ColoraçãoDicas

Castanho escuro: dicas de cuidado, tons e manutenção da cor

castanho escuro

O cabelo castanho escuro é lindo. Esse visual elegante é extremamente democrático e fica bem em todos os tons de pele. É tão lindo que já apareceu em letra de música, é frequente em novelas e revistas e super pedido em salões.

Muitas pessoas confundem o cabelo castanho com o preto, achando que é a mesma coisa, o que não é verdade. Existem muitos tons diferentes de cabelos escuros. Mesmo dentro da categoria castanho temos diferenciações, com o castanho claro tendendo para o loiro e o castanho escuro para o preto.

cabelo castanho escuro cacheado
Instagram: @guttoejunior

De forma geral, as cores escuras são consideradas mais democráticas por ser muito mais fácil fazer com que elas se fixem nos cabelos. Além disso, também é mais fácil mudar o tom para uma coloração escura, já que não necessita descolorir os fios.

Isso, no entanto, não quer dizer, que se você mudar a cor dos seus cabelos para um tom mais escuro poderá negligenciar os cuidados relacionados à saúde das suas madeixas. Todo e qualquer cabelo, independente de sua textura, cor ou tamanho, precisa de cuidados para se manter saudável.

Cabelos saudáveis significa fios mais maleáveis, macios ao toque e com um brilho único. E é claro que se você tem o cuidado de escolher uma cor nova para os seus fios e passar pelo processo de pintar as suas madeixas é porque você quer que seus cabelos fiquem lindos, não é mesmo?

Lembre-se que a coloração, ainda que não tenha antes a descoloração, é por si só um procedimento químico. Isso significa que  ela terá impacto negativo na saúde dos fios. Esses procedimentos agem diretamente na fibra capilar, para permitir que os pigmentos da nova cor possam penetrar.

Por mais leve que esse procedimento seja, ele deixará os seus cabelos mais fragilizados e, portanto, com maior propensão à queda e quebra dos fios.

Assim, se você quer garantir que os seus cabelos ficarão na cor que você deseja por mais tempo, é importante pensar na atenção que você irá dispensar antes, durante e depois do processo de coloração, de modo a garantir que suas madeixas estarão saudáveis o suficiente para fazer com que todo o processo tenha o menor impacto possível na estrutura capilar.

Decidiu mudar o visual e escolheu o castanho escuro para os seus fios? Então se prepara, além de ter escolhido uma cor super elegante e cheia de brilho, nós vamos te explicar o antes, durante e depois de se jogar no castanho!

Como escolher o tom de castanho escuro?

Advertisement

A impressão que temos é de que castanho escuro seja um tom único. Dessa forma, se torna possível optar somente por ele, sem variedade de subtons. Parece até mesmo estranho dizer que há mais de um castanho escuro diferente, mas a verdade é que as opções são bem variadas.

Pense na infinidade de tons de loiros e ruivos que existem, por exemplo. Por que seria diferente com o castanho? Até mesmo a cor preta possui tons diferentes, baseada no subtom ou cor de fundo, que pode ser mais quente ou mais fria.

O castanho é uma das cores mais diversificadas que temos nos catálogos. Com toda essa infinidade de possibilidades, fica até difícil escolher um tom, não é? Se você for escolher mudar a cor do cabelo cabelo com um tom como o castanho escuro, saiba que ele é a cor mais prática da lista.

Apesar de ser muito semelhante ao tom preto, o castanho escuro é mais puxado para o marrom. Isso faz com que o visual, como um todo, fique mais quente. Além disso, ele é a cor natural dos fios de muitas pessoas no mundo, inclusive brasileiras, e funciona com todos os tons de pele. Nas pessoas com o tom de pele mais claro, o castanho escuro deixa um contraste muito bonito. E nas morenas e negras, ele realça os traços. É para todas!

Tonalizante ou coloração permanente: qual usar?

Essa parte aqui é bem simples. Se você quer mesmo colorir o cabelo com o castanho escuro, escolha sempre a tinta permanente, pois ela tem uma cobertura mais garantida. Se seu tom de cabelo natural não for o castanho escuro, então você irá ter que retocar apenas a raiz com o passar do tempo.

O tonalizante é mais indicado para devolver o brilho da cor do castanho escuro, dessa forma, você pode usá-lo periodicamente quando sentir necessidade, respeitando sempre a saúde dos fios. Passar o tonalizante também pode ser a opção para quem está na dúvida se realmente quer colorir os cabelos pois, como sua cobertura não é tão garantida e sua permanência é menor, permite analisar se você se acostuma com o novo tom.

