Cronograma CapilarDicasReconstrução Capilar

Cauterização capilar: saiba o que é e o passo a passo

cauterização capilarcauterização capilar

Procedimento que tem feito sucesso entre mulheres apaixonadas por beleza, a cauterização capilar tem por objetivo recuperar a saúde dos fios através da reposição da queratina, dando mais brilho e corpo aos fios. Além disso, o tratamento é fácil de praticar em casa, e você pode incluir de forma simples no seu cronograma e reparar os danos de vez. Vem que a gente te ensina como dar adeus aos cabelos quebrados e sem vida!

O que é, de fato, a cauterização capilar?

A cauterização capilar é um tratamento que busca a reestruturação dos fios. Nela, é trabalhado o uso da queratina, proteína essencial aos cabelos que é perdida com a exposição à químicas, como alisamento, escova progressiva e coloração, ou a fatores externos e naturais, como o sol, vento, poluição, entre outros. Dessa forma, ela reconstrói a massa capilar, recupera as fibras e a elasticidade do cabelo e ajuda quem está com os fios mais danificados.

Esse procedimento tem o objetivo de preencher o fio de cabelo da raiz até as pontas com uma proteína chamada queratina, que é essencial para o crescimento e fortalecimento dos fios.

Dessa forma, a maior contribuição da cauterização capilar é o fato de ela agir como um banho de brilho e hidratação dos fios que vem de dentro para fora, ajudando cabelos que estejam danificados tanto pela ação do vento, poluição e dos raios solares quanto pela realização de procedimentos químicos de forma geral.

Isso porque todos esses fatores contribuem para o enfraquecimento dos fios, fazendo com que a fibra capilar fique fragilizada e mais suscetível a se quebrar ou cair em quantidade maior do que seria o considerado normal.

Quais os benefícios da cauterização?

cauterização capilar
Instagram: @eduardo_lucas_hairstyle

Por meio da cauterização capilar é possível fortalecer os fios, fazendo com que eles estejam menos vulneráveis à ação desses agentes externos e fiquem mais fortes e saudáveis.

Essa técnica também auxilia no combate a problemas como o frizz, que são aqueles famosos fios arrepiadinhos, e as pontas duplas, já que ela serve para selar as escamas da fibra capilar, fazendo uma reestruturação do fio e cicatrizando a cutícula.

Dessa forma, ela recupera a elasticidade dos fios de cabelo, por ser um tratamento que age da raiz até as pontas, melhorando a aparência geral dos seus cabelos. Por isso, a cauterização capilar é considerada uma espécie de reconstrução capilar mais profunda.

Pode ser feita em qualquer tipo de cabelo?

Todo tipo de cabelo possui queratina de forma natural, mas essa proteína pode ser perdida quando nossos fios sofrem algum tipo de agressão, seja ela de origem química, por meio de procedimentos como colorações, alisamentos ou relaxamentos, de origem natural, pela ação do sol, vento e poluição ou, ainda, devido ao uso de secador, chapinha ou outras ferramentas de calor.

cauterização capilar
Instagram: @pormaisfios

Essa deficiência de proteína faz com que as cutículas da fibra capilar se abram, acelerando a perda de nutrientes, vitaminas, água e queratina e deixando os fios frágeis e opacos. cabelos se tornam cada vez mais frágeis e sem vida.

Se você notar que seus fios estão assim, então a cauterização capilar é uma ótima forma de recuperar a saúde dos seus cabelos. Algumas pessoas podem ter dúvidas se esse tratamento pode ser feito em todo tipo de fio.

O procedimento pode sim ser feito em qualquer tipo de cabelo, dependendo das condições do fio, é claro. A indicação do procedimento é para cabelos que sofreram processos químicos, especialmente descolorações ou mudanças de forma, como alisamentos. Esses podem e devem fazer o tratamento para reparar os danos causados na fibra capilar e devolver a elasticidade dos fios.

Mas cuidado, pois caso o tratamento seja feito sem necessidade, o efeito pode ser contrário, deixando o cabelo sem maleabilidade. Uma forma de testar se o seu cabelo está precisando do tratamento é fazer o teste da porosidade, dessa forma você irá garantir os melhores resultados!

Quer fazer cauterização em casa? É muito fácil!

Se você se identificou com os pontos acima e está decidida a recuperar seus fios de uma vez, então é hora de colocar a mão na massa!

A melhor parte da cauterização capilar é que é um tratamento extremamente eficiente e, ao mesmo tempo, fácil de ser feito. Isso significa que você pode incluí-lo na sua rotina de cuidados sempre que achar necessário.

O procedimento é bem simples e você pode fazer em casa com queratina líquida e uma máscara de hidratação. Confira o passo-a-passo:

cauterização capilar

1. Lave os cabelos com shampoo anti resíduos, para abrir as cutículas dos fios e permitir que o tratamento penetre com mais facilidade;

2. Separe o cabelo em mechas, aplique uma máscara capilar hidratante e deixe agir por 20 minutos;

3. Enxágue a máscara hidratante e retire o excesso da água com a toalha;

4. Espalhe a queratina líquida pelos cabelos, apenas no comprimento e nas pontas, até que fiquem úmidos e deixe agir entre 5 e 10 minutos, não mais que isso, ok?

5. Em seguida aplique o protetor térmico e passe a chapinha cuidadosamente em mechas pequenas para selar a queratina nos fios.

Se você sentir que o cabelo ficou com aquela sensação de espigado após a chapinha, aplique um sérum apenas nas pontas. Após esse processo, você vai notar cabelos com mais brilho e super fortes!

Como inserir a cauterização no seu cronograma capilar?

Como esse procedimento é ainda mais profundo do que uma reconstrução comum com a máscara concentrada, ele deve ser feito, no máximo, uma vez por semana, para não correr o risco dos fios ficarem enrijecidos. Por isso, quando for o dia da reconstrução dentro do seu cronograma, você pode optar pela cauterização sempre que sentir que os seus fios estão mais danificados.

cauterização capilar

  • Depois de passar a queratina líquida e deixar 5 minutos eu fez o enxaguar com água e shampoo? E antes de passar a chapinha para selar o cabelo deve estar seco, correto? Obrigada.

    • Olá Fernanda, como você está?

      Lave o cabelo com o shampoo da sua preferência, com o cabelo úmido, borrife a queratina líquida apenas no comprimento e pontas. Não aplique na raiz. Depois dos 10 minutos, NÃO enxágue a queratina. Aplique a máscara concentrada por cima, enluvando mecha a mecha. Deixe agir o tempo que está no rótulo da máscara que você irá utilizar. Enxágue bem sem deixar nenhum resíduo. Retire o excesso de água dos fios com uma toalha. Seque com o secador, depois passe a chapinha para selar as cutículas.

      Bjs,

  • >