EstiloProblemas e Cuidados

Minha rotina de como cuidar do cabelo com mechas

Minha rotina de como cuidar do cabelo com mechas

Vou te contar abaixo minha rotina de como cuidar do cabelo com mechas, da matização que costumo fazer e também sobre a hidratação que é uma etapa que não deixo de fazer mesmo!

Meu cabelo é castanho escuro e para dar uma iluminada no visual e deixar mais leve também, eu faço mechas em tom mel/dourado há uns 7 anos e gosto bastante do resultado! Lembro que na primeira vez que fiz fiquei com um pouco de medo do cabelo ressecar muito ou ficar poroso, ou de ficar escrava do salão de beleza também. Aos poucos, fui aprendendo a como cuidar do cabelo com mechas de forma simples, prática e em casa, com produtos de qualidade.

Como faço para cuidar do meu cabelo com mechas

Advertisement

Tenho uma rotina de como cuidar do cabelo com mechas que é bem simples, mas que vejo bastante resultado. Em primeiro lugar, como tenho o cabelo liso e fino, opto por lavar um dia sim e outro não, o que ajuda também a controlar a oleosidade. Lavar muito o cabelo pode acabar dando o efeito rebote, que é quando o couro cabeludo produz ainda mais oleosidade. Já aconteceu comigo, então não exagero na quantidade de lavagens.

Além disso, opto por sempre usar shampoo e condicionador específicos para o meu tipo de cabelo. Gosto de shampoos que limpam bem, geralmente os transparentes, e que são próprios para dar mais volume aos fios. Em relação ao condicionador, gosto também dos que são desenvolvidos para os cabelos finos, com fórmula que não pesa, sabe?

Depois de lavar com shampoo e condicionador, costumo passar um leave-in, principalmente nas pontas, para evitar que fiquem ressecadas e quebradiças. Para não pesar, a quantidade de leave-in que uso é bem pouquinha mesmo.

Advertisement

Já a hidratação, faço mais ou menos a cada 10 dias, com máscara que contenha ingredientes fortalecedores e que não pesem nos fios. Sinto muita diferença no cabelo quando faço hidratação 3x por mês, realmente ele fica mais saudável e é fácil notar mais brilho, maciez e força mesmo. Vale a pena testar essa rotina de hidratação!

Proteção térmica

Não sou adepta da chapinha, do secador ou babyliss. Eventualmente quando vou usar essas ferramentas, eu opto por usar um leave-in que já seja protetor térmico para proteger os fios do calor.

Como faço matização da cor

A matização é um passo bem importante que entra na rotina de como cuidar do cabelo com mechas.

Com o tempo, as minhas mechas vão ficando um pouco alaranjadas, avermelhadas e desbotadas. Sempre que percebo, opto por usar um shampoo e condicionador matizador. São aqueles produtos com a cor roxa, sabe? Uso a linha Yellow Off, da Yenzah! São ótimos e indico muito! Proporcionam hidratação ao mesmo tempo em que neutralizam os tons indesejados das mechas. O resultado dessa matização é imediata e geralmente faço a cada 2 meses ou quando noto que as mechas estão precisando.

Que tipo de máscara uso no cabelo com mechas

Gosto de variar a máscara de hidratação. Costumo usar as que tem ação fortalecedora e com alto poder hidratante, como a Amino Whey.  As que tem Rosa Mosqueta na fórmula também se dão bem com o meu cabelo, fazendo com que ele fique super hidratado e macio.

De quanto em quanto tempo preciso refazer as mechas ?

Refaço as minhas mechas uma vez por ano só! Como as mechas são em tons de dourado e mel, acaba que não fica muito marcado quando a raiz começa a crescer. Além disso, como as mechas acabam dando uma ressecada no cabelo por causa da química, fazer uma vez por ano também evita que os fios fiquem muito danificados.

Advertisement
Advertisement
Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>