O castanho escuro também tem mais prós a seu favor. Como é um tipo de tom escuro, ele não precisa de descolorante para fixar nos fios, ou seja, prejudica muito menos o cabelo. Mas lembre-se de deixar sempre os cabelos bem hidratados antes de passar qualquer tipo de química.

Hidratação para o cabelo castanho

É claro que, em se tratando de cabelos, não poderíamos deixar de acrescentar um tópico a parte falando do tratamento mais popular para a saúde dos fios. A hidratação é essencial a qualquer momento.

É só pensar em você: é importante beber água todo dia e cuidar da sua alimentação para ficar saudável, certo? É a mesma coisa com os seus cabelos e a sua pele. Nosso corpo precisa de água.

Isso implica lembrar de cuidar dos fios não somente depois de mudar de cor, mas também antes. Assim, seus fios estarão sempre fortes e saudáveis e o impacto que produtos químicos de uma forma geral terão nos seus fios será muito menor.

Lembre-se que quando os cabelos estão ressecados, ficam opacos e quebradiços, e nada disso irá ressaltar a cor nova.

Portanto, nada de preguiça e vamos cuidar sempre desses fios, certo? Depois de aplicar a tintura ou o tonalizante, é só garantir que o cabelo esteja sempre bonito. Sabe como?

Como manter a beleza e o brilho dos fios castanho escuro por mais tempo

Hidrate bastante! Qualquer cabelo que passa por algum processo químico, mesmo que seja uma tintura, precisa ter seus nutrientes de volta, para isso, não economize nas hidratações, que podem ser caseiras. Além das hidratação, o cabelo castanho escuro também merece alguns cuidados a mais. Opte por usar produtos com filtro UV para prolongar o tom e aplique produtos como leave-in para proteger os fios na hora de pranchar, secar ou usar o baby liss. Você pode encontrar mais dicas no nosso post super especial em que a Carol Kyoko indica 5 dicas para manter a cor do cabelo colorido!

Principais cuidados após a coloração

Agora que você já está com seu lindo cabelo no tom castanho escuro, vamos pensar sobre quais cuidados devemos tomar depois da coloração. Logo após a coloração é normal sentir uma textura diferente nos fios, mas não precisa se preocupar tanto.  Além dos cuidados diários com o cabelo, seja ele cacheado, ondulado, liso ou crespo, aposte em um cronograma capilar para cabelos coloridos.

Com essa aposta seus cabelos vão estar sempre com vida, hidratados e muito fortes! Para finalizar e deixar o cabelo ainda mais bonito, se liga nessa dica aqui: Banho de brilho! Não há nada mais lindo que um cabelo castanho escuro cheio de brilho.  Essa técnica é super fácil de fazer em casa! Siga as instruções:

Você vai precisar de um tonalizante na cor do seu cabelo ou incolor, um fixador de cor que vem junto com o tonalizante e um creme hidratante branco. 

  • Misture todos os ingredientes;
  • Lave o cabelo com shampoo e passe o creme mecha por mecha;
  • Deixe agir por 20 minutos;
  • Lave com água fria e está finalizado;
Antes e depois do banho de brilho – @bloghelpdoscabelos

Para deixar o cabelo ainda mais forte, coloque uma ampola de vitamina na mistura e potencialize seu banho de brilho.

Errei o tom, e agora?

Foi lá, pintou o cabelo, mas aí no fim de tudo não ficou aquilo que você queria? Calma, podemos solucionar esse problema. Se você já pintou e achou que ficou muito escuro, tem duas opções, além de esperar a coloração desbotar com as lavagens:

Decapagem – Esse método clareia os fios, mas também prejudica a saúde do seu cabelo e deve ser feita por um profissional. Pense bem antes de fazer e veja se a sua solução não está na segunda opção.

Antes e depois da decapagem – @salaovirtual

Fazer mechas – Se você achou o tom muito escuro, uma saída é iluminar com mechas. Essa técnica não prejudica tanto os fios e deve ser feita com ajuda profissional. Você pode até gostar muito do resultado. O castanho escuro fica moderno quando combinado com luzes.

Mechas para iluminar os fios – @mobhair

E aí? Escolheu o tom castanho escuro? Então conta para a gente o que achou! 😉

Advertisement
Juliana Alvarenga
Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.
>