EstiloTransformação

Como cortar o cabelo sozinha: aprenda 3 cortes super fáceis

como cortar o cabelo sozinha

Todas gostamos de dar aquela mudada no visual. Seja para trocar a cor do cabelo ou deixá-los mais curtos, as transformações capilares são uma das formas mais práticas de inovar no visual. É possível aprender como cortar o cabelo sozinha, tomando alguns cuidados.

As mudanças capilares feitas em casa têm sido cada vez mais comum. Tanto pela praticidade quanto pelo fato de serem muito mais baratas. Só que se você não sabe como fazer os procedimentos de forma a garantir os resultados desejados, pode acabar se frustrando.

Com certeza você já viu vídeos de pessoas que resolveram cortar o cabelo em casa e acabaram fazendo besteira. Ainda que seja mais comum com franjas, o corte errado pode ocorrer em todo o comprimento e comprometer o seu visual.

E aí, nesses casos, pode ser que somente esperando crescer novamente para poder recuperar ou consertar o corte. E é por isso que aprender a cortar os fios sozinha é muito importante: evita arrependimentos.

Da franja curta demais até os fios muito desiguais, ninguém quer virar meme na internet. Ainda que essas mudanças não sejam permanentes, já que é importante lembrar que cabelo cresce, elas podem sim afetar a nossa autoestima.

Independentemente do seu tipo de cabelo, aprender como cortar o cabelo sozinha será uma mão na roda para aquele momento em que você enjoar do seu visual.

Você não precisa fugir da tesoura, somente aprender como cortar o cabelo sozinha e fazer os seus fios ficarem ainda mais lindos. Se está pronta para uma mudança de visual linda e econômica, vamos lá!

Quando optar pelo corte

Advertisement

Pode ser que você queira aprender como cortar o cabelo sozinha porque deseja mudar de visual ou porque sinta que seu cabelo está necessitando de um corte.

Advertisement

Assim como o resto do nosso corpo, nossos fios dão sinais quando está na hora de apostar naquele corte ou em uma hidratação.

Um dos sinais mais comuns é o fato de os cabelos ficarem muito secos ou ressecados, o que pode ser percebido pelas pontas duplas e pela aspereza no toque.

Em alguns casos, pode ser que a hidratação seja o suficiente para recuperar a beleza e a vitalidade das nossas madeixas. No entanto, tem vezes em que se faz necessário dar aquele belo corte para eliminar a parte mais frágil dos fios, a famosa aparada das pontinhas.

Essa prática traz resultados muito eficientes para quem deseja tornar os fios mais fortes e fazer com que a estrutura dos fios fique mais resistente.

Até mesmo as adeptas do projeto Rapunzel podem se beneficiar de um corte nas pontas para auxiliar no crescimento saudável e forte dos fios. Isso irá ajudar a prevenir as pontas duplas que tanto detestamos.

Preparação para cortar o cabelo

Antes de saber como cortar o cabelo sozinha, é preciso entender quais são os materiais necessários para fazer um bom corte.

No melhor estilo de programa infantil, te digo que, para fazer essa experiência, você vai precisar de:

– Um pente fino

– Toalha

– Espelho

– Prendedores de cabelo

– Uma tesoura sem ponta. Brincadeira, ela precisa ser afiada para dar certo ????

Mas não podia perder essa oportunidade, não é mesmo?

Passo a passo de como cortar o cabelo sozinha

Agora que você já tem os materiais necessários, está na hora de entender como cortar o cabelo sozinha. A técnica irá depender do tipo de corte que você quer fazer e do resultado que deseja alcançar.

Franja

Definitivamente esse é o tipo de corte mais comum, já que as franjas crescem rapidamente e não podemos correr ao cabeleireiro cada vez que sentirmos que é necessário apará-las.

A técnica de como cortar o cabelo sozinha focando na franja depende do seu tipo de cabelo. Se você tem cabelo liso, a melhor forma de cortar é umedecendo os fios da franja e separando-os do resto dos seus cabelos.

Se seus cabelos são cacheados ou crespos, a melhor forma de cortar a franja é com os fios secos.

Em ambos os casos, penteie sua franja de modo a formar um triângulo em sua testa. Então, torça as pontas dos fios e corte no comprimento desejado e obter uma franja lateral.

Para a franja reta na frente, os fios devem ser cortados horizontalmente com a franja penteada na frente do rosto.

Corte em u

Nem só de franja vive o aprendizado de como cortar o cabelo sozinha. Aquelas que desejam dar mais leveza aos fios e fazer com que eles adquiram mais movimento podem optar pelo corte em u.

como cortar o cabelo sozinha em u
Instagram: @luizabsobral

Para fazer esse corte, alinhe seus fios com a ajuda de um pente e divida-os em duas partes.

Incline a cabeça para a lateral e vire-a para o lado oposto da mecha que você irá cortar. Então, faça um corte reto nessa mecha e repita o processo do outro lado.

Não se esqueça de medir os dois lados para ter certeza de que o comprimento está correto.

Corte repicado

O famoso corte repicado não sai de moda nunca. Ele consiste em camadas de cabelo em comprimentos diferentes. Para fazê-lo, umedeça os fios, já que é mais fácil enxergar as diferentes camadas com o cabelo molhado.

Jogue todos os fios de cabelo para a frente do rosto e desembarace com o auxílio de uma escova.

Então, quando seus fios estiverem completamente retos e esticados, faça um corte em linha reta com a ajuda de uma tesoura. O truque é iniciar esse corte o mais longe possível da mecha de cabelo que vem da nuca, para não correr o risco de ficar curto demais.

como cortar cabelo sozinha repicado
Instagram: @olhinhosdacaju

Existem muitos cortes diferentes que podem ser feitos por quem quer entender como cortar o cabelo sozinha em casa. Lembre-se sempre de pesquisar tipos diferentes de cortes para saber qual te agrada mais. O famoso corte bordado é o ideal para quem deseja fugir das pontas duplas. Qual o seu tipo de corte preferido?

Advertisement
Advertisement
Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>