Coceira na cabeça: o que pode ser e como acabar com ela de uma vez

Coceira na cabeça: o que pode ser e como acabar com ela de uma vez

Coçar o couro cabeludo de vez em quando é normal, mas se for algo muito frequente, é possível que essa coceira na cabeça esteja indicando algum problema mais sério e que precisa ser cuidado, como caspa, piolho, estresse em excesso, infecção, alergia, entre outros.

Dá vontade de coçar a cabeça só de ler hahahah

Se você está coçando muito o seu couro cabeludo e o incômodo parece não ter fim, não deixe de ler o artigo a seguir! Nós vamos te ajudar a identificar a possível causa da coceira na cabeça e ainda te apresentar soluções para que esse incômodo acabe de uma vez por todas!

Coceira na cabeça: o que pode ser?

Como falamos anteriormente, a coceira na cabeça pode estar acontecendo por diferentes causas, sendo importante identificá-la para que os cuidados e o tratamento possam ser feitos. Confira a seguir algumas causas que podem estar fazendo com que você coce o couro cabeludo mais vezes do que o comum!

1 – Seborréia

A Dermatite Seborréia, conhecida apenas como seborreia, é bastante comum no couro cabeludo e nada mais é do que uma alteração na pele causada por fungos e que resulta na descamação e até mesmo no aparecimento de manchas vermelhas. O resultado?  Bastante coceira na cabeça e o couro cabeludo com aspecto de sujo, com caspas.

Seborreia – @blog.folyic

Como se trata de uma doença crônica, ela pode ir e vir muitas vezes durante a vida. O tratamento, na maioria das vezes, é feito com shampoo anticaspa e, em situações de seborreia mais severa, pode ser indicado o uso de formulações específicas com corticoide.

2 – Alergia

A alergia também é uma causa da coceira na cabeça. Neste caso, é possível que ela esteja relacionada com algum componente dos cosméticos, como a fragrância, por exemplo, ou mesmo com exposição solar sem proteção no couro cabeludo, procedimentos como relaxamento, pintura e escova progressiva. Além disso, é importante lembrar que a alergia pode ser causada por produtos simples, como shampoo ou condicionador.

3 – Piolho

Os piolhos são pequenos insetos que se multiplicam de forma rápida e que podem viver no couro cabeludo, nas sobrancelhas e até mesmo nos cílios. As lêndeas, que são os ovos do piolho, são facilmente confundidas com caspa e, por isso, é necessário bastante atenção para não achar que a coceira na cabeça está sendo causada pela caspa.

Atire a primeira pedra quem nunca teve piolho na vida!

O tratamento para piolhos é feito com shampoo, remédios orais ou loções, dependendo da indicação médica.

4 – Fungo

Fungos e micoses são mais comuns em crianças do que em adultos, causando descamação e coceira nos lugares afetados, como o couro cabeludo, por exemplo. Para o tratamento, geralmente feito com xaropes antifúngicos ou comprimidos, é necessário que se descubra qual o fungo através de exame micológico de cultura.

5 – Doenças

A coceira na cabeça também pode ser um sinal de que algo errado está acontecendo no organismo, como hipotireodismo ou doenças hepáticas, por exemplo. Por este motivo, ao observar coceira na cabeça não deixe de procurar por um dermatologista que poderá indicar a causa e o melhor tratamento.

6 – Caspa

Por último temos a caspa, que é bastante comum no couro cabeludo e que é a forma mais branda da dermatite seborréica. Trata-se de uma condição de pele em que ocorre a descamação da mesma, podendo causar bastante coceira no couro cabeludo e incômodo. Na maioria das vezes, um shampoo anticaspa resolve o problema de forma rápida.

Caspa – @sweettherapy

Como acabar com a coceira na cabeça?

Como já falamos, a coceira na cabeça tem diversas causas, sendo necessário descobrir de fato qual é para que o tratamento seja feito da maneira correta. Confira a seguir algumas dicas acabar de vez com a coceira na cabeça!

Dica 1 – Lave o cabelo regularmente

A limpeza é essencial para manter o couro cabeludo limpo, evitando fungos, caspa e piolho. Lave o seu cabelo regularmente de acordo com o seu tipo de fio! Cabelos secos, por exemplo, podem ser lavados com menos freqüência.

Atenção na lavagem – @jurovalendo

Dica 2 – Não aplique condicionador no couro cabeludo

A aplicação do condicionador deve ser feita somente no comprimento dos fios e não no couro cabeludo, já que pode ocasionar caspa, alergia e, consequentemente, coceira no couro cabeludo.

Dica 3 – Atenção na chapinha, secador, difusor, etc

Talvez você não saiba, mas secadores e chapinhas muito quentes podem causar o ressecamento do couro cabeludo e coceira. Opte por secar ou modelar os fios usando a temperatura intermediária, ok?

Dica 4 – Use shampoo e condicionador sem fragrâncias

A coceira na cabeça também pode ser resultado de alergias a diversos componentes do shampoo. Que tal testar um shampoo e condicionador sem fragrâncias ou com pH neutro?

Dica 5 – Procure um dermatologista!

A coceira na cabeça pode ser causada por diversos motivos, inclusive doenças, como já falamos anteriormente. Por este motivo, não adie a sua ida ao dermatologista! É ele o profissional que vai te ajudar a encontrar o melhor tratamento para a sua coceira na cabeça sumir de uma vez!

Procure um médico para te auxiliar – @blog.thaispepe
Samira Chalom

Samira Chalom

Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra