DicasProblemas e Cuidados

Como cuidar do cabelo depois da academia? 10 dicas para manter o cabelo saudável após exercícios

como cuidar do cabelocomo cuidar do cabelo

Praticar exercícios físicos é importante para a nossa saúde. Nós sabemos disso. Mas como fazer quando saímos da academia e nosso cabelo está quebrado ou mais cheio de nós do que os fios dos nossos fones de ouvido? Se esse é um problema, fique aqui que hoje mostraremos como cuidar do cabelo depois da academia.

Parece praticamente impossível manter os cabelos lindos após praticar exercícios físicos. É natural: quando nos exercitamos, nós suamos, e o suor, quando entra em contato com as madeixas, faz com que elas rapidamente fiquem com um aspecto de sujas. Seja porque você frequenta a academia diariamente e tem tido dificuldade de cuidar dos cabelos ou porque você quer saber como fazer para sair da academia e poder ir encontrar os amigos num happy hour ou ir para um date sem se preocupar com a aparência dos cabelos, esse artigo está aqui para te salvar.

Como o suor age nos fios?

É muito provável que você irá suar quando estiver se exercitando na academia, a não ser que você seja uma daquelas pessoas que raramente transpira. Ao suar, você poderá perceber que seus cabelos parecem ficar mais opacos e ressecados. Isso ocorre porque quando o suor entra em contato com nossos fios, ele contribui para deixá-los mais secos. Nosso suor possui alta concentração de sal, substância que, em contato com os cabelos, contribui para roubar muita da água presente na fibra capilar.

Isso contribui para a formação de frizz e o aumento da oleosidade. Por isso, se você quer saber como cuidar do cabelo, é essencial entender que quanto menos contato ele tiver com o suor, melhor.

Suar é super normal, por isso é importante evitar seu efeito no cabelo 😉

Como cuidar do cabelo depois da academia?

Para entender como cuidar do cabelo após a academia, veja as dicas que daremos abaixo.

1 – Prenda os cabelos na hora de se exercitar

Entendemos que é um tanto quanto difícil manter as madeixas afastadas do suor e que, quando estamos nos exercitando, a última coisa que queremos é ficar nos preocupando com o cabelo. Por isso, aposte em penteados que prendam o comprimento. Isso vale também para a franja. Ao diminuir as áreas de contato dos cabelos com a pele, é possível evitar que o suor encoste nos fios, fazendo com que eles fiquem mais limpos.

2 – Lave os cabelos após a academia em dias que malhar pesado

Lavar os cabelos após os exercícios físicos é importante para remover o suor dos fios. No entanto, nem sempre é possível lavar os cabelos, e alguns tipos de fios não podem ser lavados diariamente, caso das crespas e cacheadas. Por isso, para saber como cuidar do cabelo é importante entender que devemos lavar as madeixas após a academia nos dias em que malhamos mais pesado, quando o contato com o suor é maior.

3 – Shampoo seco

O shampoo seco pode ser um grande aliado de quem faz academia. Esse produto pode ajudar a prolongar os efeitos da lavagem. Apenas aguarde até que os fios não estejam mais úmidos para aplicar o produto e não use com frequência, ok?

4 – Invista na saúde dos cabelos

Quando nossos cabelos estão saudáveis, os danos causados pelo suor são menores. Então, como cuidar do cabelo envolve também investir em tratamentos para a saúde capilar. Aposte na rotina de cuidados chamada cronograma capilar, melhor indicação para quem quer cabelos saudáveis por mais tempo.

Separe um tempinho para cuidar dos fios, eles vão amar!

5 – Use o leave-in durante o treino

Esse produto ajuda a proteger os cabelos durante os exercícios físicos, minimizando a ação do suor nas madeixas e evitando danos em excesso. Procure por produtos que ofereçam nutrição, pois eles formam uma camada de proteção em volta dos fios.

6 – Cuidado com o elástico de cabelo

Na hora de prender os cabelos, invista em prendedores fofinhos, que não irão danificar nem quebrar seus fios. Além disso, procure variar a altura do coque ou rabo de cavalo, para não prender sempre as mesmas partes do cabelo.

Prendedores de tecido são uma boa opção – @vivartesanato

 7 -Invista no antes

Antes de treinar, faça massagens rápidas no couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea no local, o que contribuirá para aumentar o fluxo de oxigênio, mantendo o cabelo mais hidratado.

8 – Use o óleo de coco

Aplicar um pouco de óleo de coco antes de começar a malhar pode ajudar a minimizar a ação do suor, mantendo as madeixas mais saudáveis. Apenas fique atenta para a quantidade, que deve ser do tamanho de uma moeda pequena, e não aplique na raiz.

óleo de coco para cabelo
Óleo de coco para cabelo

9 – Use o secador de cabelo

Passar o secador rapidamente na raiz dos cabelos pode ajudar a eliminar o suor e diminuir a oleosidade após malhar. Apenas lembre-se de respeitar uma boa distância para não queimar os fios.

10 – Mude a forma de finalização

Se você tiver que sair após a academia, invista em finalizações ou penteados que disfarcem caso seu cabelo estiver sujo. As lisas podem investir em ondas leves, as onduladas podem acentuar ainda mais as ondas e a as crespas e cacheadas podem finalizar de forma a ressaltar os cachos ou investir em penteados.

Que tal tranças? 😀

Saber como cuidar do cabelo após a academia é importante para manter a saúde das madeixas e não ter que cancelar aquele compromisso importante porque o cabelo não quer obedecer. Invista em penteados com cabelo preso e aproveite para ver dicas para mantê-lo intacto durante o dia.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>