Como definir os cachos? Confira 7 técnicas para garantir cachos perfeitos

Como definir os cachos? Confira 7 técnicas para garantir cachos perfeitos

Saber como definir os cachos é importante para ter cabelos dignos de capa de revista. Devido à sua forma espiralada, a hidratação da raiz tem maior dificuldade de chegar até as pontas. Dessa forma, tanto desembaraçar quanto entender como definir os cachos pode parecer um desafio para as cacheadas, já que qualquer movimento errado parece fazer com que toda a definição seja perdida.

Se esse é seu caso, saiba que obter cachos perfeitos não é uma tarefa tão complicada quanto parece. Basta seguir alguns passos simples para obter cachos definidos por mais tempo.

A importância da finalização para cabelos cacheados

O cabelo crespo e cacheado tem, geralmente, espessura mais fina e textura seca. Isso faz com que ele embarace com maior facilidade, o que pode atrapalhar na definição do fio. O segredo para conseguir cachos perfeitos, volumosos e definidos desde a raiz até a ponta, está nos cuidados capilares e na forma como você finaliza seus penteados.

Entender como definir os cachos vai além de somente usar os produtos certos. Você precisa cuidar dos seus cabelos, sem negligenciar a hidratação. Quanto mais hidratados estiverem suas madeixas, mais maleáveis elas estarão. Além disso, a hora de finalizar os fios é decisiva para obter a definição e o volume desejados. Existem diversas técnicas diferentes que servem para dar mais forma aos cachos e fazer com que eles durem mais tempo.

Como definir os cachos? Confira 7 técnicas para garantir cachos perfeitos

Se você quer saber como definir os cachos e conseguir o formato espiralado dos sonhos, siga as dicas abaixo. De técnicas específicas até as mais rápidas, é possível conseguir a definição desejada.

1. Nunca penteie seus cabelos secos

Os cabelos crespos e cacheados nunca podem ser penteados quando estão secos, pois isso fará com que os cachos percam toda a sua definição.

como definir os cachos
@cacheia

Pentear cabelos crespos e cacheados quando estão secos também contribui para quebrar o cabelo e pode até mesmo machucar. Sua avó provavelmente tinha um daqueles pentes de dentes largos de madeira. Esse utensílio tão utilizado antigamente é o mais indicado para desembaraçar esse tipo de cabelo. Use esse pente ou os dedos para pentear suas madeixas.

2. Invista na fitagem

Uma das formas mais famosas para quem quer saber como definir os cachos é utilizar a fitagem. Essa técnica de finalização consiste em separar o cabelo em pequenas mechas e enluvá-las com o creme, amassando as fitas de mechas para ajudar na formação dos cachos. Essa é uma das técnicas preferidas das cacheadas, embora possa demorar um pouco de tempo para ser feita.

@vandressaribeiro

3. Você já ouviu falar no óleo pré-banho?

Muitas mulheres crespas e cacheadas investem em óleos para serem aplicados nas madeixas antes da hora de lavar. Esses óleos amenizam a ação agressora do shampoo, fazendo com que os fios fiquem mais fáceis de serem desembaraçados. Dessa forma, será mais fácil pentear os cabelos durante a hora do banho, tornando o processo de finalização mais rápido.

4. Pode usar o difusor

Usar ferramentas de calor não é o mais indicado para a saúde do cabelo, mas o secador pode, por vezes, ser um aliado na definição capilar. Antes de utilizar o secador, aplique um protetor térmico para proteger os fios do calor excessivo.

Regule a temperatura e a velocidade e coloque uma parte dos cabelos no difusor para secar. Repita a operação até que suas madeixas estejam completamente secas. Então, amasse os cachos com as mãos, tomando o cuidado de não passar os dedos neles para não desfazê-los.

difusor
Difusor para definir os cachos – @suzanecamila

5. Não negligencie o creme de pentear

O creme de pentear é essencial para desembaraçar os fios e dar forma aos cachos. Procure por linhas específicas para seu tipo de cabelo e aplique-o para finalizar seus cachos. O cabelo cacheado absorve grande parte do creme, então não é preciso ter medo de usá-lo. Separe seus cabelos em mechas e enluve-as com o creme.

6. Vale tudo para cachear!

Há  muitos utensílios disponíveis para quem quer saber como definir os cachos. Bobes, twists, bigudins, coques, tranças, dedos. Vale tudo na hora de buscar a definição dos sonhos. Se você quer cachos perfeitos, teste todos os acessórios disponíveis e escolha aquele que mais te agradar e que dê a definição que você mais deseja.

bigudins
Definição de cachos com bigudins – @ cachos_para_toda_vida_

7. Dê atenção para o tipo de corte

O tipo de corte de cabelo também influencia na definição dos cachos. Pesquise tipos de corte diferentes e fale com seu cabeleireiro para ver qual é o melhor de acordo com seu tipo de cabelo e o formato do seu rosto. Procure cortes que valorizem seus tipos de cachos e corte as pontas a cada dois ou três meses para eliminar pontas duplas, que podem interferir na hidratação capilar.

A questão de como definir os cachos vai além de simplesmente saber um tipo de finalização. Os cuidados capilares são essenciais para manter as madeixas saudáveis. Você já ouviu falar no cronograma capilar para cacheadas?


Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?