Como acelerar o crescimento do cabelo? Mitos e verdades sobre o crescimento capilar

Como acelerar o crescimento do cabelo? Mitos e verdades sobre o crescimento capilar

Bateu aquela vontade de ter o cabelão perfeito, mas não sabe por onde começar? São tantas receitas milagrosas sobre como acelerar o crescimento do cabelo que você até fica confusa sobre o que é mito e o que é verdade. Não se preocupe mais, nós estamos aqui para te ajudar a conseguir ter aquele cabelão de rapunzel.

Com algumas dicas básicas que podem ser inseridas no seu dia a dia, você vai ver como é fácil ter um crescimento capilar saudável.

Fatores de crescimento capilar 

O cabelo cresce naturalmente em uma média de 1 centímetro por mês, e isso é válido para cabelos saudáveis. Isso é importante dizer, pois, muitas pessoas acreditam que o seu cabelo não cresce nada ou demora demais, mas atente-se ao que você passa nos fios. Qualquer coisa que não seja natural ou em benefício do fio pode dificultar o crescimento capilar.

Se você tem um cabelo quimicamente tratado, o cabelo pode demorar a crescer um pouco mais, pois a química deixa os fios mais frágeis e muitas vezes quebradiço. Para que isso não aconteça, invista em um cronograma capilar para deixar o cabelo mais saudável possível.

Cronograma capilar – @blogdoscabelos

Como acelerar o crescimento do cabelo

Hoje, existem diversas formas de como acelerar o crescimento do cabelo, graças às tecnologias cada vez mais avançadas, temos produtos no mercado que prometem ser uma bomba de crescimento capilar.

Para você ter uma ideia, existe até shampoo para crescer cabelo, mas não acredite em tudo que prometem. Existe, sim, diversos fatores que podem ajudar no crescimento capilar, mas não dá pra dizer com 100% de certeza que o produto é eficiente, varia de pessoa para pessoa.

“Esse shampoo é para crescer pelo?”

Um fator importante para você se atentar, é na alimentação. Uma alimentação saudável é boa para todo o corpo, inclusive para o cabelo! Procure, principalmente, uma alimentação rica em proteínas, zinco, vitamina A e ferro, esses componentes ajudam no crescimento capilar. Se você quiser saber um pouco mais, acesse nosso post sobre 5 alimentos que ajudam no crescimento capilar e já coloque eles na sua próxima lista de compras.

O importante é sempre tentar fazer o cabelo crescer de maneira saudável, assim você terá um resultado mais agradável possível, para isso, separamos um post especial sobre 7 dicas para fazer o cabelo crescer mais forte e rápido, pegue seu caderno e anote tudo!

Anota as dicas, mana 😉

Agora que você já sabe de algumas dicas está na hora de desvendar os mitos que envolvem o crescimento capilar, alguns deles você nem imagina que não são verdade!

Mito 1 – Quanto mais cortar, mais vai crescer

Super mito! Muita gente fala isso, mas nem faz sentido, né? Quando falamos para cortar as pontinhas, é para deixar o cabelo saudável e dessa forma ele irá crescer mais bonito. Então nada de sair metendo a tesoura nos fios, apenas se as pontinhas precisarem.

Mito 2 – Amarrar o cabelo em um penteado forte estimula o cabelo a crescer

Nada disso! O elástico amarrado no cabelo, pode danificar os fios, além disso, esticar muito o cabelo pode levar a quebra, ou seja, você vai perder fios ao invés de fazê-los crescer. Uma dica para quem precisa manter o cabelo preso é usar presilhas ou então um laço frouxo.

Mito 3 – Cortar na lua crescente faz o cabelo crescer

A gente já falou no primeiro mito que se você quer que o cabelo cresça, não faz muito sentido cortar, só as pontinhas quando necessário. Então que diferença faria cortar na lua minguante? Muitos têm essa crença, mas não há nada comprovado que isso realmente funcione.

Mito 4 – Colocar anticoncepcional no shampoo

Dá pra acreditar que tem gente que acredita nisso? Pois é. Não há nada comprovado que diga que o anticoncepcional age no crescimento capilar. O comprimido foi feito para ser ingerido.

Cabelo não engravida, pode parar de colocar remédio no shampoo – @terra

Mito 5 – Usar qualquer suplemento para os cabelos

Existem muitos suplementos que prometem ajudar na saúde dos fios e até mesmo fazer o cabelo crescer, mas você não pode comprar e tomar qualquer um. Antes de pensar nisso, procure uma orientação médica para ele dizer qual seria a melhor opção para você.

Mito 6 – Escovar o cabelo a noite

Mais uma crença é escovar o cabelo 100 vezes a noite, outra não comprovada. O que pode acontecer é o efeito contrário, acabará perdendo os fios de tanto escovar.

Mito 7 – O cabelo para de crescer quando ficamos velhos

O cabelo não para de crescer, ele continua com seu ciclo de crescimento capilar por toda a vida, a única diferença é que após os 50 anos a velocidade do crescimento cai pela metade.

Cronograma capilar para crescimento

Agora não tem como errar, você já sabe tudo que não dá certo para o crescimento capilar e o que pode dar certo. Para te ajudar mais um pouco, uma dica de ouro de como acelerar o crescimento do cabelo: um cronograma capilar. O cronograma capilar passa por todas as etapas que o cabelo precisa para ficar saudável, hidratação, nutrição e reconstrução.

Cronograma capilar – @blogdoscabelos

Para deixar essa mistura mais poderosa e ajudar no crescimento capilar, acrescente óleo de rícino na parte de nutrição, ele tem propriedades únicas que auxiliam bastante o crescimento do cabelo.

Gostou das dicas? Então está na hora de começar o projeto rapunzel!

Juliana Alvarenga

Juliana Alvarenga

Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra