CacheadosDicas

Como cortar cabelo cacheado? Veja as técnicas e inspirações de corte

como cortar cabelo cacheado

Está na hora de cortar as suas madeixas. Você decide fazer sozinha em casa, porque, afinal de contas, que mal não tem, não é mesmo? Tesoura ok, toalha ok, você tem certeza de que sabe como cortar cabelo cacheado e, por isso, nem procura pelos famosos tutoriais do YouTube. Deve ser mesmo muito fácil.

Você estica um dos fios e corta. Estica outro e corta. Vai repetindo o processo e achando que está arrasando. Mas, quando termina… ih, o que houve? Está tudo desigual, nem de longe se parece com aquele corte que você tinha pesquisado na internet. E agora, o que fazer?

Antes de mais nada, por favor, não corte os cabelos antes de ler esse artigo, tá? A gente precisa entender direitinho como cortar o cabelo cacheado, estudar as técnicas e perceber como analisar os fios para saber exatamente o passo a passo do corte, para não se arrepender depois. Então vamos lá.

Cada tipo de cabelo requer cuidados especiais focados em potencializar sua beleza. Isso não seria diferente com os famosos cachos. Existem no mercado produtos específicos para os diferentes tipos de cabelo cacheado, mas a atenção para esse tipo de madeixa também envolve a famosa hora da tesoura. Você sabe como cortar cabelo cacheado?

O corte certo pode valorizar e muito as nossas madeixas, isso não é nenhum segredo. No caso dos cacheados, o tipo de corte pode mudar tanto a relação com o volume quanto a própria formação dos cachos. Saber como cortar cabelo cacheado envolve também entender quais sãos os diferentes tipos de cachos e de cortes que esses cabelos podem aceitar.

O corte pode te ajudar na definição, menos ou mais volume e por aí vai 🙂

Tipos de cachos

Os tipos de cabelo são divididos em categorias, e essa divisão serve para facilitar a nossa vida. Eu não sei vocês, mas eu adoro coisas que servem para me ajudar e tornar mais fácil os meus cuidados capilares. Quer saber como essa categorização pode te ajudar?

Identificar os tipos de cabelos cacheados é essencial para entender as características de cada madeixa, o que ajuda a saber quais são os produtos ideais e quais suas necessidades mais iminentes. Os cabelos cacheados se encaixam nas categorias 2, 3 e 4. A categoria 2 é a dos cabelos ondulados, ou seja, cabelos que podem formar ondas quase semelhantes a cachos.

como cortar cabelo cacheado tipos de cachos

Os cacheados propriamente ditos estão na categoria 3, onde se enquadram as molinhas. Esses cachos são definidos e costumam apresentar maior volume. O tipo 3A é mais semelhante ao ondulado, o 3B tem cachos bem formados e o 3c apresenta cachos em espiral, definidos e fechados.

como cortar cabelo cacheado tipos de cachos

A categoria 4 engloba os cabelos crespo e afro, que tem estrutura ainda mais fechada e podem formar cachos ou, no caso do tipo 4C, não ter a capacidade de definir seus cachos sozinho.

como cortar cabelo cacheado tipos de cachos

Características do cabelo cacheado

Cada tipo de cabelo tem características únicas, e é essencial entender como funcionam os seus fios para saber quais são os tratamentos ideais para as suas madeixas.

O cabelo cacheado não é igual ao liso, que não é igual ao ondulado e nem ao crespo. Mesmo dentro da categoria cabelo cacheado existem subcategorias, como vimos logo acima. Algumas características são compartilhadas entre os cacheados e crespos, com maior ou menor intensidade dependendo da subcategoria dos seus fios.

Os cabelos cacheados, devido ao seu formato em espiral, costumam apresentar fios mais finos e ressecados. Isso ocorre porque a oleosidade natural da fibra capilar tem maior dificuldade de percorrer os fios e chegar até as pontas.

Esses cabelos também apresentam volume maior e tendência à formação de frizz. É importante ressaltar que é possível apresentar texturas capilares diferentes, o que significa dizer que a mesma cacheada pode ter mais de um tipo de cacho.

