Procedimento que tem feito sucesso entre mulheres apaixonadas por beleza, a cauterização capilar tem por objetivo recuperar a saúde dos fios através da reposição da queratina, dando mais brilho e corpo aos fios. Além disso, o tratamento é fácil de praticar em casa, e você pode incluir de forma simples no seu cronograma e reparar os danos de vez. Vem que a gente te ensina como dar adeus aos cabelos quebrados e sem vida!
O que é, de fato, a cauterização capilar?
A cauterização capilar é um tratamento que busca a reestruturação dos fios. Nela, é trabalhado o uso da queratina, proteína essencial aos cabelos que é perdida com a exposição à químicas, como alisamento, escova progressiva e coloração, ou a fatores externos e naturais, como o sol, vento, poluição, entre outros. Dessa forma, ela reconstrói a massa capilar, recupera as fibras e a elasticidade do cabelo e ajuda quem está com os fios mais danificados.
Pode ser feita em qualquer tipo de cabelo?
O procedimento pode sim ser feito em qualquer tipo de cabelo, dependendo das condições do fio, é claro. A indicação do procedimento é para cabelos que sofreram processos químicos, especialmente descolorações ou mudanças de forma, como alisamentos. Esses podem e devem fazer o tratamento para reparar os danos causados na fibra capilar e devolver a elasticidade dos fios.
Mas cuidado, pois caso o tratamento seja feito sem necessidade, o efeito pode ser contrário, deixando o cabelo sem maleabilidade. Uma forma de testar se o seu cabelo está precisando do tratamento é fazer o teste da porosidade, dessa forma você irá garantir os melhores resultados!
Quer fazer cauterização em casa? É muito fácil!
Se você se identificou com os pontos acima e está decidida a recuperar seus fios de uma vez, então é hora de colocar a mão na massa! O procedimento é bem simples e você pode fazer em casa com queratina líquida e uma máscara de hidratação. Confira o passo-a-passo:
1. Lave os cabelos com shampoo anti resíduos, para abrir as cutículas dos fios e permitir que o tratamento penetre com mais facilidade;
2. Separe o cabelo em mechas, aplique uma máscara capilar hidratante e deixe agir por 20 minutos;
3. Enxágue a máscara hidratante e retire o excesso da água com a toalha;
4. Espalhe a queratina líquida pelos cabelos, apenas no comprimento e nas pontas, até que fiquem úmidos e deixe agir entre 5 e 10 minutos, não mais que isso, ok?
5. Em seguida aplique o protetor térmico e passe a chapinha cuidadosamente em mechas pequenas para selar a queratina nos fios.
Se você sentir que o cabelo ficou com aquela sensação de espigado após a chapinha, aplique um sérum apenas nas pontas. Após esse processo, você vai notar cabelos com mais brilho e super fortes!
Como inserir a cauterização no seu cronograma capilar?
Como esse procedimento é ainda mais profundo do que uma reconstrução comum com a máscara concentrada, ele deve ser feito, no máximo, uma vez por semana, para não correr o risco dos fios ficarem enrijecidos. Por isso, quando for o dia da reconstrução dentro do seu cronograma, você pode optar pela cauterização sempre que sentir que os seus fios estão mais danificados.
Adorei a materia sao dicas maravilhosas. Muito obrigada pelas explicaçoes . Abraços
Adoramos saber que gostou da matéria, Eliane 💛💛💛💛💛