DicasOndulado

Como deixar o cabelo ondulado? Confira 7 dicas infalíveis que ajudam a definir os fios

como deixar o cabelo ondulado

Já faz um tempo que o cabelo ondulado, cheio de movimento, a lá Gisele Bündchen, começou a agradar as brasileiras, né? A busca por meios de como deixar o cabelo ondulado cresceu e, hoje, mesmo que você não tenha nascido com os tão desejados caracóis é possível deixar os seus fios mais definidos com técnicas simples, que vão desde o tradicional baby liss, até o coque ou a trança. Tudo, neste caso, é questão de saber o jeito certo de fazer para que o resultado seja o esperado.

Muitas mulheres de cabelos ondulados se frustravam por não entenderem direito os seus fios e não saberem qual a melhor forma de cuidar deles e fazer com que as ondas fiquem mais definidas.

Mas, ainda bem, o que não falta hoje em dia é informação para quem quer saber como cuidar dos fios e trazer mais definição para as madeixas.

Existem muitas formas diferentes de saber como deixar o cabelo ondulado, e elas servem tanto para quem tem fios mais lisos e desejam deixá-los ondulados quanto para quem tem cachos mais definidos e quer alternar para as ondas.

Cuidar dos cabelos em casa tem sido cada vez mais simples, e muitos dos processos que antes eram restritos ao salão de cabeleireiros agora podem ser feitos em casa.

Se você está precisando de ajuda para ondular ou cachear o cabelo, não deixe de conferir nossas 7 dicas de como deixar a cabelo ondulado a partir de técnicas super simples e bem fáceis!

Características do cabelo ondulado

Os diferentes tipos de cabelo que existem são divididos em categorias que têm como objetivo facilitar os cuidados com os fios. Ao saber em qual categoria os seus cabelos se enquadram, fica mais fácil escolher os produtos adequados.

Muitos dos produtos existentes no mercado contam com essas informações de classificações capilares em suas embalagens e, por isso, é sempre bom estar atenta aos rótulos antes de comprar o produto.

Antes de aprender como deixar o seu cabelo ondulado, é interessante que você saiba algumas características desse tipo de fio, que não é nem liso nem cacheado. O cabelo ondulado possui duas curvaturas, pois começam lisos e formam ondas e até mesmo cachos. Ele pode ser classificado em três tipos diferentes:

Tipo 2A: Ondulações super leves do fim do comprimento às pontas;

Tipo 2B: Ondas marcadas do meio do fio até ás pontas;

Tipo 2C: Conhecida como pré-cachos, pois as ondas são bem marcadas e se iniciam desde a raiz.

como deixar o cabelo ondulado
@ gabrielle_britez _ @michellesalasb _ @casualallure

Dicas de como deixar o cabelo ondulado

Agora você já sabe quais são os diferentes tipos de cabelo ondulado e quais são as alternativas em relação à curvatura das madeixas. Ao entender isso, fica mais fácil decidir qual tipo de curvatura você quer dar aos seus fios e entender como deixar o cabelo ondulado.

Vale sempre ressaltar que é sempre necessário cuidar da saúde dos fios, para que eles estejam sempre hidratados e se tornem mais maleáveis.

Se você está em busca de como deixar o cabelo ondulado e já tentou de tudo, mas ainda não conseguiu o seu ondulado dos sonhos, siga as nossas dicas abaixo. Escolha algumas maneiras que você mais se identifica e pode ir variando, tá? Um dia faz o baby liss, no outro usa a técnica do coque e assim por diante!

Corte para cabelo ondulado: Invista em um!

Alguns tipos de cabelo ondulado têm uma dificuldade maior de definição, e o corte certo pode fazer com que essas ondas se formem mais facilmente. Vou explicar direitinho o porquê.

Você pode ainda não saber, mas existem cortes de cabelo que podem ajudar na formação das ondas, mesmo em cabelos curtos. Se você quer ter cabelos mais soltos, leves e com ondas, invista em um corte em camadas, repicados ou desfiados.

Produtos para cabelos ondulados: Aposte nos certos!

