CrescimentoDicas

Como deixar o cabelo crescer? 7 dicas infalíveis para começar o projeto rapunzel

como deixar o cabelo crescer

Encontrar formas realmente eficientes de como deixar o cabelo crescer pode ser um verdadeiro desafio, não é mesmo? Há diversas dicas e tutoriais para crescer cabelo, porém, nem todos realmente surtem resultado.

Isso não é motivo para desanimar! No artigo de hoje, preparamos um conteúdo repleto de dicas importantes para manter suas madeixas lindas, saudáveis e longas! Confira a seguir!

Quanto tempo demora para crescer cabelo?

Em média, em pessoas saudáveis, o cabelo leva um mês para crescer um centímetro. Assim, no ano, ele deverá ter crescido em torno de 12 centímetros. 

É importante ressaltar que, independentemente do tipo de fio, o tempo para crescer cabelo não está diretamente relacionado à forma ou à espessura das madeixas. Assim, cabelos lisos, crespos ou cacheados tendem a crescer na mesma velocidade, embora, por vezes, esse crescimento fique mais evidente nos lisos.

Entretanto, questões como alterações nutricionais, estresse, fatores ambientais, determinadas doenças crônicas e o envelhecimento dos fios podem retardar esse crescimento.

Produto para crescer cabelo funciona?

Em uma busca rápida na internet, certamente você deve ter encontrado uma infinidade de formas de como deixar o cabelo crescer, certo? Esse assunto é alvo de bastante controvérsia. Algumas pessoas dizem ter resultados maravilhosos com produtos para crescer cabelo, outras não percebem resultado. A verdade é que não existe milagre. Apenas um produto não é capaz de gerar um efeito fenomenal. O crescimento dos cabelos é resultado da combinação de diversos fatores – inclusive, genéticos.

Infelizmente, não há milagre para o crescimento capilar!

Desse modo, produtos para crescer cabelo, quando são de qualidade e aplicados a uma rotina de cuidados, ajudam a manter a saúde das madeixas, seu brilho e beleza. Como muitos atuam nutrindo e fortalecendo o fio, além de fazendo a devida higienização no couro cabeludo e impedindo a obstrução dos bulbos do crescimento, eles podem ser bons aliados no projeto Rapunzel. Mas, lembre-se: sozinhos, tais produtos não surtirão o efeito desejado!

7 dicas de como deixar o cabelo crescer

Como vimos, o crescimento capilar está associado a diversos fatores. Por isso, é importante consultar um médico se você percebeu que seus fios não estão crescendo ou apresentam queda excessiva.

Além disso, há outras recomendações. Conheça-as a seguir!

1 – Adote alguns cuidados essenciais na hora do banho e na secagem dos fios

Não adianta: a água quente é realmente uma das vilãs de qualquer projeto Rapunzel! Ela causa danos à estrutura dos fios e prejudica seu crescimento. Assim, utilize água morna ou fria para lavar suas madeixas.

Outras dicas importantes também incluem não utilizar condicionador na raiz do cabelo e utilizar o tipo de shampoo ideal para seu tipo de cabelo (que poderá ser intercalado com shampoo específico para crescimento capilar).

Ainda, se você utiliza secador de cabelo após o banho, não abra mão de sempre aplicar um protetor térmico para não danificar suas madeixas e dificultar seu crescimento saudável.

2 – Massageie seu couro cabeludo

Massagear o couro cabeludo é uma ação importante para quem está buscando formas de como deixar o cabelo crescer. Isso porque essa massagem ajuda a acelerar o crescimento do fio, aumentando a circulação sanguínea na região e estimulando o folículo piloso.

Você poderá, por exemplo, massagear seu couro cabeludo durante dois minutos a cada lavagem, usando somente a ponta dos dedos, suavemente, sem fazer grande fricção. Assim, além de essa ser uma forma de como deixar o cabelo crescer, ela também proporciona um momento super relaxante!

3 – Tenha uma alimentação equilibrada

Até mesmo o que comemos pode estimular – ou retrair – o crescimento de nossas madeixas. As dietas ricas em proteínas são adequadas para a saúde capilar. Assim, ingerir regularmente ovos, carnes e produtos lácteos – na quantidade recomendada e, claro, se não houver algum tipo de restrição alimentar – pode ajudar em seu projeto Rapunzel. 

como fazer o cabelo crescer
Antes e depois crescimento capilar – @priscilasimoes

4 – Não deixe de cortar seus cabelos

Quem está em busca de seu cabelão de Rapunzel, muitas vezes, sente até uma dor no coração em pensar em cortar as madeixas, não é mesmo? Acontece que o corte é realmente necessário para manter a saúde, a beleza e o crescimento dos fios.

Cortar não faz, diretamente, o cabelo crescer, mas fortalece o fio para evitar quebra, pontas duplas e outros problemas, o que ajuda seu cabelo a se desenvolver com mais saúde e torna tal crescimento bem mais visível.

5 – Utilize produtos à base de óleos vegetais

Esses óleos, entre outros benefícios, atuam na nutrição e estimulam o crescimento do fio. Assim, práticas como a umectação com óleo de coco, por exemplo, são ótimas aliadas para crescer cabelo.

Umectação – @br.blastingnews

6 – Faça hidratações rotineiramente

Para garantir o crescimento e a saúde dos fios, a hidratação é muito importante. Para potencializá-la, experimente utilizar produtos à base de queratina, aminoácidos e lipídios, que são compostos vitamínicos que favorecem o fortalecimento da fibra capilar.

7 – Cuide também do emocional como forma de como deixar o cabelo crescer

O estresse prejudica nosso equilíbrio, nossa rotina e, também, a pele e nossos cabelos. Isso porque ele afeta a produção do DHT, hormônio que pode levar ao atrofiamento do bulbo capilar. Além disso, também aumenta a liberação de cortisol, hormônio que, entre outras coisas, estimula a produção da glândula sebácea, o que pode piorar quadros de oleosidade e queda capilar. E aí você já sabe, né? Seu projeto Rapunzel poderá estagnar!

Tente manter a calma 🙂

E então, pronta para aplicar essas dicas? Você utiliza alguma outra prática para estimular o crescimento capilar? Nos conte tudo aqui pelos comentários!

Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
  • Oi aqui é a Andressa Lima, eu gostei muito do seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  • >