ColoraçãoEstilo

Californiana: aprenda tudo sobre essa técnica super prática que não sai de moda

californiada

Se você gosta do visual praiano, com cabelos queimados pelo sol, a californiana é um tipo de mecha que, sem dúvidas, vai te agradar. Essa tendência não sai de moda e virou queridinha da mulherada que quer ter um visual despojado e leve, mas ao mesmo tempo chique e muito estiloso. Essas mechas realmente fazem a cabeça da mulherada! Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a californiana e se é esse mesmo o tipo de mecha que você está buscando!

O que é a californiana? Qual a diferença do ombré?

É bem comum que se confunda californiana com ombré, já que ambas as técnicas servem para clarear as pontas do cabelo.

Na californiana, o clareamento é mais na parte debaixo do cabelo, dando uma iluminada, mas sem que a cor natural dos fios seja interferida. Geralmente, a medida é de 5 dedos do comprimento as pontas que recebem a coloração mais clara. Em casos de fios mais curtos, a medida é de 2 a 3 dedos.

Já o ombré hair é uma técnica em que a suavidade chama mais atenção, o tom da raiz é mantido, mas as extremidades do cabelo são clareadas de forma sutil. Portanto, tanto a californiana quanto o ombré são clareamentos que não interferem na raiz do cabelo, sendo ideais para quem quer mudar, mas não radicalmente.

Se você quer um resultado mais marcado e que lembre os cabelos dos surfistas, opte pela californiana, já se quer um resultado de iluminação mais sútil, o ombré é o mais indicado.

Modelos de mechas californiana diferente

As mechas californianas são versáteis e podem ser adaptadas a todo tipo de cabelo, o que é mais uma vantagem dessa técnica.

Em cabelos castanhos, o contraste do clareamento com a raiz mais escura fica mais marcado e, por isso, atenção ao tom a ser escolhido. O mais recomendado, neste caso, são mechas californianas em tons de mel, puxando para o dourado.

californiana
Instagram: @bajsbrunno

Já se o seu cabelo é naturalmente loiro, fica bem interessante fazer mechas californianas com nuances diferentes, garantindo assim um resultado ainda mais natural.

A californiana também fica linda em cabelos cacheados, deixando-os mais modernos. A única atenção em se tratando dos fios cacheados é em relação aos cuidados pós descoloração, para que o cabelo não fique muito ressecado e sem definição.

californiana
Pinterest: STEAL THE LOOK

Já se você é ruiva, a californiana também pode te atender bem e ainda intensificar mais a cor do seu cabelo. O ruivo fica super interessante com mechas californianas com outros tons de laranja mais claros nas pontas. A mechas loiras também ficam ótimas e podem deixar o seu visual mais jovial e estiloso.

Por último, se você quer ter o cabelo colorido, mas sem radicalizar, a californiana colorida também é indicada, podendo deixar o seu cabelo bem original. Neste caso, as mechas podem ser feitas de uma só cor ou em uma gama de tons juntas. Se você quer optar por fazer um degradê de cores, escolha por intercalar a altura dos fios coloridos, para que o resultado fique mais natural.

californiana
Pinterest: HSI Professional – Hair tools + haircare products

Como fazer californianas em casa

Já se animou para fazer a californiana? Nós vamos te mostrar o passo a passo para você fazer em casa! Caso se sinta insegura de clarear o cabelo sozinha, não deixe de procurar um profissional de sua confiança.

1º Passo: Em primeiro lugar, faça a mistura dos seus produtos descolorantes em um recipiente;

2º Passo: Aplique a mistura em um pente. Esse pente que será utilizado nas pontas do seu cabelo. Atenção para aplicar o produto em mechas de diferentes comprimentos, pois assim elas não vão ficar muito marcadas e sim com um efeito mais natural;

3º Passo: Passe o pente então nas pontas do seu cabelo, em cada uma das mechas que você quer clarear;

4º Passo: Espere de 25 a 45 minutos para que o produto haja e o seu cabelo seja clareado. Para não ter surpresas, observe o seu cabelo a cada 5 minutos mais ou menos e, quando ver que chegou na cor que deseja, é a hora de lavar os fios;

5º Passo: Faça uma hidratação nos seus fios e enxague novamente.

Cuidados pós mechas californianas

Para garantir que as suas mechas californianas durem mais tempo e que o seu cabelo fique saudável, brilhante e macio, opte por fazer hidratações pelo menos uma vez por semana ou a cada dez dias. Além disso, não se esqueça de usar protetor solar nos fios quando for para a praia e piscina, e também um protetor térmico sempre que for usar a chapinha e o secador.

californiana

Gostou dessa matéria? Compartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>