ColoraçãoTransformação

Como descolorir cabelo preto: veja os cuidados que você precisa ter com esse procedimento

descolorir o cabelo preto

Se você tem o cabelo preto, seja natural ou tingido, é provável que já tenha pensado como ficaria com os fios claros, não é mesmo? A boa notícia é que possível sim descolorir o cabelo preto e ainda ficar com um visual bem natural. Entretanto, é importante saber que como essa é uma mudança radical é necessário alguns cuidados para que o resultado seja o esperado e o cabelo não fique quebrado, ressecado ou até mesmo sofra o temido corte químico.

Confira abaixo como descolorir o cabelo preto e os cuidados que devem ser tomados para que os seus fios fiquem saudáveis!

Eu perguntando para minha amiga como ela descoloriu o cabelo preto

Porque descolorir o cabelo preto é diferente?

Não é que seja diferente descolorir o cabelo preto, mas como é um tom bem escuro, o fio não é tão simples de clarear como nos cabelos com tons já mais claros.

Mas não se preocupe, pois é possível sim descolorir o cabelo preto, seja ele natural ou pintado. Caso ele seja natural, é possível clarear os fios em até três tons usando apenas a coloração, mas se a idéia for realmente deixar o cabelo mais claro que isso, será necessária a descoloração.

descolorir cabelo preto
@cachosdegraci

Já se os seus fios forem pintados, descolori-los é uma tarefa mais difícil, sendo recomendado que seja feita por um profissional, que vai conseguir analisar se o seu fio está apto para o procedimento através do teste de mecha.

Vale dizer, também, que algumas colorações não são compatíveis com o pó descolorante e, por isso, um bom profissional para avaliar as possibilidades é bem importante. Em quem tem coloração permanente preta, o profissional deve optar por um processo de decapagem, em que os pigmentos artificiais do cabelo são retirados antes da descoloração.

Qual é a tática mais recomendada para descolorir o cabelo preto?

A tática mais recomendada para descolorir o cabelo preto é procurar deixá-lo o mais saudável possível antes do procedimento. Para isso, uma ótima alternativa é optar pelo cronograma capilar, uma rotina de tratamento que pode ser feito em casa e é composta por três técnicas: hidratação, nutrição e reconstrução.

Além disso, também é interessante que antes de descolorir o cabelo preto ele esteja sem uso de condicionadores e leave in, pelo período de dois dias. Essa dica é dada por alguns cabeleireiros, que destacam que os condicionadores podem dificultar a penetração do descolorante nos fios.

meu condicionador não deixando o descolorante passar

Outra tática super importante que deve ser feita antes de descolorir o cabelo preto é o teste de mecha, para verificar se o seu fio está preparado para ser descolorido. Caso seja percebida alguma reação adversa no seu fio, como ressecamento ou até mesmo corte químico, é necessário fazer hidratações e reconstruções antes de optar por descolorir o cabelo preto.

Cuidados após descolorir o cabelo preto

Descoloriu o cabelo? Então agora é a hora de cuidar bem dele para que os fios fiquem saudáveis, brilhantes e macios.

A reconstrução capilar é um dos tratamentos que não devem ser esquecidos depois de descolorir o cabelo preto, pois é ela que vai fortalecer a fibra para que não quebre e também consiga reter os nutrientes em seu interior. Já as hidratações devem ser feitas uma vez por semana, pois o fio descolorido tem maior tendência a ser ressecado, quebradiço e poroso.

descolorir o cabelo preto

Além desses tratamentos específicos, também vale destacar os cuidados cotidianos que devem ser tomados ao descolorir o cabelo preto. É recomendado que seja usado shampoos e condicionadores hidratantes e específicos para preservar a cor e finalizadores que contenham filtro solar, para proteger os fios contra os raios ultravioletas. Outra dica valiosa é evitar o uso de chapinhas e secadores e, caso vá utilizar, não se esquecer do milagroso protetor térmico, ok?

Para ser organizar melhor em sua rotina de tratamento pós descoloração, que tal começar a seguir um cronograma capilar? Desta maneira é possível organizar direitinho os seus cuidados com os fios.

descolorir o cabelo preto

Quantas vezes posso descolorir o cabelo preto?

Descolorir o cabelo preto é um processo bastante agressivo e, por isso, é recomendado que haja um intervalo de cerca de 30 a 40 dias entre um procedimento e outro. Caso a sua idéia seja apenas dar uma iluminada nos seus fios ou se ainda está um pouco insegura se quer realmente descolorir o cabelo, uma boa opção é fazer mechas ou luzes, que dão um efeito iluminador bem interessante.

 

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>