Como dar brilho no cabelo: os 10 mandamentos essenciais para um cabelo mais brilhoso

Como dar brilho no cabelo: os 10 mandamentos essenciais para um cabelo mais brilhoso

Conquistar um cabelo bonito e com muito brilho é o sonho de grande parte das mulheres. E não é à toa – nada como ter um cabelo lindo, saudável e brilhoso para elevar nossa autoestima e nos sentirmos em um comercial de xampu, certo? Muitas pessoas querem descobrir como dar brilho no cabelo, mas a verdade é esse aspecto do do fio vai muito além da questão estética. 

O cabelo brilhoso e macio está diretamente atrelado a fios bem nutridos, hidratados e cheios de vida. É uma condição que vem mesmo de dentro para fora!

Mas, então, como transformar esse sonho em realidade? Como deixar o seu cabelo do jeito que você sempre quis? Com alguns truques simples, é possível garantir aquele brilho do cabelo que tanto amamos!

Quer saber mais? Veja, no artigo de hoje, dez dicas valiosas e bem práticas sobre como dar brilho no cabelo! 

O que é o brilho do cabelo?

O brilho do cabelo é um indício de quando nossa fibra capilar está bem hidratada, forte e saudável. Assim, quando o cabelo está brilhoso, temos uma fibra fechada e alinhada, que está refletindo bem a luz. Já quando nossas madeixas estão danificadas, o brilho do cabelo é reduzido e medidas como as que veremos a seguir precisam ser tomadas.

Como dar brilho no cabelo: os 10 mandamentos

  1. Conheça o seu tipo de cabelo

O primeiro – e mais fundamental – mandamento sobre como dar brilho no cabelo é o autoconhecimento. Ou seja, é preciso entender sobre o seu tipo de fio e como ele reage a cada tipo de tratamento. Afinal, cada cabelo possui propriedades específicas, que precisam ser consideradas para que se possa determinar o que, de fato, vai fazer efeito para você. 

Por exemplo, se o seu cabelo é oleoso, você precisa tratá-lo com produtos capilares voltados a esse tipo de fio, que irá ajudar você a manter a aparência e a saúde de suas madeixas sempre em dia.

  1. Utilize produtos de qualidade

Além dos produtos serem adequados para o seu tipo de fio, eles precisam ter ação eficiente. Sabemos que ofertas surgem no mercado a todo momento, mas identificar os produtos de qualidade comprovada se torna essencial para garantir bons resultados e o brilho do cabelo.

Existem marcas e fórmulas que podem acabar prejudicando a estrutura de sua fibra capilar ao invés de cumprirem com as promessas divulgadas. Por isso, invista em marcas com credibilidade e boas recomendações. Se ficar na dúvida, que tal perguntar para o seu cabeleireiro? Ele, com certeza, poderá te ajudar!

  1. Tenha cuidado com o uso excessivo de ferramentas de calor

O secador, a chapinha e o babyliss podem ser bons aliados para fazermos lindas finalizações de penteados, não é mesmo? Porém, é preciso saber que eles também podem promover grandes mudanças nos fios, danificando e sensibilizando nossa fibra capilar – o que irá prejudicar o brilho do cabelo.

Por isso, se você não abre mão desses acessórios, adote algumas ações para reduzir os danos.  Por exemplo: usá-los em temperatura mais baixa, manter maior distância ou deixar por menos tempo em contato com o fio, além de apostar sempre na aplicação de protetores térmicos antes do uso.

  1. Não durma com o cabelo molhado

A preguiça às vezes fala mais alto e você acaba dormindo com os fios molhados? Por favor, tente não fazer mais isso! Se você quer garantir o brilho do cabelo, essa é uma ação que precisa ser evitada ao máximo.

A umidade excessiva, que fica evidenciada com esse hábito, é extremamente prejudicial e representa danos no curto e longo prazo. Dormir com os fios molhados impede que o fio fique saudável, enfraquecendo sua estrutura e deixando-a sem viçosidade.

  1. Invista em rotinas de tratamento

Você já deve ter ouvido falar, mas é importante reforçar o coro: rotinas de tratamento, como as trazidas pelo cronograma capilar, são, sim, fundamentais! Não adianta investir nos cuidados diários, se você não estabelece uma rotina eficiente de nutrição e hidratação.

Por isso, pelo menos uma vez ao mês, utilize uma máscara de tratamento ou visite o seu cabeleireiro para aquela manutenção especial. Essa é uma ação que fará toda a diferença para garantir a saúde e o brilho do cabelo e, ainda, será um momento para cuidar de você mesma, desconectando-a de sua rotina corrida. Bom, né?

  1. Troque a água quente pela fria

O banho quente pode ser mesmo muito relaxante, sobretudo durante o inverno, certo? Mas é preciso ter atenção: como vimos, o calor prejudica muito o cabelo. A água quente é uma das maiores inimigas dos fios brilhosos, por isso, ela deve ser evitada ao máximo.

Prefira banhos mornos e sempre finalize a lavagem dos fios com um jato de água bem gelada – esse “choque” sela as cutículas e ajuda proporcionar brilho ao cabelo.

  1. Corte os cabelos com regularidade

É bem provável que você não imaginava que essa seria uma dica sobre como dar brilho no cabelo, mas um corte de vez em quando é essencial. Cabelos bem cortados e livres de pontas duplas são um dos segredos para quem quer fios mais brilhosos e saudáveis.

Por isso, adote a ideia de retocar as pontas dos cabelos, no máximo, de quatro em quatro meses. Essa rotina, além de deixar a aparência mais bonita, ajudará no fortalecimento do fio.

  1. Utilize produtos específicos para o brilho do cabelo

Você sabia que há alguns produtos desenvolvidos especialmente para quem deseja garantir o brilho do cabelo? Feitos à base de óleo de coco, argan, linhaça ou silicone, eles ajudam a promover o brilho natural, valorizando os fios. 

  1. Cuide com os adereços de cabelo

Os adereços de cabelo ajudam a dar aquele estilo especial ao look, mas precisam ser usados com cuidado para evitar danos capilares. Especialmente as toucas e os chapéus acabam sendo inimigos dos fios cheios de brilho, já que abafam o couro cabeludo e ajudam na distribuição de umidade. Ainda, presilhas e borrachinhas de cabelo, se muito apertadas, podem quebrar os fios e deixá-los com aspecto ressecado e cheio de opacidade. Então, aprecie-os com moderação!

  1. Evite fazer químicas no cabelo com frequência

A última dica, porém uma das mais importantes, sobre como dar brilho no cabelo é bem simples: dê uma pausa prolongada nas químicas.

Os produtos químicos podem ser um perigo para a saúde capilar, colocando em risco seus aspectos nutricionais. Eles devem ser evitados ao máximo, especialmente para aquelas que desejam devolver as condições naturais de brilho de suas madeixas.

Tinturas, descolorantes, alisantes e outros inúmeros produtos, quando utilizados indiscriminadamente, podem reduzir bastante os benefícios das outras práticas que vimos aqui. Por isso, se você quer mudar seu estilo, pense sempre bem no que fazer e pesquise os métodos menos nocivos para seus cabelos. 

Que tal começar a adotar essas mudanças em sua rotina? E para turbinar o brilho do cabelo e a beleza de seus fios, confira também nosso artigo com dicas para recuperar o cabelo quebrado. Até a próxima!


Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário