DicasLisosProgressivaVolumosos e Rebeldes

Como deixar o cabelo liso sem chapinha e secador? Veja 5 dicas infalíveis

A única forma de manter os cabelos alinhados e lisos é usando ferramentas de calor como o secador ou a chapinha, certo? Se você respondeu que sim a essa pergunta, então saiba que está errada. É possível saber como deixar o cabelo liso sem que seja necessário utilizar essa dupla dinâmica.

Não queremos dizer que você nunca mais deverá utilizar tanto o secador quanto a chapinha, mas quando se trata de saúde capilar, às vezes é importante dar um tempo na utilização dos dois. Nós sabemos que usá-los em excesso não é uma boa ideia.

O secador e a chapinha são os instrumentos mais utilizados para manter as madeixas lisas. Entretanto, usá-los todo dia pode danificar a saúde do cabelo, já que o calor emitido pelos aparelhos colabora para a perda de hidratação. Mas então, como deixar o cabelo liso sem utilizá-los?

cabelo liso faz parte do imaginário de muitas mulheres, tanto por sua beleza quanto pela praticidade em relação aos cuidados. Além disso, é um tipo de cabelo versátil, por combinar com diferentes formatos de rosto.

Mas se o seu cabelo não é naturalmente escorrido e você sofre para deixá-los lisos, pode ser que recorra ao secador e à chapinha com mais frequência do que deveria. Por sorte, existem algumas técnicas que irão te auxiliar a conseguir o efeito liso em suas madeixas sem ter que recorrer diariamente a esses aparelhos.

Como deixar o cabelo liso sem chapinha e secador?

Essa parece uma pergunta muito estranha, porque é exatamente nesses dois que pensamos logo de cara quando o assunto é deixar os cabelos lisos, e não é à toa. Ambos são a forma mais utilizada de manter as madeixas lisas.

Do salão de cabeleireiro até a nossa casa, alisar os cabelos é sinônimo de fazer escova. Essa associação é tão forte que o próprio nome do instrumento utilizado, a escova, se tornou também uma forma de se referir ao método para alisar os fios.

Embora o secador e a chapinha possam ser grandes aliados na hora de finalizar as madeixas, eles podem se tornar vilões para a saúde do cabelo se não forem usados com cautela. Não é recomendável recorrer a essas ferramentas diariamente, sob o risco de perder a hidratação dos fios.

Se você está se perguntando como deixar o cabelo liso sem ter que se tornar refém desses dois instrumentos, não se preocupe, pois algumas técnicas poderão auxiliá-la a conseguir o efeito desejado com mais facilidade.

  • Touca de meia-calça

Parece que as técnicas da vovó voltaram para ficar. A touca de meia-calça pode ser uma grande ajuda para quem não sabe como deixar o cabelo liso sem ter que utilizar diariamente instrumentos de calor como o secador e a chapinha.

Para fazer essa técnica, basta pentear o cabelo após o banho e envolvê-lo em torno da sua cabeça. Então, utilize uma meia-calça velha para fazer com que ele fique firme no lugar até secar. Após duas horas utilizando a touca, retire-a e enrole o cabelo para o outro lado, para não correr o risco de deixá-lo marcado para um lado só. Deixe a touca por mais duas horas.

Quando você retirar, verá que suas madeixas estão mais lisas sem ter que utilizar o secador e a chapinha. Penteie o cabelo e finalize como de costume, e você já está pronta para ir.

  • Progressiva sem formol

Eu sei que parece estranho listar um tratamento como a progressiva, tida como uma das grandes vilãs para a saúde do cabelo, em um post que falamos como utilizar técnicas que danifiquem menos as madeixas.

Mas se você está pensando na escova progressiva com formol, que causa ardência nos olhos e tem um cheiro ruim, saiba que já existe a progressiva sem formol, que serve para reduzir o volume e o frizz do cabelo, dando um aspecto mais liso, sedoso e brilhante.

Se você utiliza instrumentos de calor diariamente e não sabe como deixar o cabelo liso sem chapinha e secador, considere recorrer a esse procedimento, já que ele manterá seu cabelo liso por mais tempo e garantirá movimento, nutrição e maciez aos fios.

  • Reconstrução capilar

Nosso fio de cabelo é composto por diversos elementos que são essenciais para a sua saúde. Diariamente perdemos água, nutrientes e proteínas que compõe a fibra capilar. Quando essa perda ocorre em excesso, o resultado são madeixas fragilizadas.

A reconstrução capilar é a terceira etapa do cronograma capilar, e serve para repor a queratina perdida pelos fios, diminuindo seu volume e reparando a estrutura capilar.

E é exatamente por repor essa importante proteína que a reconstrução capilar deve constar nessa lista de como deixar o cabelo liso sem secador e chapinha.

Ao fazer a reconstrução capilar, você irá selar, alinhar e diminuir o frizz das suas madeixas, dando, assim, a impressão de que seu cabelo está mais liso. Utilize máscaras de reconstrução capilar e veja como o efeito mais liso também fará com que as pontas duplas e a opacidade do cabelo diminuam.

  • Shampoos e condicionadores com efeito alisante

Existem no mercado diversos produtos específicos para quem deseja um efeito alisante nas madeixas. Shampoos e condicionadores específicos para o tipo de fio liso são importantes porque contém em sua fórmula vitaminas e selantes que auxiliarão a manter a estrutura do fio mais lisa por mais tempo.

Procure por produtos específicos para o fio liso e incorpore-os na sua rotina capilar. Dessa forma você verá como deixar o cabelo liso pode ser mais simples e menos danoso para seu cabelo do que você imaginava.

  • Óleos nutritivos para diminuir o frizz

Os óleos nutritivos estão em alta, e não é à toa. Esses poderosos ativos são grandes aliados da saúde capilar, e sua utilização pode ajudar a nutrir os fios, alinhando-os com mais facilidade.

Uma das características do cabelo liso é a menor presença de frizz. Esse é, na verdade, um dos grandes inimigos das madeixas lisas, pois devido ao seu formato escorrido, os frizz tendem a aparecer com maior facilidade quando se tem esse tipo de cabelo.

Após lavar o cabelo como de costume, aplique o óleo nutritivo de sua preferência nas pontas e um pouco também no comprimento. Além de diminuir o frizz, ele também protegerá seu cabelo contra os danos do dia-a-dia, fazendo também com que as pontas duplas diminuam.

Existem diversas formas de manter o cabelo liso, e você deve testar para ver qual é a que mais te agrada. Isso não quer dizer que o secador e a chapinha devem ser eliminados da sua rotina de cuidados capilares.

No entanto, reduzir o uso dessas ferramentas de calor é benéfico para os cabelos. Se você é do tipo que não consegue ficar sem as madeixas alisadas, procure testar esses diferentes métodos para poder revezar entre alisar os fios com o secador e a chapinha ou com métodos diferentes.

Dessa forma, você pode dar um tempo para que os seus fios possam se recuperar da ação tanto dessas ferramentas de calor quanto da ação diária da luz solar, que também é prejudicial para a saúde dos fios.

Além disso, lembre-se sempre de aplicar um protetor térmico quando utilizar essas ferramentas e de optar por produtos com fator de proteção solar.

Agora que você já sabe como deixar o cabelo liso sem ter que recorrer ao secador ou chapinha diariamente, veja também 4 cuidados essenciais para manter suas madeixas lisas por mais tempo.

como deixar o cabelo liso

 

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
    • Olá Ivone! Tudo bem?

      Para auxiliá-la da melhor forma possível, precisamos saber de qual kit você está se referindo?

      Abraços!

  • >