Não têm como ter o cabelo ondulado sem utilizar os produtos certos, aqueles que favorecem a definição das ondas. Na hora de pesquisar pelos produtos, prefira os que são específicos para cachear o cabelo, mas sem deixá-los pesados, por que o que você deseja são ondas leves e naturais, né?

Lembre-se sempre que o produto adequado para o seu tipo de fio é essencial para que os cuidados com os seus fios sejam potencializados. Isso porque esses produtos são desenvolvidos de forma a fornecer aos seus fios tudo que eles precisam para ficarem ainda mais lindos.como deixar o cabelo ondulado

Aposte em texturização com ferramentas de calor

Para além da definição natural e por meio do corte de cabelo, se torna muito mais fácil alcançar a ondulação desejada com a ajuda de técnicas de texturização de forma geral.

Finalizar os seus fios é uma forma muito eficiente de dar a forma que você quer para eles. Existem muitas técnicas diferentes, e irei explicar direitinho para você quais as melhores formas de deixar o cabelo ondulado.

Ferramentas de calor, como chapinha e baby liss, também são ótimas aliadas para deixar o cabelo ondulado, mas não se esqueça de usar sempre um protetor térmico para que os seus fios não fiquem fragilizados e ressecados. Veja abaixo como utilizar a chapinha e o baby liss para ter ondas perfeitas!

Chapinha

A chapinha não serve só para alisar os fios, sendo uma ótima forma para criar ondas abertas, principalmente nas pontas. Para criar cachos com a chapinha, basta girar o aparelho enquanto desliza no fio.  Uma boa opção para ssa técnica é a  chapinha sensation, porque é fina e com as laterais arredondadas.

Baby Liss

O baby liss é uma das técnicas mais utilizadas e populares para deixar os fios ondulados e até mesmo fazer cachos mais definidos. Entender como deixar o cabelo ondulado com o aparelho é muito fácil! Não se esqueça de usar um protetor térmico e se quiser que as suas ondas durem ainda mais, aposte em um spray fixador. Ah é importante escolher um babyliss com a curvatura parecida com suas ondas, para uma curvatura mais aberta o recomendado são os modeladores com 1″ de diâmetro

Não quero usar o Baby Liss, e agora?

Se você é resistente com o baby liss e está em busca de alternativas de como deixar o cabelo ondulado, não precisa se preocupar, pois existem outras alternativas, menos agressivas, fáceis de fazer e com resultados surpreendentes. Confira como deixar o cabelo ondulado com coque e trança!

Como deixar o cabelo ondulado com coque

Deixar os cabelos ondulados com coque é super simples! Para que dê certo, o seu cabelo precisa estar úmido e desembaraçado, ok? Junte todos os fios, torça-os e faça um coque bem no alto da cabeça, prendendo com grampos ou um elástico. Deixe o cabelo secar e só solte o coque na hora que for sair de casa.

Como deixar o cabelo ondulado com trança

Outra boa alternativa para ondular os fios é fazer uma trança no cabelo úmido e esperar secar. Se você quer ondas mais abertas, faça apenas uma trança, para ondas menores, opte por duas tranças e, para ondas ainda mais definidas, escolha fazer múltiplas trancinhas.

Como deixar o cabelo ondulado com produtos para beach waves

Também existem diversos produtos que podem te ajudar a ter beach waves, que são as ondas feitas a partir do início do comprimento e que lembram o efeito do sal nos fios logo após um mergulho no mar. Cada produto tem uma recomendação de uso, mas, geralmente, deve ser aplicado nos cabelo úmido. Após aplicar você deve dar uma amassadinha nos fios e escolher finalizar com secador ou fazer um coque e deixá-lo secar naturalmente.

Como cuidar de cabelos ondulados?

Agora que você já aprendeu como deixar os fios ondulados, é necessário saber como cuidar deles para que fiquem bonitos e saudáveis. Para isso, invista em um cronograma capilar, faça sessões de umectação capilar, evite água quente e aposte em produtos específicos para o tipo de fio.

Extra: Esses cuidados também valem para o cabelo masculino ondulado?

Todos os cuidados acima também valem para o cabelo masculino ondulado, tá? Lembre-se sempre de deixar os fios bem hidratados, pois só os fios saudáveis conseguem formar ondas bonitas e com aspecto natural!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>