Como cachear o cabelo? Veja 7 formas de cachear os fios sem usar ferramentas de calor
Você sabe como cachear o cabelo? Essa pode parecer uma pergunta um tanto quanto estranha. Afinal de contas, se o seu cabelo já é naturalmente cacheado, não precisa cachear, certo? E se não é, existe uma ferramenta mágica chamada babyliss que resolve todos os seus problemas.
Se isso foi a primeira coisa que veio à sua cabeça, saiba que ainda que não esteja completamente errada, essa resposta está um tanto quanto incompleta. O babyliss é realmente uma grande ferramenta para alcançar os cachinhos nos fios, mas não é a única.
E, além disso, mesmo cabelos naturalmente cacheados podem se beneficiar das técnicas de como cachear o cabelo para conseguir cachos mais definidos e duradouros.
As técnicas de texturização, como é chamada essa forma de mudar a textura dos fios a fim de conseguir mais definição, são inúmeras, para todos os gostos. As cacheadas e crespas, na verdade, já devem conhecer algumas, ainda que pode ser que não usem.
Então, se você quer colocar os seus cachinhos para jogo, vamos te mostrar 7 formas de como cachear o cabelo sem a necessidade de usar ferramentas de calor, a fim de manter os seus lindos fios bem saudáveis.
Que cacho é o meu?
Antes de partirmos para as dicas, é preciso que você saiba qual é o seu tipo de cacho, já que essa informação pode te poupar de muitas frustrações. O que isso quer dizer?
Se você jogar cabelo cacheado no Google imagens, vai achar uma infinidade de cabelos caracóis lindos de viver. Mas, prestando bastante atenção nos fios, você verá que há uma certa diferença entre um tipo de cacho e outro. Eles não são exatamente iguais.
Entender qual é o seu tipo de cacho fará com que os cuidados específicos para os seus fios se tornem mais fáceis, já que permite comprar os produtos indicados para o seu tipo de fio e entender como cachear o cabelo a fim de potencializar o formato natural dos seus caracóis.
O mesmo creme de finalização trará resultados diferentes, por exemplo, em cabelos ondulados, cacheados e crespos.
A intenção é fazer com que você conheça melhor o seu cabelo cacheado e saiba cuidar dele.
Cacho tipo 2
É o famoso cabelo ondulado. Dentro desse grupo temos:
2A – Praticamente liso
2B – Com ondas marcadas
2C – As ondas ficam quase como cachos, com os fios grossos e volume
Cacho tipo 3
O cabelo cacheado e suas molinhas. Nesse grupo temos:
3A – Um encaracolado próximo ao ondulado, porém formando espirais
3B – Um cacho mais apertado que o anterior, dando aquela vibe de cachinhos com o cabelo armado
3C – Mais volumoso e com o cacho mais apertado que os outros dois. Esse tipo tem tendência maior ao frizz
Cacho tipo 4
Essa é a categoria para os crespos e afros, que se separam em:
4A – Muita definição e volume para esse tipo de cacho
4B – Cachos pequenininhos, finos e mais frágeis
4C – O crespo que não forma cacho naturalmente e precisa de uma ajudinha extra
Agora que você já sabe seu tipo de cacho, vamos as técnicas para deixá-los com efeito mola!
Para quem tem cabelo cacheado e crespo
Se você acha que todo mundo que tem cabelo cacheado acorda naturalmente com as espirais super formadas e definidas, se engana. Pode parecer que não, mas quem tem cabelo cacheado passa por dificuldades para cuidar dos fios.
Apesar de eles ficarem naturalmente mais enrolados, tanto a textura quanto o volume podem dar tchau de um dia para o outro, deixando os cabelos com um aspecto não tão bonito. O mesmo vale para o cabelo crespo, que às vezes, é mais difícil de definir, dependendo das suas características.
Dica 1 – Coquinhos infalíveis
Para você acordar toda cacheada, faça coquinhos com mechas do cabelo, quanto mais tempo você deixar mais cacheado ele vai ficar. Por essa razão, uma dica bem legal é dormir com os coquinhos para ter uma definição ainda mais linda no cabelo cacheado.
Dica 2 – Fitagem
Uma das técnicas mais amadas entre as cacheadas e crespas, e tem uma razão para isso. Ela é simples de fazer, basta (i) separar o cabelo em mechas, quanto mais fina a mecha mais o cacho vai ficar bem enroladinho. (ii) Depois de separar passe o creme de pentear da sua preferência, (iii) penteie e (iv) amasse até a raiz para definir ainda mais.
Dica 3 – Dedoliss
Esquece o babyliss meio complicado e quente, aqui você vai colocar as mãos na obra! Separe o cabelo desembaraçado em mechas e com a ajuda de um finalizador, enrole com os dedos os fios do cabelo. Pronto! Simples, não é?
Os cachos podem não ficar super definidos, mas ajuda bastante.
Dica 4 – Usando bigudinhos
Eles se tornaram uma sensação entre as cacheadas. O acessório auxilia bastante quem está a procura de um cacho perfeito. Além de ter o cuidado de não danificar o cacho, ele ajuda aquelas que estão em transição capilar.
Para usar é bem simples. Enrole os bigudinhos em mechas do cabelo e espere algumas horas, no fim você terá cachos super definidos.
Para quem tem cabelo liso ou ondulado
Esses aqui merecem uma atenção maior na hora de cachear, já que naturalmente tendem a ter ondas mais largas ou fios retos. Para saber como cachear o cabelo, presta atenção nessas dicas:
Dica 1 – Tranças
Essa dica aqui é bem antiga. Para fazer, basta fazer tranças no cabelo, a quantidade vai depender de quanto cabelo você tem e de quanto você quer cachear, quanto mais tranças mais cachos fechadinhos. Para ter um efeito prolongado, durma com as tranças, no dia seguinte apenas disfarça e ajeito com os dedos.
Dica 2 – Rake and Shake
Essa técnica serve para definir as ondas. Separe as mechas e aperta com as mãos. Essa técnica é bem parecida com a fitagem e deixa o cabelo cacheado. Experimente com um finalizador para manter os cachos por mais tempo.
Dica 3 – Papel alumínio
Essa é uma ótima técnica para texturizar o cabelo. Para fazer basta enrolar mechas do cabelo em papel alumínio. A grossura do papel vai definir o tamanho do seu cacho, então você pode testar várias formas. Depois de algumas horas, retire o papel e arrume com os dedos.
Para ter cachos sempre saudáveis
Todas as dicas acima não usam calor para definir os cachos, então não danificam, mas fique sempre atenta ao seu cabelo. Ele precisa de cuidados diários para sempre estar bonito e saudável. Para isso, entenda o seu tipo de cacho, identifique e use produtos específicos, desse modo ele sempre estará ao seu lado e nada de bad hair day!
Amo cabelos cacheados quero fazer no meu
Que legal, Cintia! Depois conta para a gente como foi sua experiência, vamos amar saber ❤️
Ameeeeei o post??
Oie Fran!
Ficamos muito felizes em saber que gostou dessa dica! Depois conta para a gente o resultado no seu cabelo!
Meu cabelo e cacheado e muito fino embaraçar muito principalmente a noite