Problemas e CuidadosVolumosos e Rebeldes

Como diminuir o volume do cabelo: 6 hábitos e truques que realmente funcionam

como diminuir o volume do cabelo

Quem tem cabelos mais volumosos procura com frequência como diminuir o volume do cabelo. É claro que algumas técnicas como manter a hidratação em dia podem ajudar, mas existem outras maneiras de conseguir o efeito desejado.

Parece até que nunca estamos satisfeitas, não é mesmo? Enquanto algumas querem aumentar ainda mais o volume, outras querem fazer com que ele fique menor. No final das contas, temos que estar felizes com as nossas madeixas.

Então, se você quer entender quais técnicas podem ajudar a fazer com que seu cabelo fique com menos volume, fique bem ligadinha nas dicas que darei por aqui.

Como diminuir o volume do cabelo

Existem muitas opções disponíveis para quem quer aprender a deixar o volume dos cabelos mais controlados, conferindo um visual mais leve e equilibrado.

Se você sente que seu cabelo tem mais volume do que você gostaria, venha aprender essas técnicas de como diminuir o volume do cabelo e deixar os seus fios do jeitinho que você quer.

como diminuir o volume do cabelo
Instagram: @wlodzimier_sh
  • Usar produtos com os ativos certos

Não é nenhum segredo que os ativos certos fazem diferença nos nossos fios. Não é à toa que existem tantos produtos diferentes de acordo com os resultados que queremos para as nossas madeixas.

Então, se você deseja cuidar dos seus fios de forma a controlar o volume, procure por produtos que tenham ativos que agem nos cabelos de forma a fazer com que isso aconteça. Esses produtos geralmente prometem também combater o frizz.

  • Saber qual é o seu tipo de cabelo

Essa é uma dica essencial para qualquer cuidado capilar. Se você deseja aprender como diminuir o volume do cabelo, é necessário entender qual é o seu tipo de cabelo.

Isso porque somente ao saber essa informação você poderá direcionar os cuidados da forma mais adequada possível, garantindo que seus cabelos estejam sempre saudáveis.

Os cabelos são classificados em tipos diferentes exatamente como forma de ajudar a direcionar os cuidados. A classificação conta com subcategorias que tornam os tipos de cabelos ainda mais específicos.

A maioria dos produtos conta com informações na embalagem em que é especificado para qual tipo de cabelo aquele produto se aplica.

Quando os fios estão saudáveis, se tornam mais facilmente maleáveis e, assim, fica mais fácil manter o volume controlado.

  • Fazer hidratação rotineiramente

A hidratação deve fazer parte da sua rotina de cuidados. O ideal é incorporar esse tratamento de forma a torná-lo fácil de ser feito. Você pode, por exemplo, manter as máscaras de hidratação perto do shampoo e do condicionador.

Assim, fica mais fácil de hidratar os cabelos durante o banho, garantindo que você fará sempre esse tratamento e que, dessa forma, seus cabelos ficarão mais hidratados.

dica para diminuir o volume do cabelo
Instagram: @editsalon1

Quando os cabelos sentem falta de água, eles tendem a buscá-la no ambiente. Isso faz com que o volume fique maior. Portanto, cabelos hidratados tendem a ter menos volume.

Para além da hidratação, faça também os tratamentos de nutrição capilar e de reconstrução, que irão repor outros nutrientes perdidos pela fibra capilar e que são importantes para a sua saúde.

  • Escolher o corte certo

Escolher o corte de cabelo certo faz toda a diferença para quem quer aprender como diminuir o volume dos cabelos. O ideal é optar pelos cortes mais retos, que farão com que o volume fique mais controlado.

Outro tipo de corte que pode ajudar a manter os seus fios com menos volume é aquele em camadas ou com as pontas repicadas. Isso porque esse tipo de corte ajudar a distribuir melhor o volume dos fios.

Não será necessário mexer no comprimento, o que significa que você pode aderir a um desses cortes sem interferir no seu projeto Rapunzel.

  • Usar a escova certa

Essa é outra informação um tanto quanto estranha, mas que, acredite, funciona. Uma das técnicas de como diminuir o volume do cabelo é sabendo qual acessório usar na hora de pentear os seus fios.

Antes de mais nada, é necessário ressaltar que os cabelos cacheados e crespos devem ser penteados apenas quando estão molhados.

Comece desembaraçando os cabelos pelas pontas e vá subindo aos poucos, para impedir que seus fios se quebrem.

cabelo com baixo volume
Instagram: @doisscoracoes
  • Investir em tratamento potentes

São muitos os tratamentos existentes para quem deseja entender como diminuir o volume do cabelo. É importante ressaltar que alguns tratamentos possuem química, o que pode alterar a textura do fio.

Portanto, é sempre importante verificar qual a função do tratamento ou procedimento antes de realizá-lo.

Com frequência, cabelos que estão mais quebradiços apresentam mais volume devido à falta da proteína que compõe a fibra capilar, a queratina. Por isso, tratamentos de reposição da queratina podem ser uma boa forma de garantir um volume mais controlado.

Há muitas técnicas diferentes para quem deseja aprender como diminuir o volume do cabelo. Um tratamento muito indicado para isso é o botox capilar. Você sabe como ele é feito?

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>