DicasEstilo

Como fazer cachos com chapinha e outras técnicas de modelar os cabelos

Como fazer cachos com chapinha

Seja qual for o seu tipo de cabelo, você com certeza já tentou procurar formas diferentes de finalizar e dar uma inovada no visual. Quando pensamos em cachear os fios, geralmente o que vem à cabeça é o babyliss. Mas você sabe como fazer cachos com chapinha?

O instrumento é geralmente utilizado para alisar os fios, mas ele também serve para modelar. Com ele você terá um efeito lindo e natural para as nossas madeixas.

É sempre uma vantagem aprender a utilizar o mesmo instrumento para fazer coisas diferentes. Assim, não precisamos comprar um monte de coisas diferentes para conseguir resultados diferenciados.

Como preparar o cabelo

Antes de aprender como fazer cachos com chapinha, é importante lembrar que ela é um instrumento de calor. Isso significa dizer que seu uso pode contribuir para o ressecamento dos fios e é necessário protegê-los.

Também é necessário ressaltar que a chapinha deve ser usada nos cabelos secos. Isso porque o contato do utensílio quente com os fios molhados contribui para fritar nossas madeixas.

Então, com os cabelos limpinhos e sequinhos, aplique um protetor térmico para minimizar o efeito da alta temperatura da chapinha nos seus fios.

Nesse caso, quando a ideia é saber como fazer cachos com chapinha, é importante que o protetor térmico tenha uma fórmula que auxilie a fazer com que a textura se fixe nos nossos fios.

Aplique o produto no comprimento e nas pontas do cabelo seco para que ele seja absorvido e esteja preparado para ser modelado.

Qual modelo de chapinha usar?

A chapinha ideal para quem quer saber como fazer cachos com chapinha é, de preferência aquela mais fina e com laterais mais arredondadas.  Isso fará com que seus cachos não fiquem tão marcados.

Mas, ainda que essa seja a chapinha ideal, é possível fazer com outros modelos, tomando a devida atenção para mover o instrumento no momento certo para modelar seus cachos na forma que você deseja.

Cabelos mais curtos necessitam de chapinhas mais finas para permitir a formação dos cachos. Já as donas de madeixas mais compridas podem conseguir formar cachos em seus fios utilizando chapinhas um pouco mais grossas.

Como fazer cachos com chapinha
Instagram: @moonifonseca

De qualquer modo, lembre-se sempre do protetor térmico e de nunca utilizar a chapinha nos cabelos molhados, pois isso irá danificar a saúde dos seus fios e torná-los secos e quebradiços.

Passo a passo de como fazer cachos com chapinha

O primeiro passo de como fazer cachos com chapinha é separar os seus cabelos em mechas pequenas.

Então, posicione a chapinha como se fosse fazer o movimento de alisar os fios, mas, ao invés de deslizá-la, comece um movimento de torção para a frente ou para trás.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Isadora Bastos (@isadorabastoss) em

Você pode decidir a altura em que quer seus cachos. Para um efeito natural de como fazer cachos com chapinha, comece no meio do comprimento.

Quando for criar cachos do lado esquerdo da cabeça, vire a chapinha em direção do rosto para a direita. Já quando for fazer do lado direito, vire o instrumento para a esquerda.

Então, passe a ponta da mecha por cima da chapinha e deslize o instrumento até  devagar para ver o cacho se formando.

É possível fazer ondas e também cachos com a ajuda desse instrumento. Tudo dependerá do tamanho da mecha e da velocidade de deslize da chapinha.

Para fazer seus cachos durarem mais tempo, use um spray fixador, que irá prolongar o efeito.

3 outras formas de modelar

Você também pode, além de como fazer cachos com chapinha, utilizar o famoso babyliss para modelar os cachos. Essa é uma ferramenta de calor que permite enrolar o fio em volta dela e, dessa forma, facilita que os cachos sejam formados. Babyliss mais grossos formam cachos mais abertos, enquanto os mais finos têm como resultado cachos mais fechados.

Outro modo de modelar os fios para formar cachos é utilizando bobs, aqueles famosos objetos que enrolamos nas mechas para deixá-las secar naturalmente e conseguir os desejados cachos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por AirTouch & Balayage (@hair_by_oana) em

Por fim, também é possível modelar os cabelos para formar cachos com a ajuda de um difusor. Esse instrumento que é conectado na ponta do secador e que as cacheadas conhecem muito bem.

O papel do difusor é garantir uma distribuição mais igualitária do jato quente e, quando pressionado contra os fios, garante a formação de cachos.

Além de entender como fazer cachos com chapinha ou com outros instrumentos, é importante ressaltar novamente que, sempre que você for utilizar qualquer utensílio que emane calor, é essencial aplicar o protetor térmico antes.

Assim, seus fios estarão protegidos contra a ação nociva do excesso de calor e não ficarão ressecados.

As técnicas de como fazer cachos com chapinha são fáceis de serem aplicadas e garantem um lindo resultado. Também é possível deixar o cabelo ondulado utilizando esse instrumento. Não se esqueça de aplicar um spray fixador para garantir que seus fios ficarão conforme foram modelados por mais tempo.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>