Pontas Duplas

Como acabar com as pontas duplas? Veja 7 dicas que vão te ajudar

pontas duplas

Vixi, apareceram as temíveis pontas duplas? Elas deixam o cabelo com aspecto seco e descuidado e parecem que não tem solução, não é?

Mas para tudo tem um jeito! E não ia ser diferente para as pontas duplas.

Apesar de serem inimigas de todos os tipos de cabelo, as pontas duplas não são tão difíceis de tratar e nós vamos explicar direitinho o que fazer.

pontas duplas
@gerenteweb

O que são pontas duplas?

Sabe aquelas pontinhas chatas que surgem e deixam o cabelo com um aspecto ressecado ou danificado?

O cabelo fica parecendo uma palha e ninguém está a salvo desse problema que afeta tanto as lisas quanto as cacheadas. Elas são fáceis de detectar, é quando um fio parece ter mais de uma ponta, algo até estranho de ver.

Por ser um problema tão comum, existem diversas maneiras de tentar disfarçar ou evitá-las.

Nesse post você vai saber algumas dicas, mas antes, entenda um pouco mais sobre elas.

pontas duplas
@divinabeleza

O que causa as pontas duplas? 

Diversas coisas que estamos acostumadas a fazer podem causar pontas duplas. Pintar, descolorir, escovar, pranchar, secar com o secador… e por aí vai. É quase que impossível pensar em uma possibilidade de cabelo que não tenha tido pontas duplas uma vez em sua vida.

Mas se você não faz nada do que está descrito acima, deixa o cabelo mais in natura possível e mesmo assim encontra pontas duplas, pode ser a falta de hidratação, por exemplo.

Mas é tão ruim assim ter pontas duplas?

Sim! Pois elas são um aviso de que seu cabelo não está bem!

Por que as pontas duplas são prejudiciais para o cabelo?

O fio é composto por queratina, uma proteína que constrói toda a sua fibra. Se no caminho surge uma ponta dupla, isso indica que seu cabelo não está tão saudável quanto deveria, e que pode ser falta da queratina ou de outras substâncias tão importantes quanto.

Existem diversas opções que podem tratar as pontas duplas e deixar o cabelo mais saudável possível, algumas delas são bem acessíveis e deixam você sem desculpa ou preguiça de cuidar do cabelo.

Como acabar com as pontas duplas?

Chegou a hora de saber aquelas receitinhas maravilhosas para acabar e evitar o aparecimento de pontas duplas. Siga essas dicas e dê adeus a esse problema que afeta praticamente todas as mulheres.

Dica 1 – Nutrição e Restauração 

Você já ouviu falar sobre essas duas aqui? Elas fazem parte do cronograma capilar, mas podem ser feitas separadamente, dependendo do que o fio precisa. Nesse caso, você irá tratar as pontas com óleos da umectação e a queratina da restauração.

Procure por cremes de tratamento para o seu tipo de cabelo e tenham como função nutrir e restaurar os fios.

Dica 2 – Reparador de pontas

O milagroso reparador de pontas não pode ser esquecido de modo algum. Como já diz o nome, ele serve para reparar as pontas, deixando-as com aspecto mais bonito e saudável, e de tabela, ainda nutre o fio.

Procure um reparador de pontas ideal para o seu tipo de cabelo e nunca mais tire da bolsa.

Dica 3 – Sonho dos óleos

Você não leu errado! Está na hora de uma umectação muito bem feita. Para isso, espalhe um pouco de óleo nas pontas do cabelo, antes de deitar. Depois é só deixar agir durante toda a noite. Quando o corpo está em repouso, as fibras se regeneram melhor e liberam hormônios que ajudam na hidratação.

Resultado? Um cabelo lindo pela manhã.

Dica 4 – Corte bordado

Você já ouviu falar sobre o corte bordado?

Essa técnica é super legal, pois permite que você tire APENAS as pontas duplas, mantendo o comprimento do cabelo. Uma ótima opção para quem quer se livrar de vez das pontas duplas, mas não está preparada para fazer um corte radical.

Você pode repetir o processo a cada 40 dias e deixar o cabelo com aspecto mais saudável.

Dica 5 – Hidratação toda semana 

Todo mundo sabe que uma boa hidratação pode fazer milagres, então invista em uma hidratação capilar por semana para poder se livrar das pontas duplas.

A hidratação vai devolver a umidade para os fios, deixando-os mais saudáveis e recuperando a fibra capilar.

Dica 6 – Proteção térmica 

Se você é adepta a chapinha, secador ou não vive sem uma escova, a solução pode ser usar produtos com proteção térmica.

Como já vimos acima, o calor é um grande causador das pontas duplas, então é importante proteger os fios quando você for passar por algum procedimento como esse.

Dica 7 – Cortando as pontas

Se a sua ideia é se livrar imediatamente das pontas duplas, pode escolher a opção de cortar as pontinhas.

Algo que você deve lembrar é que, mesmo cortando o cabelo, as pontas duplas podem voltar a surgir, então, além de cortar, hidrate e cuide muito bem do cabelo para evitar o máximo que isso aconteça.

E você, tem pontas duplas? Conta para a gente como faz para fazê-las desaparecerem 😉

Juliana Alvarenga
Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.
>