CrescimentoQueda

Chá de folha de goiaba para o cabelo: conheça seus benefícios e como usar

cha de folha de goiaba para o cabelo

As receitas caseiras para os cuidados capilares são inúmeras, e muitas delas apresentam resultados tão eficientes quanto os tratamentos realizados em salão. Mas com tanta variedade, como saber qual receita escolher? Você já usou chá de folha de goiaba para o cabelo?

Receitas caseiras parecem ser a melhor solução para a maioria dos nossos problemas, não? Se estamos gripados, chá de boldo. Se sentimos dor de dente, a água com sal pode ajudar. Se temos mau hálito, há frutas que parecem resolver esse problema.

Há quem negligencie o poder das receitinhas caseiras. Ainda que elas não sejam a cura para tudo, é inegável que alguns problemas podem ser solucionados com a ajuda desses poderosos aliados.

Não é de hoje que incorporamos folhas de plantas diversas para tratamentos da pele e do cabelo, e há uma razão para isso. Sabe-se, por exemplo, que a babosa é um dos ingredientes primários para muitos produtos de beleza.

Usar chá de folha de goiaba para o cabelo é uma forma eficiente de combater a queda dos fios e promover um crescimento que é, ao mesmo tempo, rápido e saudável. Para saber mais sobre esse poderoso aliado da saúde capilar, continue neste artigo.

Como funciona chá de folha de goiaba para o cabelo?

Pode ser que você ache que a única coisa que podemos aproveitar da goiabeira são os seus deliciosos frutos, a goiaba. No entanto, as folhas que acompanham esse fruto podem ser de grande serventia em diversos ramos.

As folhas de goiaba são já muito utilizadas para fins medicinais, devido ao fato de serem ricas em vitaminas e nutrientes muito importantes para o ser humano. Sua ação tem influência direta na saúde do couro cabeludo, de modo a nutrir os folículos pilosos e promover um crescimento rápido e saudável dos novos fios.

Dessa forma, o chá de folha de goiaba para o cabelo irá ajudar no combate da queda do cabelo, estimular o crescimento capilar, deixar seus fios mais brilhantes, entre outras vantagens.

Sabemos da importância de deixar os nossos fios mais brilhantes. Seja após um procedimento químico ou pela ação diária de agentes externos como o sol e a poluição, os fios podem perder muito do seu brilho e, por vezes, torna-se difícil recuperá-los.

A hidratação é uma importante aliada para o aspecto brilhoso dos fios, pois devolve muito da água que é perdida diariamente. Podemos tornar a hidratação ainda mais turbinada acrescentando elementos naturais, como o chá de folha de goiaba.

cha de folha de goiaba para o cabelo
@greenme

Como fazer chá de folha de goiaba para o cabelo

Pode parecer confuso pensar em colocar um chá nos nossos cabelos. Ele deve ser quente? Devo colocar açúcar? Será que posso tomar um pouquinho também?

Calma que vamos apresentar a solução para essa e outras possíveis dúvidas que podem ter surgido na sua cabeça em relação ao uso desse poderoso ingrediente para cuidar dos seus fios.

A receita para o chá de folha de goiaba é muito simples. Basta colocar água mineral ou água filtrada em uma panela e levar ao fogo até que a água comece a ferver.

Então, coloque as folhas da goiabeira dentro da panela e desligue o fogo. Abafe essa mistura com uma tampa e deixe descansar por cerca de 20 minutos.

Após esse tempo, coe a mistura e reserve o líquido e pronto. O chá de folha de goiaba para o cabelo ou qualquer outro fim já está pronto e pode ser utilizado. Há muitas formas diferentes de utilizá-lo, e abaixo daremos alguns exemplos.

Como usar chá de folha de goiaba para o cabelo

Seu chá já está prontinho e você já está para lá de curiosa para saber todas as formas diferentes de aplicá-lo nos seus cuidados capilares. O limite aqui é a imaginação.

O chá de folha de goiaba para o cabelo pode ser incorporado em diversas receitas de cuidados capilares ou ser aplicado diretamente nos fios. Daremos um exemplo de utilização para as suas madeixas.

Comece lavando os cabelos com shampoo de sua preferência. Lembre-se de lavar os cabelos corretamente, o que significa aplicar o produto apenas na raiz e deixar que a espuma lave o comprimento.

Enxague bem e tire o excesso de água com a ajuda de uma toalha felpuda. Coloque o chá de folha de goiaba em um frasco ou um borrifador, o que tornará a aplicação mais rápida e fácil.

Com ele já frio, aplique o chá de folha de goiaba para o cabelo em todo o couro cabeludo, certificando-se que ele fique encharcado pelo chá. Pode aplicar sem dó.

Então, faça massagens suaves na região usando apenas a ponta dos dedos em movimentos circulares. Massageie por cerca de 10 minutos, para ajudar a ativar a circulação sanguínea no couro cabeludo e facilitar a penetração do chá.

Então, prenda os cabelos e deixe o chá de folha de goiaba para cabelo agir por cerca de uma hora, enxaguando apenas com água morna ou fria, nunca quente.

Você também pode usar o chá de folha de goiaba para o cabelo em conjunto com uma máscara de hidratação. Nesse caso, deve-se misturar o chá com a polpa do fruto, batendo bem até formar uma pasta homogênea.

