Problemas e Cuidados

Como cuidar do seu cabelo na gravidez: 5 dicas para você arrasar

cabelo na gravidez

A saúde dos nossos cabelos depende dos cuidados que dedicamos a eles em qualquer período da nossa vida. Isso não seria diferente durante a gestação, momento em que o corpo passa por diversas transformações. Você sabe como cuidar do cabelo na gravidez?

O período de gestação é caracterizado por um aumento na produção hormonal, responsável por comandar os diferentes estágios da gravidez e garantir o desenvolvimento saudável do bebê.

As futuras mamães podem perceber que esse aumento na produção de hormônios pode contribuir para que suas unhas e cabelos fiquem mais bonitos e mais fortes. No entanto, cuidar do cabelo na gravidez é essencial para garantir que suas madeixas se mantenham saudáveis após o nascimento do bebê.

O que muda no cabelo na gravidez

Muitas mudanças ocorrem no cabelo na gravidez. É possível que, por vezes, seus fios fiquem irreconhecíveis.  Cabelos cacheados podem perder suas lindas molinhas. Cabelos lisos podem perceber um afinamento dos fios. De forma geral, pode-se perceber um ressecamento dos fios.

Variações hormonais são comuns 😉

Essas variações hormonais continuam a ocorrer mesmo após o nascimento do bebê, já que os hormônios continuam a atuar no corpo da mulher devido ao processo de amamentação.

É comum que o cabelo na gravidez tenha um ritmo de crescimento aumentado, já que a produção dos hormônios aumenta a circulação sanguínea e acelera o metabolismo. A mulher poderá perceber que os fios ficarão mais volumosos.

 

Principais coisas que não pode usar na gravidez

É recomendável que a mulher não faça tratamentos de base química em seus cabelos durante o período de gravidez. Isso inclui as colorações, relaxantes e permanentes.

Tal indicação ocorre que esses tratamentos aumentam o risco de que haja alterações na saúde do bebê. Tratamentos químicos costumam conter substâncias que, quando entram em contato com o couro cabeludo, são transportadas pela circulação sanguínea e agem em diferentes partes do corpo, podendo contribuir para a má formação fetal e, em alguns casos, até mesmo causar abortos.

Qualquer produto químico que caia na corrente sanguínea pode ser altamente prejudicial ao feto durante os três primeiros meses de gestação, já que é nesse período que ocorre a formação das células do bebê.

Dicas para cuidar do cabelo da gravidez

cabelo na gravidez
Instagram: @dayellenp

Alguns problemas podem ocorrer com uma frequência durante a gestação. A queda de cabelo na gravidez, por exemplo, pode ser maior do que em períodos normais. Além de entender quais são as principais coisas que não se pode usar durante a gravidez, é importante saber como cuidar dos fios durante esse período.

Abaixo apresentaremos cinco dicas para cuidar do cabelo na gravidez, a fim de garantir que suas madeixas ficarão fortes e saudáveis durante esse lindo momento de sua vida.

Dica 1

Mantenha a hidratação em dia. Na hora de comprar produtos para os cabelos, escolha sempre os adequados para o seu tipo de fio e procure se informar para saber se eles podem ser utilizados por grávidas.

 O ideal é que você opte por fazer um tratamento completo como o cronograma capilar, focado em solucionar os principais problemas capilares e manter a saúde dos fios por mais tempo.

Dica 2

Cuide da sua alimentação. Além de ser fundamental para a saúde tanto da mãe quanto do bebê, a alimentação correta, com frutas, verduras e legumes é uma fonte de vitaminas, nutrientes e sais minerais que terão influência na saúde dos seus fios.

Dica 3

Prefira utilizar produtos naturais para seus tratamentos capilares. Para aquelas que desejam mudar o tom dos fios durante a gravidez, recomenda-se o uso de produtos que não contenham amônia, como os tonalizantes.

Lembre-se, no entanto, de fazer um teste de mecha antes de aplicar o produto, para verificar a compatibilidade com seus fios.

Dica 4

Mantenha o corte em dia. Isso irá ajudar a reduzir as pontas duplas e fortalecer os fios, fazendo com que eles fiquem mais saudáveis. Opte por um corte que seja fácil de estilizar para diminuir o trabalho na hora de arrumar suas madeixas.

Dica 5

Diminua o uso de ferramentas de calor como o secador e a chapinha. Seus fios estarão já mais ressecados devido à ação dos hormônios, e esses utensílios podem contribuir para torná-los mais fracos e quebradiços.

cabelo na gravidez o que evitar
Instagram: @moorecolour_hair

Prefira deixar os cabelos secarem naturalmente sempre que possível e, caso não haja como evitar o uso do secador ou da chapinha, lembre-se sempre de aplicar antes um protetor térmico para minimizar a ação ressecadora desses produtos.

O protetor térmico formará uma camada de proteção ao redor da sua fibra capilar, fazendo com o que o calor da chapinha ou do secador tenha uma ação menos maléfica nas suas madeixas.

Para além de entender como cuidar do cabelo na gravidez, depois será importante saber como cuidar dos fios dos pequenos. Temos sete dicas para cuidar dos cabelos de crianças e fazer com que as madeixas dos pequenotes cresçam sedosas e macias.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>