Transformação

É possível cachear o cabelo permanentemente? Descubra tudo sobre a técnica

cachos permanentes

Se você está em busca de cachos mais definidos, a técnica de cachos permanentes é uma que você precisa conhecer. Embora ela não seja tão popular quanto a escova progressiva, a permanente é a responsável por ter como resultado cachos com ótima duração. Ficou curiosa?

Abaixo, nós vamos te explicar tudo sobre essa técnica de cachos permanentes, o que é preciso fazer antes do procedimento, como cuidar no pós, entre outras informações. Confira e saiba mais sobre a técnica, que é eficiente e duradoura!

o que são cachos permanentes
Foto/Reprodução: Pinterest

É possível cachear o cabelo liso permanentemente?

Falando de maneira geral, qualquer pessoa pode ter cachos permanentes. Em cabelos lisos, por exemplo, a técnica permanente pode ajudar a conseguir alguns cachos e que vão saindo com o passar das semanas. Neste caso de fios lisos, é importante dizer que os cachos não ficam idênticos aos de um cabelo cacheado totalmente natural, ok?

Já em fios cacheados, enrolados, ondulados, crespo ou afro, o resultado dos cachos permanentes acaba sendo melhor e até mesmo durando mais tempo, pois o objetivo acaba sendo reforçar e potencializar os cachos, fazendo com que eles fiquem mais definidos.

Como fazer cachos permanentes?

É possível conseguir cachos permanentes através de uma técnica chamada permanente. Essa técnica tem como resultado cachos de maneira mais prolongada, durando até três meses, dependendo dos cuidados com os fios.

No procedimento permanente, os fios são lavados de forma profunda com um shampoo antirresíduos, que consegue retirar todas as impurezas do cabelo. Depois, é utilizado um creme de relaxamento e se aguarda o tempo de ação indicado na embalagem antes de lavar os fios. Após, os fios são enrolados em acessórios chamados de bigudins ou bigudinhos. Eles funcionam como bobes flexíveis de plásticos que conseguem modelar os fios. Para terminar, o cabelo é enxaguado, hidratado e secado. Prontinho! Esse procedimento dura de três a quatro meses, dependendo dos cuidados com os fios.

como fazer cachos permanentes
Instagram: @naturalhairmag

O que é preciso fazer antes do procedimento?

Agora que você já aprendeu como fazer os cachos permanentes, é necessário saber também o que é preciso antes do procedimento. Assim você garante que ele seja feito de maneira segura e também para que você não se arrependa.

Advertisement

Tenha certeza da sua decisão

Antes de fazer cachos permanentes, é importante que se tenha certeza da sua decisão. Afinal, o resultado é marcante e permanente, ou seja, só é possível remover cortando os fios ou esperando o efeito ir saindo aos poucos. Também é importante dizer que a escolha do tipo de cacho precisa ser feita com atenção. Os bigudinhos permitem que se faça cachos de diferentes tamanhos e larguras. Por isso, não deixe de avaliar qual tipo de cacho combina mais com o seu rosto, com o seu cabelo e também com o visual que você deseja conquistar.

resultado cachos permanentes
Instagram: @assalsah

Cuidado com o excesso de química (ou com a compatibilidade de químicas)

A técnica de permanente utiliza química e, por isso, é necessário que os seus fios estejam fortes para recebê-las. Além disso, também é importante cuidado para que a química seja compatível com outras químicas que você já tem no fio, caso tenha. Uma excelente maneira de preparar os fios para a permanente é o cronograma capilar, aquela rotina de cuidados com os fios que intercala hidratação, nutrição e reconstrução.

Faça o teste de mecha

O teste de mecha precisa ser feito antes de fazer os cachos permanentes, para testar a reação do cabelo após receber a química. Somente após dar tudo certo nessa etapa, o procedimento de cachos permanentes poderá ser realizado sem preocupações.

tudo sobre cachos permanentes
Foto/Reprodução: Pinterest

Como cuidar do cabelo após o procedimento?

Os cuidados com os fios precisam ser feitos antes e depois dos cachos permanentes, ok? Depois do procedimento, continue com a rotina do cronograma capilar. Afinal, como toda química, a permanente também deixa os fios fragilizados e ressecados. A etapa de restauração do cronograma capilar é uma das mais importantes e precisa de atenção redobrada. Ela ajudará a reparar os danos causados pela alteração da estrutura do fio.

Também é recomendado que se use produtos que sejam específicos para cabelos com química. Como shampoo, condicionador e máscara de tratamento para esse tipo de fio.  Além disso, não se esqueça de diminuir a frequência de secadores e modeladores. E claro, sempre que for usá-los, aplique protetor térmico para proteger suas madeixas.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3 

Advertisement
Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>