Cauterização no cabelo: 7 prós e contras de fazer o tratamento no cabelo

Cauterização no cabelo: 7 prós e contras de fazer o tratamento no cabelo

A cauterização no cabelo é um dos procedimentos mais cotados nos salões de beleza, que promete fios bonitos, alinhados e brilhosos. Ainda que seja uma técnica mais recente, já é uma das queridinhas por trabalhar com ativos importantes que garantem resultados atrativos.

Mas, afinal, quais são as vantagens da cauterização capilar? E a escolha por esse tratamento oferece algum risco para as madeixas? Essas são perguntas extremamente importantes e que interferem na decisão de optar ou não pela aplicação da cauterização no cabelo.

Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje com os principais pontos positivos e negativos relacionados à cauterização capilar. Acompanhe a seguir.

cauterização no cabelo
@totalmentefashion

O que é cauterização capilar?

A cauterização capilar é um procedimento muito interessante, que realiza um trabalho de reparação na estrutura do cabelo. Também chamada de plástica capilar, essa técnica à base de queratina sela a cutícula dos fios – repondo também água e outros nutrientes importantes para o desenvolvimento das madeixas.

Desse modo, a cauterização do cabelo é uma alternativa para quem busca fios saudáveis e, ao mesmo tempo, bonitos.

Quais são os prós e contras da cauterização capilar?

Assim como qualquer outra técnica, a cauterização capilar apresenta seus prós e contras. Vamos conhecer os principais?

Os prós da cauterização no cabelo

  1. É uma técnica de reconstrução que age de forma inteligente nos fios, repondo queratina e outras substâncias importantes para seu desenvolvimento.
  2. A cauterização no cabelo ajuda a dar mais força e resistência às madeixas.
  3. Além de deixar os cabelos mais fortes, a cauterização capilar é capaz de oferecer resultados estéticos bastante eficientes.
  4. Após a aplicação do método, os fios ficam mais leves, soltos, brilhosos e sedosos.
  5. A cauterização capilar é rápida e fácil de ser realizada. Desde que aplicada de forma correta, pode, inclusive, ser feita em casa.
  6. Além de deixar os fios mais alinhados, a cauterização no cabelo reduz o volume e elimina o tão indesejado frizz.
  7. Esse procedimento pode ser realizado em qualquer tipo de fio, inclusive naqueles que já foram submetidos a tratamentos químicos (descolorações, tinturas, alisamentos, etc.).

Os contras da cauterização capilar

  1. A cauterização capilar não é um método milagroso, como algumas pessoas pensam. Ainda que tenha uma atuação muito importante junto à cutícula capilar, seu resultado é progressivo. Ou seja, será necessário um longo tratamento para fios 100% bonitos e saudáveis.
  2. A eficiência da cauterização no cabelo está condicionada a cuidados de manutenção inteligentes. Caso contrário, os resultados obtidos não serão duradouros.
  3. Ainda que o intuito de muitas pessoas que buscam esse método seja o alisamento, é importante ressaltar que a cauterização capilar não alisa necessariamente os fios. Ela apenas reduz o volume e o frizz em virtude da sua atuação na cutícula.
  4. A má execução da cauterização no cabelo pode causar danos ainda maiores à saúde do fio. O uso de produtos inadequados e a administração das pranchas alisadoras em temperatura elevada podem oferecer grandes riscos para o cabelo.
  5. Ainda que possa ser feita sem sair de casa, a cauterização pode apresentar valores elevados. Os produtos utilizados precisam apresentar fórmulas específicas, que refletem maior custo e disponibilidade.
  6. É realmente importante atenção aos procedimentos e às medidas recomendadas para fazer o tratamento, pois o excesso de queratina pode deixar seus fios super rígidos, e estimular sua quebra.
  7. Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas. Portanto, é sempre importante fazer um teste antes da aplicação integral nos cabelos.
cauterização no cabelo
@healthline

Como fazer cauterização no cabelo?

A cauterização capilar é simples de ser feita, sendo ela executada no salão de beleza ou mesmo em casa. Conheça o passo a passo básico para a sua aplicação:

  1. Lave os cabelos com shampoo antirresíduos.
  2. Aplique, mecha por mecha, a máscara de hidratação nos fios (escolha uma máscara propícia para esse tipo de tratamento).
  3. Deixe agir por 30 minutos.
  4. Lave bem os fios, retirando os resíduos da máscara.
  5. Retire o excesso de água dos fios com a ajuda de uma toalha ou secador de cabelo.
  6. Aplique a queratina líquida em todo o comprimento dos fios.
  7. Deixe agir por 5 minutos.
  8. Separe o cabelo em mechas e prenda-as no topo da cabeça.
  9. Solte as mechas e passe a prancha alisadora (pelo menos quatro vezes em cada uma delas).
  10. Se você conseguir, fique sem lavar ou prender o cabelo pelas próximas 24 horas. Ainda que não seja uma recomendação obrigatória, essa prática ajuda a potencializar o processo de absorção da queratina.

Pronto, sua cauterização está finalizada!

O cuidado com a saúde dos fios é uma rotina extremamente importante e que reflete um comportamento consciente em relação aos agentes agressores. Com o tempo, os cabelos vão ficando opacos, quebradiços e danificados – reflexo de exposição ao calor, sol, vento e produtos químicos.Pensando nisso, a cauterização no cabelo surge como uma alternativa de tratamento a ser considerada. Antes de fazê-la, avalie bem os prós e os contras, verificando se é o procedimento mais recomendado para você.

Você já tem o costume de fazer cauterização capilar? Conhece algum outro ponto positivo ou negativo desse procedimento que não tratamos aqui? Deixe sua mensagem nos comentários!

Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra