Como alisar o cabelo em casa? Confira o passo-a-passo

Como alisar o cabelo em casa? Confira o passo-a-passo

Muitas mulheres desejam ter o cabelo liso, e para conseguir isso recorrem ao alisamento. Alisar os fios já é algo muito comum no Brasil e no mundo, com diversas técnicas e tipos de tratamentos diferentes.

Mas, quando se pensa em alisar o cabelo já começam a surgir várias dúvidas na nossa cabeça, entre elas, o tempo de duração e os possíveis males que as químicas usadas nos fios podem causar. Além disso, também surge o desânimo de passar horas na fila de espera do cabeleireiro ao invés de fazer o fazer o próprio cabelo. Será que não tem um opção de como alisar o cabelo em casa? Tem, e nós vamos te explicar direitinho como fazer!

Como funciona o alisamento?

Quando a gente pensa em alisamento, só lembramos da parte que é o “liso” e esquecemos todo o trabalho que envolve esse processo. Primeiramente, alisar o cabelo significa alinhar as cutículas capilares, deixando o cabelo com mais brilho e dando aquele efeito liso, que tantas procuram.

Agora, para falar sobre durabilidade ou seus prós e contras, temos que levar em consideração os tipos de alisamento. Você já deve ter visto vários por aí: escova progressiva, escova de chocolate, definitiva, marroquina, lifting hair… São diversas opções para escolher e às vezes até confundem. Vamos falar um pouco sobre elas.

Fios naturais são incríveis, mas fios alisados também são belos – @mobhair

Tipos de alisamento

O seu principal foco na hora de escolher um tipo de alisamento é sobre a química do produto. Existem alisamentos que utilizam formol e outros que não. Mas você sabe os problemas disso? O formol em grande excesso agride o cabelo, na realidade, qualquer tipo de alisamento feito com química se torna um processo agressivo para o cabelo, já que ele absorve todos os componentes.

Então, se você tem o cabelo fino, delicado, que já demanda alguns trabalhos a mais, é melhor pensar antes de escolher um alisamento químico. “Mas só tem coisa ruim em um alisamento químico?” Não. Até porque se fosse assim ninguém faria, não é?

O grande pró do alisamento químico é que ele dura bem mais que um alisamento caseiro, e quando falamos sobre praticidade, sua melhor opção pode ser essa, mas lembre-se, um alisamento químico deve ser feito por profissionais, nada de querer se aventurar sozinha em casa, os resultados podem ser terríveis!

Já o alisamento caseiro

Com esse aqui você não precisa se preocupar, ele não agride o fio, ao contrário, deixa o cabelo macio, sedoso e cheio de brilho, pois além de alisar, ele hidrata. Como já foi dito, sua durabilidade é menor, e também vale lembrar que o cabelo não fica lisinho. Se você escolher o alisamento feito em casa, tenha em mente que o processo de deixar o cabelo bem liso leva tempo, tendo que repetir o tratamento uma vez por semana ou a cada 15 dias. Aqui o foco é deixar o cabelo saudável.

Como alisar o cabelo em casa?

Escolheu alisar o cabelo em casa? Que bom! Aqui, além de alisar, você estará tratando os fios, ou seja, não tem nenhuma restrição. Antes de começar a colocar as receitas na cabeça, é importante lavar o cabelo com um shampoo anti-resíduos, para deixar as cutículas dos fios abertas, assim elas vão conseguir absorver todas as coisas boas desse alisamento.

1 – Alisando com receita caseira

Com leite e maizena

Ingredientes:

– 1 copo de leite (200ml) – Não pode ser desnatado

– 2 colheres de sopa de maisena

Passos:

1) Lave o cabelo com um shampoo anti-resíduos e deixe ele secar naturalmente;

2) Misture os ingredientes e não deixe fazer bolhas. Não precisa levar a mistura ao fogo;

3) Coloque em um borrifador, espirre nos fios, que devem estar secos, e passe um pente fino alisando as mechas;

4) Vá fazendo isso até o cabelo secar, o que leva mais ou menos uma hora;

5) Enxágue com água fria e use o condicionador que você preferir.

Essa máscara deixa os cabelos bem macios e com brilho, além de alinhar os fios.

Outra opção é:

Máscara de ovo com azeite

Ingredientes:

– 2 ovos

– 2 colheres de chá de azeite

Passos:

1) Lave o cabelo e, em seguida, tire o excesso de água com uma toalha;

2) Separe a gema e a bata junto com uma colher de chá de azeite no liquidificador ou com a ajuda de um garfo mesmo;

3) Aplique por todo o cabelo e deixe agir por 20 minutos;

4) Lave a misturinha dos fios com shampoo e água fria. Depois é só secar. Se for secar as madeixas com a ajuda do secador, não esqueça do protetor térmico 😉

Os fios ficam alinhados e com muuuuito brilho.

Como alisar o cabelo em casa – @pinterest

2 – Com progressiva caseira

Existem vários tipos de progressivas caseiras no mercado, e diversas opções que não usam formol! Você pode escolher a que mais lhe agradar e todo o processo é bem simples.

Lave o cabelo com um shampoo anti-resíduos. Separe o cabelo por mechas e passe o produto escolhido. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem, e em seguida faça uma escova e passe a chapinha. Bem simples, não é? Lembrando que o passo a passo a ser seguido, depende do produto que você está passando, ou seja, leia sempre as instruções.

Cuidados após alisar o cabelo em casa

Para qualquer tipo de alisamento, é importante dar uma atenção maior aos fios após a realização do processo. Principalmente se você fez uma progressiva caseira utilizando produtos químicos. Para isso, faça o famoso cronograma capilar e tenha os fios sempre saudáveis e com o efeito liso prolongado! Esperamos que vocês tenham gostado dessas receitinhas de como alisar o cabelo em casa.

E você, já tentou algumas dessas dicas? Conta para a gente!

Juliana Alvarenga

Juliana Alvarenga

Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra