Problemas e CuidadosQuebrado

Como fazer cauterização? Confira o passo a passo e faça em casa

como fazer cauterização

Se você tem dúvidas de como fazer cauterização nos fios, não precisa mais se preocupar! O tratamento, que está cada vez mais popular nos salões de beleza, também pode ser feito em casa, sabia? Essa opção é mais barata, oferece resultados fantásticos e é muito, mas muito prática e simples de ser feita.

Antes de te ensinar como fazer cauterização em casa, é importante que você saiba do que se trata esse tratamento. A cauterização capilar é um procedimento simples e rápido feito com queratina e que devolve ao cabelo as proteínas que foram perdidas e, embora use uma fonte de calor, a estrutura do fio não é alterada. O resultado? Fios mais fortes, saudáveis, macios, protegidos e brilhantes de verdade.

Aprenda a seguir quais são os benefícios da cauterização capilar, como fazer cauterização, se esse tratamento é ou não indicado para o seu tipo de fio e mais!

Benefícios da cauterização capilar

Advertisement

É normal que após diversas químicas, do uso de secadores e chapinhas ou até mesmo pela influência de fatores externos, como poluição e exposição solar, os fios fiquem quebradiços, ressecados e sem brilho. Neste caso, uma ótima opção é a cauterização capilar, que ajuda a recuperar os fios danificados, reconstruindo todas as zonas da fibra. Além disso, o tratamento cria uma proteção contra novas agressões, evita pontas duplas, a porosidade dos fios e o frizz. O resultado, portanto, são fios mais macios, brilhantes, resistentes e pontas completamente seladas.

Cauterização capilar alisa os fios?

Não! Embora muitos salões de beleza vendam a cauterização capilar como um alisamento, ela na verdade não é. O tratamento não possui como objetivo o alisamento dos fios e, por isso, não altera a estrutura dos mesmos. O que acontece, entretanto, é que como a cauterização faz uma hidratação realmente profunda, os fios ficam mais macios e saudáveis, o que pode dar a impressão de que estão com uma aparência um pouco mais lisa.

Portanto, se o que você está em busca é de um alisamento, a cauterização capilar não é a melhor opção, a não ser que seja feita com o objetivo de deixar os fios mais saudáveis antes de passarem por um processo de alisamento ou outro procedimento.

Cauterização pode ser feita de quanto em quanto tempo?

Como qualquer tratamento, é muito importante que se saiba sobre a frequência em que a cauterização capilar pode ser feita.

A resposta é a seguinte: depende do estado dos seus fios. Para fios extremamente danificados, porosos e ressecados, o indicado é que o tratamento seja realizado uma vez por semana. Depois que os fios forem ficando saudáveis, é só aumentar esse intervalo entre uma cauterização e outra.

Já se os seus fios estão ressecados, porosos e danificados, mas sem muito exagero, você pode fazer a cauterização capilar, em casa ou no salão de beleza, a cada 15 dias. Por outro lado, se os seus fios estiverem saudáveis, mas precisando de manutenção, a cauterização capilar também é indicada e pode ser feita uma vez por mês.

Como falamos anteriormente, a cauterização também pode ser uma aliada caso você queira fazer outros procedimentos, como alisamentos. Como se trata de uma hidratação profunda nos fios, ela pode ajudar a deixar os seus fios mais fortes e preparados para receber químicas, seja de alisamento ou com outras finalidades.

Existem contraindicações?

Ao fazer qualquer tipo de procedimento é muito indicado que você saiba do que se trata e se existem contra indicações, ok?

Em relação especificamente a cauterização capilar, existem algumas contra indicações que devem ser levadas em conta.

Em primeiro lugar, o tratamento não pode ser feito em cabelos que sofreram outro procedimento, como tintura, no mesmo dia. Além disso, não pode ser feita no couro cabeludo que esteja com feridas ou com qualquer doença e, em grávidas, a cauterização pode ser feita somente com produtos específicos.

Também é importante dizer que, embora a cauterização possa ser feita em casa, o indicado é que se você se sente insegura ou não tem experiência em fazer tratamentos caseiros, procure por um profissional de confiança.

Que tipo de cabelo pode fazer cauterização?

Nesta altura você já deve estar se perguntando se a cauterização capilar pode ser feita no seu cabelo, não é mesmo? O tratamento é indicado para fios danificados, frágeis, quebradiços, sem brilho e porosos, principalmente aqueles que sofreram com diversas químicas. Porém, se você acha que o seu cabelo precisa de uma hidratação profunda e reconstrução, a cauterização é uma ótima opção. 

Antes e depois cauterização capilar [email protected]

Como fazer cauterização em casa

A cauterização capilar é um procedimento simples, prático e que você pode fazer na sua casa uma vez por semana, a cada 15 dias ou 1 vez por mês, dependendo da necessidade do cabelo. Entretanto, se você optar por fazer o tratamento em casa, é imprescindível que siga todos os passos de como fazer cauterização e as recomendações pós- tratamento, ok? Só assim o resultado do procedimento vai ser o esperado e ainda terá uma durabilidade maior.

Aprenda a seguir como fazer cauterização em casa!

Para a cauterização capilar você vai precisar de:

  • Shampoo anti-resíduos;
  • Máscara hidratante específica para o seu tipo de fio;
  • Secador;
  • Chapinha;
  • Queratina líquida, que é facilmente encontrada em farmácias, na internet ou em lojas que vendem produtos para salões de beleza;
  • Produto que ofereça proteção térmica.

Passo a Passo: Como fazer cauterização em casa?

Para fazer a cauterização em casa, você deve seguir, com atenção, os seguintes passos:

  • 1º Passo: Lave o cabelo com shampoo anti-resíduos. Você pode lavar os fios uma ou duas vezes, já que é importante que ele esteja bem limpo para receber o tratamento;
  • 2º Passo: Após lavar, retire a umidade dos fios com a ajuda de uma toalha e aplique a máscara hidratante específica para o seu tipo de cabelo, que deve agir nos fios pelo tempo indicado na embalagem;
  • 3º Passo: Retire a máscara e seque o cabelo com a toalha;
  • 4º Passo: Borrife a queratina líquida por todo o cabelo, desde a raiz até as pontas, deixando agir por 10 minutos;
  • 5º Passo: Passe um produto com proteção térmica nos fios e seque com um secador;
  • 6º Passo: Divida o cabelo em pequenas mechas e passe a chapinha, de forma delicada, em cada uma das divisões. O ideal é que você passe a chapinha 6 ou 7 vezes em cada mecha.

Cuidados após a cauterização capilar

Para que o tratamento tenha uma melhor durabilidade depois de ser realizado em salão ou em casa, é importante não usar shampoo de limpeza profunda ou com ação anti-resíduos, lavar o cabelo menos vezes e utilizar produtos específicos para cabelos quimicamente tratados. Se possível evite também fazer, por alguns meses, procedimentos como tintura e alisamentos.

Cauterização capilar X Reconstrução Capilar

Agora que você já aprendeu como fazer cauterização, é interessante que saiba também qual é a diferença entre a técnica e outra, chamada de reconstrução capilar.

 
Tem diferença?? Sim!!

Tanto a cauterização capilar quanto a reconstrução são procedimentos que reparam os danos dos fios, porém, na reconstrução não é usada uma fonte de calor e o produto utilizado é uma máscara reconstrutora concentrada e não, necessariamente, se usa a queratina líquida, como na cauterização.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe com as amigas! <3

Advertisement
Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>