar

Agora que você já aprendeu como fazer cauterização, é interessante que saiba também qual é a diferença entre a técnica e outra, chamada de reconstrução capilar.

 
Tem diferença?? Sim!!

Tanto a cauterização capilar quanto a reconstrução são procedimentos que reparam os danos dos fios, porém, na reconstrução não é usada uma fonte de calor e o produto utilizado é uma máscara reconstrutora concentrada e não, necessariamente, se usa a queratina líquida, como na cauterização.


Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>