Essa pasta deve ser aplicada em todo o comprimento dos fios já lavados, assim como faríamos com uma máscara de hidratação. Então, deixe agir por 20 minutos e enxague, finalizando com o condicionador de sua preferência.

Quantas vezes na semana posso usar chá de folha de goiaba no cabelo?

A melhor parte de incorporar tratamentos naturais para cuidar dos fios é que eles são bem menos restritivos. É como nos alimentarmos de comida saudável, não tem muito porque colocar limites de utilização. Vai muito do feeling das nossas necessidades.

Para saber qualquer coisa sobre os seus cabelos, o primeiro passo é sempre analisá-los. Seus fios te dizem tudo o que eles precisam. Se estão ressecados, precisam de hidratação. Se estão quebradiços, pode ser necessária a reconstrução capilar. Analise os seus fios para entender o que eles precisam.

Não há restrições quanto ao uso do chá de folha de goiaba para o cabelo, por ser um tratamento natural. A recomendação de uso depende do objetivo que você quer atingir.

Se o seu desejo é combater a queda dos fios, indica-se usar o chá de folha de goiaba para o cabelo cerca de três vezes na semana. Quem quer acelerar o crescimento das madeixas pode utilizá-lo cerca de duas vezes na semana.

Para conseguir o resultado almejado, esse procedimento deve ser realizado durante algumas semanas. É possível mesclá-lo com outros tratamentos para conseguir um resultado ainda mais eficiente e manter os cabelos fortes e saudáveis.

Nossos cabelos necessitam de cuidados constantes para se manterem lindos e bem hidratados. Cada tipo de cabelo tem uma necessidade diferente e pede produtos diferentes. Saber como analisar os seus fios e perceber quais são as principais necessidades deles é o primeiro passo para manter suas madeixas sempre saudáveis.

Teste receitas diferenciadas e veja quais são aquelas que mais se adaptam aos seus cabelos. Eles com certeza irão agradecer muito por essa atenção.

Você pode, por exemplo, incorporar o chá de folha de goiaba para o cabelo no seu cronograma capilar. Você sabe como funciona essa agenda de cuidados capilares e como montar a sua?

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
  • Bm dia meu cabelos está caindo muito estou já com falha no couro cabeludo não sei o porquê disso estive passando uns probleminha será q e por isso me ajude meu cabelo e combrido está bm ralo agora

      • Olá, me chamo Thiago e utilzo o chá de goiaba a uns 2 meses no meu cabelo! Realmente o chá da muitos resultados, fazendo crescer cabelo em uma parte que estava ficando calva. Estou com uma dúvida, meu cabelo de uma hora para outra voltou a cair muito! Gostaria de saber se pode ser pela forma que aplico o chá no meu cabelo, depois de lavado eu borrifo o chá no meu cabelo, e espero secar, só retiro o chá na próxima lavagem no outro dia. Gostaria de saber se esse método de aplicação e contra indicado? Beijos obrigado!

        • Olá Thiago! Ficamos felizes que gostou dessa dica. O uso recomendado é de 2 a 3 vezes na semana e sempre com enxágue 😉

        • 0i sou Jaqueline posso fazer o cha de goiabeira e deixar na geladeira ou tenho q passar no cabelo no mesmo dia q fizer o cha?

          • Oie Jaque!
            A indicação é passar no mesmo dia, assim o máximo de benefícios serão aproveitados.
            Depois vamos adorar saber como foi o resultado no seu cabelo, conta para a gente!

  • Eu ainda não sei o que dizer porque ainda não fiz uso da planta goiabeira meus cabelos estão ficando ralos tenho 59 anos e não quero ficar com os cabelos ralos demais vou fazer o tratamento com o chá dá goiaba para ver oh resultado qual será. Eu me chamo Zenaide Souza moro em Santo Antônio de Jesus

  • Olá Boa noite meu nome edvan sou de Salvador tenho 29 anos eu tô ficando muito calvo irei utilizar chá da folha da goiaba espero ter resultado

  • Gostaria de saber se quando faco e coloco no borrifador sobra bastante se posso conservar e usar mais veses se ira funciona
    Obrigada

  • Oi!!! Se eu passar e enquanto deixo agir eu fizer exercícios (e ai vai acabar suando), você acha que altera ou atrapalha na ação do chá no couro cabeludo? Obrigada!!

  • Boa noite meu nome é Rafaela e gostaria de sabe se a folha de goiaba serve mesmo para a queda de cabelo meu cabelo está caindo muito e não sei mad o que fazer..

    • Poxa, Rafa… Posso imaginar como está sneod difícil para você esse momento!
      A folha de goiaba tem alguns benefícios que podem auxiliar no tatamento antiqueda, porém o primeiro passo é entender o que está causando essa queda. A gente explica alguns possíveis motivos aqui

    • Oie, Marileide!
      Você pode usar cerca de 10 folhas de goiaba para 500ml de água, caso queira um chá mais concentrado é só usar mais folhas.
      Depois conta aqui o resultado no seu cabelo, vamos amar saber 💜

  • Gostei muito dessa dica de chá de folha de goiba. Realmente eu tenho problemas graves com o meu cabelo, agora ou fazer esse tratamento na verdade ja tenho feito, agora vou experimentar com com a polpa do fruto, acho que me vai ajudar a reparar as minhas madeixas.
    também tenho as minhas meninas com o couro cabeludo cheia de caspas muito erritantes faz muita coceira.

  • >