Como cortar cabelo cacheado?

Agora você sabe qual é o seu tipo de cabelo e já percebeu direitinho a importância dessa categorização. Já entendeu também que essas categorias serão muito importantes na hora de cuidar dos seus cabelos, ajudando a escolher os produtos ideais para os seus fios. Então, está na hora de falarmos do corte de cabelo, que é o assunto principal deste artigo.

Saber como cortar cabelo cacheado é essencial, e não é à toa que algumas cacheadas se frustram ao visitar cabeleireiros que não sabem como lidar com seu tipo de fio.

Alguns cuidados são essenciais, como cortar cabelo cacheado sempre na vertical e apenas quando eles estiverem secos. Quando molhado, esse tipo de fio fica mais peado e comprido, o que faz com que seu formato fique deformado.

1 – Como cortar cabelo cacheado curto

O cabelo cacheado curto deve ser cortado na vertical, com o auxílio de uma tesoura. Pode-se repicar levemente as pontas para criar mais movimento e conferir mais leveza e balanço para as madeixas. Esse efeito também auxilia a regular o volume desse tipo de cabelo.

como cortar cabelo cacheado
Como cortar cabelo cacheado curto

2 – Como cortar cabelo cacheado em camadas

O cabelo cacheado em camadas é uma boa forma de valorizar o volume, permitindo sua melhor distribuição. Mulheres que querem mais volume devem escolher camadas mais espaçadas. As que querem menos volume devem optar por camadas mais juntas. Esse corte pode ser feito em cabelos cacheados de todos os comprimentos.

como cortar cabelo cacheado
Como cortar cabelo cacheado em camadas – @emeliebattah

3 – Como cortar cabelo cacheado repicado

O corte repicado é outro que faz a cabeça das cacheadas, já que favorece a formação dos cachos. Ele pode ser feito em cortes de base mais reta e em todos os comprimentos, trabalhando sempre mecha a mecha para permitir uma melhor visualização do encaixe dos fios.

como cortar cabelo cacheado
@toni_macaroni

4 – Como cortar cabelo cacheado chanel

É importante analisar o tipo de cabelo para poder definir o caimento dos fios, especialmente nos cabelos cacheados curtos como o chanel, em que se torna mais aparente o tipo de corte. Uma boa forma de analisar esse caimento é começando a cortar os fios de fora para dentro. O formato do rosto também deve ser levado em consideração.

como cortar cabelo cacheado
Como cortar cabelo cacheado em corte chanel

5 – Como cortar franja em cabelo cacheado

Cabelo cacheado pode ter franja sim, e fica a coisa mais linda.

Havia uma época em que se dizia que as cacheadas deviam passar longe das franjas. Ainda bem que hoje sabemos que isso é mentira. Uma linda franja lateral ou até mesmo a famosa franja na altura dos olhos são uma boa pedida em madeixas cacheadas.

como cortar cabelo cacheado
Franja em cabelo cacheado – @_sydneylynnn

Analisar o formato do rosto é importante, bem como o comprimento a fim de impedir que a franja fique armada. As franjas mais longas ficam bem em rostos redondos e quadrados, enquanto a franja na altura das sobrancelhas é melhor para rostos triangulares. As donas de rostos ovais podem cortar qualquer tipo de franja.

Como deixar os cachos perfeitos?

São tantas as opções de corte que você pode até ficar confusa em qual escolher. Mas tenho certeza que, seguindo as indicações dadas neste artigo, você fará a melhor escolha possível para manter os seus fios lindos do jeitinho que você quer. Afinal, nada como um lindo corte de cabelo para mudar o visual com categoria, não é mesmo?

Para além de saber como cortar cabelo cacheado, é importante entender as diferentes finalizações para os cachos. Quem deseja definição pode recorrer a métodos como a texturização e até mesmo a utensílios como o difusor. Apenas não se esqueça de usar o protetor térmico.

Além de cuidados como cortar o cabelo cacheado buscando valorizar sempre a formação dos cachos, é importante focar em tratamentos. Você sabia que existem receitinhas de hidratação específicas para as donas de cachos?

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
  • >