Como dar volume ao cabelo: 7 dicas infalíveis

Como dar volume ao cabelo: 7 dicas infalíveis

Tem pessoas que passam a vida fugindo do excesso de volume dos cabelos, enquanto outras dariam de tudo para poder dar volume ao cabelo, fazendo com que ele fique um pouco mais cheio. Se o seu sonho são cabelos encorpados e cheios de movimento e a realidade, no entanto, são fios ralos e comprimento que parece grudado na sua cabeça, saiba que é possível dar volume ao cabelo e transformá-lo naquele cabelão dos sonhos.

Uma das grandes reclamações de pessoas com cabelo sem volume é a dificuldade de fazer penteados. Sabe aquele rabão de cavalo estilo Ariana Grande, volumoso e lindo, que na sua realidade se tornam alguns fiapos de cabelo presos por um elástico que parece muito maior que todo seu volume? Então, estamos aqui pra te ajudar! Nossas dicas de hoje serão para que você saiba como transformar seu cabelo ralo, deixando-o com mais volume.

7 dicas infalíveis para dar volume ao cabelo

Quem tem madeixas finas por natureza sabe como é difícil dar volume ao cabelo e, principalmente, fazer com que esse volume se mantenha ao longo do dia. Nossas dicas ajudarão você a conseguir mais volume e fazer penteados dos sonhos. Confira!

1. Corte seu cabelo em camadas

Siga o exemplo de Jennifer Aniston em Friends. A atriz tem fios de cabelo ralos. Os diferentes cortes em camadas que ela fazia durante o seriado, conseguiam dar volume ao cabelo e fazer com que ela parecesse ter muito mais cabelo do que realmente tem.

Siga o exemplo de Jennifer Aniston em Friends. A atriz tem fios de cabelo ralos. Os diferentes cortes em camadas que ela fazia durante o seriado, conseguiam dar volume ao cabelo e fazer com que ela parecesse ter muito mais cabelo do que realmente tem.

dar volume ao cabelo
Cabelo da Jennifer Aniston em Friends – @nbc

Isso porque o corte em camadas, repicado ou desfiado confere uma aparência mais encorpada para o cabelo sem volume. Na hora de cortar, é importante consultar o cabeleireiro para escolher o corte mais adequado para seu tipo de fio e formato de rosto.

2. Use o secador

Para dar volume ao cabelo, é preciso que ele tenha mais sustentação na raiz. E como conseguir isso? Vire a cabeça para baixo e direcione o jato do secador partindo da nuca em direção à testa. Isso irá soltar a raiz e aumentar o volume na região, dando a impressão de madeixas mais encorpadas.

3. Tá na hora de ousar na cor

Nossas madeixas podem funcionar como quadros em que artistas usam as cores para dar impressão de profundidade ou movimento. Colorir os cabelos nas cores certas e utilizando uma técnica especial de tintura pode ser uma forma de ajudar a desenhar o volume que queremos dar aos fios.

4. Atenção na hora de lavar

Você sabia que o modo como você lava os fios pode ajudar a dar volume ao cabelo? Para que isso ocorra, é necessário passar o shampoo somente na raiz, deixando que a espuma produzida se distribua pela extensão dos fios.

O condicionador ou máscara devem ser aplicados somente no comprimento, já que esses produtos podem tornar a raiz mais pesada. Fique atenta também à quantidade: não é necessário muito produto para conseguir o efeito desejado.

Por fim, tente não lavar os cabelos diariamente, já que isso faz com que a camada protetora que envolve o fio seja retirada, contribuindo para que as madeixas fiquem mais fracas e sem volume.

5. Conte com a ajuda do shampoo seco

O shampoo seco pode ser seu aliado tanto para não lavar os fios diariamente como para dar volume ao cabelo. O produto, quando aplicado na raiz, ajuda a levantá-la, dando a impressão de mais volume.

Cuidado apenas para não abusar do produto e ficar com os fios esbranquiçados e com aspecto sujo. Siga as instruções de quantidade indicadas na embalagem.

6. Altere a linha do penteado

É comum que as mulheres partam as madeixas sempre ao meio. O simples ato de criar uma linha lateral fará com que seu cabelo pareça ter mais volume do que ele realmente tem, além de ser uma forma simples e eficiente de mudar o visual, tornando-o mais ousado.

Com o auxílio de um pente fino, desenhe a nova linha e utilize um fixador para fazer com que tudo fique no lugar. Vale também usar o shampoo seco para dar mais volume na raiz.

7. Mantenha os cuidados em dia

Muitas mulheres pensam que não precisam hidratar os cabelos por terem pouco volume. A hidratação é importante para todos os tipos de cabelo, não somente por ajudar a manter a saúde dos fios em dia, mas também por torná-los mais maleáveis e fáceis de serem moldados em penteados.

Por isso, não negligencie a hidratação capilar e considere também aderir ao cronograma capilar, adicionando as etapas de nutrição e reconstrução. Quanto mais saudável seus cabelos estiverem, mais fácil será conseguir o volume desejado.

Além disso, vale a pena sempre ressaltar que a boa alimentação também é essencial para a saúde dos cabelos. Consuma alimentos ricos em vitaminas, minerais e aminoácidos.

Algumas técnicas, como a plástica capilar, podem ajudar a dar volume ao cabelo, fortalecendo-o e fazendo com que ele fique com mais brilho e mais maleável.


Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?