Problemas e Cuidados

É possível fazer cauterização a frio? Descubra tudo sobre essa técnica!

cauterização a frio

A cauterização no cabelo é um tratamento muito conhecido por quem deseja reverter danos nos fios, sobretudo em casos de madeixas enfraquecidas pela realização de procedimentos químicos. Mas você sabe como funciona a cauterização a frio?

Considerada uma das escolhas mais indicadas para quem sente que os cabelos estão fracas demais, a cauterização a frio tem como princípio um tratamento que não necessita do uso de calor para ser ativado.

cabelo longo cauterização a frio
Instagram: @allthingshairbr

Se você já fez tratamentos nos seus fios, com certeza sabe que muitos deles se baseiam no uso de secador ou chapinha para ativar o produto. Mesmo quem tem cabelos cacheados ou crespos acabam, por vezes, tendo que selar o tratamento com o uso desses recursos.

Por isso, quem deseja aproveitar dos benefícios de um tratamento eficiente sem ter que utilizar ferramentas de calor pode se beneficiar das variações desses procedimentos.

Vamos entender direitinho como funciona a cauterização a frio, quando ela deve ser feita e para que tipo de cabelo é indicada. Além disso, faremos uma comparação com a cauterização mais tradicional.

O que é a cauterização a frio?

A cauterização considerada mais tradicional é aquele tratamento feito com produtos à base de queratina líquida, sendo finalizada com o uso de secador ou de chapinha. Esse tratamento ajuda a fortalecer e reconstruir os fios.

cautelização a frio cabelo ondulado
Instagram: @carolzenzeluk

A cauterização a frio, ainda que tenha um princípio semelhante, prioriza a utilização de outros elementos para que seja feita a reposição capilar. Ela usa, por exemplo, aminoácidos ao invés da queratina. É exatamente por isso que não se torna necessário utilizar o calor para que o tratamento se fixe nos fios.

Isso porque essa proteína é termoativada, o que significa que sua ação se dá por meio da ativação com o calor. Como ela não é utilizada na cauterização a frio, não é necessário o uso do secador ou outros elementos termais para fazer com que o tratamento funcione em máxima eficiência.

Para quem a cauterização a frio é indicada?

A cauterização a frio é indicada especialmente para aqueles cabelos que estão extremamente danificados. Principalmente aqueles que são submetidos com muita frequência a procedimentos químicos como descoloração e processos químicos que visam mudar a textura dos fios.

cauterização a frio cabelo cacheado
Instagram: @juulialira

Isso porque sabe-se que o uso do secador apresenta malefícios para os fios. Quando eles estão muito danificados, essa ferramenta pode, de certa forma, contribuir para que eles fiquem ainda mais quebrados.

Portanto, é importante optar por tratamentos que dispensem o uso das ferramentas de calor. Ainda que a cauterização a frio seja indicada para esse tipo de cabelo, ela pode ser feita em todos os tipos de cabelos.

Se você deseja cuidar dos seus fios altamente danificados, a cauterização a frio pode ser o tratamento indicado para deixar suas madeixas fortes e saudáveis.

Qual a melhor cauterização: a frio ou a quente?

Não existe exatamente um tratamento melhor, mas sim aquele que seja mais indicado de acordo com os resultados desejados. Além de, claro, a disponibilidade de produtos e utensílios para realizá-los.

Tanto a cauterização com o uso de secador quanto a cauterização a frio farão com que os cabelos fiquem mais saudáveis. É uma questão de escolher qual tratamento você considera mais indicado para devolver a vida aos seus cabelos danificados.

No entanto, o composto utilizado na cauterização a frio tem a vantagem de agir tanto nos cabelos secos quanto molhados. Isso ajuda na reconstrução interna das suas madeixas.

Faça um diagnóstico dos seus cabelos! Verifique quais são as necessidades dele e, assim, conseguirá escolher o tratamento mais adequado.

Existem produtos disponíveis no mercado para a realização da cauterização a frio e da cauterização quente. Escolha o produto que for indicado para o seu tipo de fio e esteja atenta para as instruções na embalagem. Isso ajudará a potencializar ao máximo o seu tratamento e trazer os melhores resultados para os seus cabelos.

Como fazer uma cauterização a frio?

É recomendável que a cauterização a frio seja feita no salão, por um profissional especializado. No entanto, você pode também fazer o tratamento em casa.

Antes de mais nada será importante analisar os seus fios para verificar a necessidade de realização do tratamento. Então, deve-se lavar as madeixas com um shampoo antirresíduos, que irá abrir as cutículas dos fios e permitir que o produto penetre melhor.

antes de depois cauterização a frio
Foto/Reprodução: Pinterest

Após lavar os fios, separe os cabelos em mechas e aplique o produto para cauterização a frio escolhido para fazer o tratamento. Conforme estiver aplicando, massageie bem as mechas para permitir a penetração do produto.

Deixe-o agir pelo tempo indicado de acordo com o fabricante na embalagem. Em seguida enxague bem os seus fios e finalize como de costume. A cauterização a frio é um excelente tratamento para recuperar a saúde dos seus fios. Você também pode optar por fazer a reconstrução caseira das suas madeixas para garantir fios fortes e brilhantes.

dica pré cauterização

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>