EstiloTransformação

Como cortar o cabelo sozinha: aprenda 3 cortes super fáceis

como cortar o cabelo sozinha

Todo mundo gosta de mudar de visual. De tingir os fios até deixá-los mais curtos, há muitas formas diferentes de fazer uma transformação que vá nos agradar. Hoje em dia, é muito comum que essa mudança ocorra dentro de nossa própria casa. Por isso, neste artigo vou te ensinar como cortar o cabelo sozinha, independentemente do seu tipo de cabelo.

Com certeza você já viu vídeos e mais vídeos de cortes de cabelo feitos em casa que não deram assim tão certo e acabaram virando meme na internet. Da franja curta demais até os fios desiguais, os erros que podem ser cometidos são muitos e, ainda que não sejam permanentes, já que cabelo cresce, podem afetar a nossa autoestima.

Isso, no entanto, não quer dizer que você tenha que fugir da tesoura. Se você aprender como cortar o cabelo sozinha, ficará muito mais fácil fazer uma mudança de visual que te agrade e que seja mais econômica.

Quando optar pelo corte

Pode ser que você queira aprender como cortar o cabelo sozinha para mudar de visual ou porque sente que está na hora de um corte. Nossos fios nos dão sinais de que está na hora de um corte ou de uma hidratação.

Esses sinais ocorrem geralmente quando nossos cabelos estão muito secos ou ressecados, manifestando-se por meio das pontas duplas e do toque áspero.

Pode ser que uma hidratação seja o suficiente para recuperar a beleza e a vitalidade dos seus fios. No entanto, tem vezes em que eliminar a parte mais frágil por meio de um corte, o famoso aparar as pontas, traz resultados mais eficientes para quem deseja fortificar a estrutura capilar.

Até mesmo as adeptas do projeto Rapunzel podem se beneficiar de um corte nas pontas para auxiliar no crescimento saudável e forte dos fios. Isso irá ajudar a prevenir as pontas duplas que tanto detestamos.

Preparação para cortar o cabelo

Antes de saber como cortar o cabelo sozinha, é preciso entender quais são os materiais necessários para fazer um bom corte.

No melhor estilo de programa infantil, te digo que, para fazer essa experiência, você vai precisar de:

– Um pente fino

– Toalha

– Espelho

– Prendedores de cabelo

– Uma tesoura sem ponta. Brincadeira, ela precisa ser afiada para dar certo ????

Mas não podia perder essa oportunidade, não é mesmo?

Passo a passo de como cortar o cabelo sozinha

Agora que você já tem os materiais necessários, está na hora de entender como cortar o cabelo sozinha. A técnica irá depender do tipo de corte que você quer fazer e do resultado que deseja alcançar.

Franja

Definitivamente esse é o tipo de corte mais comum, já que as franjas crescem rapidamente e não podemos correr ao cabeleireiro cada vez que sentirmos que é necessário apará-las.

A técnica de como cortar o cabelo sozinha focando na franja depende do seu tipo de cabelo. Se você tem cabelo liso, a melhor forma de cortar é umedecendo os fios da franja e separando-os do resto dos seus cabelos.

Se seus cabelos são cacheados ou crespos, a melhor forma de cortar a franja é com os fios secos.

Em ambos os casos, penteie sua franja de modo a formar um triângulo em sua testa. Então, torça as pontas dos fios e corte no comprimento desejado e obter uma franja lateral.

Para a franja reta na frente, os fios devem ser cortados horizontalmente com a franja penteada na frente do rosto.

Corte em u

Nem só de franja vive o aprendizado de como cortar o cabelo sozinha. Aquelas que desejam dar mais leveza aos fios e fazer com que eles adquiram mais movimento podem optar pelo corte em u.

como cortar o cabelo sozinha
Instagram: @luizabsobral

Para fazer esse corte, alinhe seus fios com a ajuda de um pente e divida-os em duas partes.

Incline a cabeça para a lateral e vire-a para o lado oposto da mecha que você irá cortar. Então, faça um corte reto nessa mecha e repita o processo do outro lado.

Não se esqueça de medir os dois lados para ter certeza de que o comprimento está correto.

Corte repicado

O famoso corte repicado não sai de moda nunca. Ele consiste em camadas de cabelo em comprimentos diferentes. Para fazê-lo, umedeça os fios, já que é mais fácil enxergar as diferentes camadas com o cabelo molhado.

Jogue todos os fios de cabelo para a frente do rosto e desembarace com o auxílio de uma escova.

Então, quando seus fios estiverem completamente retos e esticados, faça um corte em linha reta com a ajuda de uma tesoura. O truque é iniciar esse corte o mais longe possível da mecha de cabelo que vem da nuca, para não correr o risco de ficar curto demais.

como cortar cabelo sozinha
Instagram: @olhinhosdacaju

Existem muitos cortes diferentes que podem ser feitos por quem quer entender como cortar o cabelo sozinha em casa. Lembre-se sempre de pesquisar tipos diferentes de cortes para saber qual te agrada mais. O famoso corte bordado é o ideal para quem deseja fugir das pontas duplas. Qual o seu tipo de corte preferido?

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>