Um dos tratamentos mais procurados em salões de beleza, a cauterização no cabelo promete fios bonitos, alinhados e brilhosos. Essa técnica relativamente recente trabalha com ativos importantes e garante resultados atrativos.
A propaganda da cauterização no cabelo tem sido bem forte, o que faz com que esse tratamento esteja se tornando um dos queridinhos de quem quer fios saudáveis e fortes de forma rápida e prática.
Como acontece com todo tratamento capilar, é importante entender quais são as vantagens e as desvantagens de realizar a cauterização no cabelo e saber se esse tratamento é indicado para todos os tipos de fios ou não.
Se você deseja fazer cauterização nos seus cabelos, pode ser que já tenha pesquisado em diversas fontes quais são os prós e contras desse tratamento. Todas nós fazemos isso, não é mesmo? Afinal, queremos saber aonde estamos nos metendo.
Mas se você não sabe o que é a cauterização e como ela é feita, também não tem problema, porque esse artigo irá explicar tudo o que você precisa saber a respeito desse tratamento, para que você possa saber se deve ou não fazê-lo.
A promessa de fios alinhados, bonitos e brilhosos com certeza atrai muitas pessoas. Mas, afinal de contas, quais são as vantagens da cauterização capilar? Será que a escolha por esse tratamento irá oferecer algum risco para os seus fios?
Responder a essas perguntas é muito importante e irá te ajudar a entender se deve ou não optar pela aplicação da cauterização no cabelo.
Por isso, se você está na dúvida se esse tratamento é ou não para os seus cabelos, esse artigo veio para solucionar todas as suas dúvidas. Pronta para aprender os principais pontos positivos e negativos da cauterização no cabelo e saber se esse é o tratamento ideal para você?
O que é cauterização capilar?
A cauterização capilar nada mais é do que um procedimento que busca realizar um trabalho de reparação da estrutura dos cabelos. Ela também é chamada de plástica capilar, sendo uma técnica à base de queratina e que ajuda a selar a cutícula dos nossos fios e a repor a água e outros nutrientes que são extremamente importantes para o desenvolvimento das nossas madeixas.
Assim, a cauterização no cabelo é uma alternativa para quem deseja fios saudáveis e bonitos.
Quais são os prós e contras da cauterização capilar?
Praticamente todas as técnicas de cuidados capilares que não contam somente com ingredientes naturais apresentam prós e contras. Vamos entender quais são as principais vantagens e desvantagens da cauterização no cabelo?
Os prós da cauterização no cabelo
Advertisement
- É uma técnica de reconstrução que age de forma inteligente nos fios, repondo queratina e outras substâncias importantes para seu desenvolvimento.
- A cauterização no cabelo ajuda a dar mais força e resistência às madeixas.
- Além de deixar os cabelos mais fortes, a cauterização capilar é capaz de oferecer resultados estéticos bastante eficientes.
- Após a aplicação do método, os fios ficam mais leves, soltos, brilhosos e sedosos.
- A cauterização capilar é rápida e fácil de ser realizada. Desde que aplicada de forma correta, pode, inclusive, ser feita em casa.
- Além de deixar os fios mais alinhados, a cauterização no cabelo reduz o volume e elimina o tão indesejado frizz.
- Esse procedimento pode ser realizado em qualquer tipo de fio, inclusive naqueles que já foram submetidos a tratamentos químicos (descolorações, tinturas, alisamentos, etc.).
Os contras da cauterização capilar
- A cauterização capilar não é um método milagroso, como algumas pessoas pensam. Ainda que tenha uma atuação muito importante junto à cutícula capilar, seu resultado é progressivo. Ou seja, será necessário um longo tratamento para fios 100% bonitos e saudáveis.
- A eficiência da cauterização no cabelo está condicionada a cuidados de manutenção inteligentes. Caso contrário, os resultados obtidos não serão duradouros.
- Ainda que o intuito de muitas pessoas que buscam esse método seja o alisamento, é importante ressaltar que a cauterização capilar não alisa necessariamente os fios. Ela apenas reduz o volume e o frizz em virtude da sua atuação na cutícula.
- A má execução da cauterização no cabelo pode causar danos ainda maiores à saúde do fio. O uso de produtos inadequados e a administração das pranchas alisadoras em temperatura elevada podem oferecer grandes riscos para o cabelo.
- Ainda que possa ser feita sem sair de casa, a cauterização pode apresentar valores elevados. Os produtos utilizados precisam apresentar fórmulas específicas, que refletem maior custo e disponibilidade.
- É realmente importante atenção aos procedimentos e às medidas recomendadas para fazer o tratamento, pois o excesso de queratina pode deixar seus fios super rígidos, e estimular sua quebra.
- Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas. Portanto, é sempre importante fazer um teste antes da aplicação integral nos cabelos.
Como fazer cauterização no cabelo?
A cauterização capilar é simples de ser feita, sendo ela executada no salão de beleza ou mesmo em casa. Conheça o passo a passo básico para a sua aplicação:
- Lave os cabelos com shampoo antirresíduos.
- Aplique, mecha por mecha, a máscara de hidratação nos fios (escolha uma máscara propícia para esse tipo de tratamento).
- Deixe agir por 30 minutos.
- Lave bem os fios, retirando os resíduos da máscara.
- Retire o excesso de água dos fios com a ajuda de uma toalha ou secador de cabelo.
- Aplique a queratina líquida em todo o comprimento dos fios.
- Deixe agir por 5 minutos.
- Separe o cabelo em mechas e prenda-as no topo da cabeça.
- Solte as mechas e passe a prancha alisadora (pelo menos quatro vezes em cada uma delas).
- Se você conseguir, fique sem lavar ou prender o cabelo pelas próximas 24 horas. Ainda que não seja uma recomendação obrigatória, essa prática ajuda a potencializar o processo de absorção da queratina.
Pronto, sua cauterização está finalizada!
O cuidado com a saúde dos fios é uma rotina extremamente importante e que reflete um comportamento consciente em relação aos agentes agressores. Com o tempo, os cabelos vão ficando opacos, quebradiços e danificados – reflexo de exposição ao calor, sol, vento e produtos químicos.Pensando nisso, a cauterização no cabelo surge como uma alternativa de tratamento a ser considerada. Antes de fazê-la, avalie bem os prós e os contras, verificando se é o procedimento mais recomendado para você.
Você já tem o costume de fazer cauterização capilar? Conhece algum outro ponto positivo ou negativo desse procedimento que não tratamos aqui? Deixe sua mensagem nos comentários!