DicasFinos ou Ralos

Como engrossar o cabelo? 5 dicas infalíveis para quem tem o cabelo fino e ralo

como engrossar o cabelo

Cabelos fartos e cheios de vida são o sonho de consumo de muita gente. Mas, infelizmente, não é a realidade para todos. Seja por motivos genéticos ou pela exposição dos fios a determinados tratamentos (que acabam sendo agressivos), é preciso lidar com o problema do cabelo fino e ralo e, nesse caso, encontrar formas viáveis de como engrossar o cabelo.

Eu falando pro meu cabelo que quero que ele engrosse/ Meu cabelo

Saiba que garantir fios mais fortes e encorpados não é impossível: há algumas dicas que podem ser postas em prática para que os seus cabelos fiquem do jeito que você gosta. Então, quer saber como? Acompanhe no artigo de hoje um pouco mais sobre o assunto e conheça algumas alterativas bacanas de como engrossar o cabelo!

Quais são as características do cabelo fino?

O cabelo fino comumente tem aspecto frágil, é ralo e não é encorpado. Geralmente é pobre em queratina e outros nutrientes importantes para a saúde capilar. O cabelo fino não apresenta volume e tende a ser mais quebradiço – é um tipo de madeixa fácil de embaraçar e difícil de modelar. 

O que engrossa o cabelo?

Definir o que, de fato, é capaz de engrossar o cabelo envolve uma análise criteriosa do couro cabeludo e tipo de fio em específico. Afinal, essa condição pode estar atrelada a diferentes fatores: genética do fio, alisamentos, progressivas, tinturas, falta de cuidados, deficiência nutritiva, etc.

Processos químicos, como tintura, podem acabar afinando os fios. Investir em volume é uma boa para disfarçar! – @themanestyle

É preciso, portanto, entender quais são as peculiaridades em questão para que se escolha um tratamento assertivo de como engrossar o cabelo de modo mais efetivo.

Como engrossar o cabelo e dar volume ao fio?

Apesar de que, para saber exatamente porque seu cabelo está fino e ralo seja preciso uma investigação mais aprofundada de seu caso em específico, existem algumas práticas que podem ser adotadas no dia a dia e que facilitam essa mudança na textura do cabelo.

Então, vamos conhecê-las? Confira 5 dicas para quem quer saber como engrossar o cabelo!

1 – Invista em uma reconstrução capilar

A reconstrução capilar é extremamente importante para quem precisa repor nutrientes na fibra capilar. Ela ajuda o cabelo a se revigorar, dando mais força, resistência e vitalidade. Essa é uma ação que precisa ser posta em prática especialmente em cabelos que sofreram algum processo químico (alisamento, tintura, descoloração, etc.), ou seja, estão extremamente fragilizados e sem vida.

Reconstrução – Como engrossar o cabelo

No entanto, para ser efetiva, a reconstrução capilar deve seguir uma boa periodicidade: em cabelos muito danificados, o ideal é que seja repetida a cada 15 dias.

2 – Não esqueça das rotinas de hidratação

A reconstrução capilar é o que irá fornecer ao cabelo todos os nutrientes que lhe foram retirados por meio de tratamentos químicos e outras exposições agressivas. Entretanto, são as rotinas de hidratação que irão prolongar esses resultados e, efetivamente, promover um cabelo mais bonito e com volume.

Hidratação – Como engrossar o cabelo

Isso porque ela ajuda a repor toda a água perdida pelos cabelos, deixando o fio mais encorpado e sedoso. O ideal é que essa prática seja feita toda a semana (ou pelo menos, a cada 15 dias), especialmente em períodos de temperaturas muito secas.

3 – Aposte também na umectação

A umectação é outro tratamento indicado para quem busca alternativas de como engrossar o cabelo. Com propriedades 100% naturais, a umectação viabiliza madeixas mais saudáveis e com boa aparência. Nesse contexto, quem deseja dizer adeus ao cabelo fino, pode apostar no uso do óleo de coco durante o período noturno, antes de dormir. A umectação é sem contraindicações é pode ser feita toda a semana.

aplicação umectação
Aplicação umectação – tumblr

4 – Os suplementos vitamínicos também podem ajudar

Hoje em dia já existem muitas alternativas para quem quer fugir do cabelo fino. Uma das apostas mais comuns é a administração de polivitamínicos – os quais são desenvolvidos a partir de substâncias especialmente importantes para a fibra capilar.

antes e depois projeto rapunzel
Antes e depois complexo vitamínico – @issoqueeamiga

Esses compostos prometem suprir todas as carências do fio e oferecer, no curto prazo, mais saúde e resistência às madeixas. Essa pode ser uma boa alternativa de como engrossar o cabelo, desde que seja prescrita por seu médico.

5 – Experimente receitas caseiras para engrossar o cabelo

Há também alguns truques caseiros que são fáceis e acessíveis para quem precisa deixar os fios mais grossos e volumosos. A exemplo disso, há uma misturinha de gelatina em pó. Vamos aprender a fazer?

É muito simples: basta adicionar duas colheres (sopa) de gelatina em pó ao seu shampoo ou máscara de tratamento. Não esqueça de misturar bem, deixando o composto bem homogêneo! Depois, é só aplicar nos fios na hora da lavagem, deixando agir por 5 minutos. O resultado já pode ser percebido desde a primeira aplicação!

Aprender a cuidar do cabelo fino e ralo é um grande desafio e exige rotinas de manutenção inteligentes. Mas, colocando em prática as dicas que compartilhamos aqui com você, vai ficar muito mais fácil acertar nas formas de como engrossar o cabelo.

Agora, é mão na massa! Experimente aplicar essas dicas e, depois, nos conte aqui seus resultados. 

Até a próxima!

Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
  • Oie!! Obrigada pelas dicas!!! Tenho cabelos finos, ralos e oleosos naturalmente, é a genética da família… se não lavar diariamente, parece que joguei óleo na cabeça! Kkkkk. Nunca consegui nenhuma dica que me ajudasse realmente. Hoje comecei a passar o xampu de gelatina, estou esperançosa! Quantas vezes por semana é indicado?? Alguma outra dica esperta?? Rs. Bjss

    • Oie Iza, o xampu pode ser usado conforme a necessidade do seu fio. Separei também essa matéria aqui que aposto que vai amar, com váarias dicas para cuidar do cabelo oleoso!

  • >