Se você tem cabelo cacheado ou crespo, com certeza já se pegou procurando por maneiras de definir e valorizar suas madeixas para obter cachos perfeitos. A melhor forma de definir os cachos é caprichar na finalização; existem diversas formas diferentes de finalizar esse tipo de cabelo, e cada técnica traz um resultado diferente.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que cada cabelo é diferente e, por isso, responderá de um jeito diferente às técnicas utilizadas. Isso significa que talvez o método utilizado pela sua amiga cacheada cause um efeito diferente em suas madeixas. Portanto, para saber qual sua técnica preferida para obter cachos perfeitos, é preciso se informar sobre as principais técnicas existentes e escolher a sua preferida.

Como obter cachos perfeitos?

Conforme explicamos, existem diversas técnicas diferentes para conseguir a definição de cachos com que tanto queremos. Se você sonha com cachos enroladinhos e perfeitos, vale a pena testar todas as nossas dicas abaixo.

1. Fitagem

Um dos métodos mais conhecidos para definir os cachos, a fitagem faz sucesso por garantir definição não somente no dia que é feita, mas também no dia seguinte. Essa técnica consiste em pentear o cabelo utilizando os dedos e um creme leave-in, fazendo com que os cachos se formem mais facilmente.

É muito simples de fazer, basta seguir os passos abaixo:

1. Lave o cabelo e separe-o em quatro seções diferentes, nas laterais, na parte inferior e na superior

2. Começando pela parte inferior, separe pequenas mechas com o auxílio dos dedos e aplique o creme para pentear, penteando o cabelo como se fossem fitas.

3. Após pentear cada mecha, comece a amassá-las de baixo para cima

4. Repita o processo em todo o cabelo

Vale ressaltar que quanto mais finas forem as mechas que você separar, mais perfeitos ficarão seus cachos.  Para finalizar, pode-se optar por esperar que o cabelo seque naturalmente ou secá-lo com a ajuda de um difusor.

2. Texturização

Essa técnica é especialmente importante para aquelas que estão passando pelo período de transição capilar, processo de transição entre o cabelo alisado para que volte a seu formato natural. Essa simples técnica molda o cabelo com a ajuda de acessórios como bobs, canudos ou até mesmo uma meia-calça. O processo é praticamente o mesmo:

1. Lave o cabelo e separe-o em quatro seções diferentes, nas laterais, na parte inferior e na superior

2. Enrole cada mecha de cabelo em torno de si ou do acessório escolhido para a texturização. Cada um dos rolinhos que você fizer se tornará um cacho

3. Agora você tem duas opções. A primeira é utilizar um secador e a segunda é ir dormir com o cabelo desse jeito, retirando os acessórios no dia seguinte

Essa técnica proporciona muita definição e é ótima para quem está em busca dos cachos perfeitos. Embora seja recomendada principalmente para quem está passando pela transição, ela pode ser utilizada por todas as cacheadas e crespas.

3. Dedoliss

O nome da técnica já indica como fazê-la: você irá literalmente utilizar seus dedos como se fossem babyliss, a fim de definir os cachos. O bom desse método é que ele não exige nenhum acessório além de um creme de pentear. Após aplicar o creme, enrole pequenas mechas de cabelo entre os dedos para moldar os cachos.

A maior vantagem do dedoliss é a alta definição. Além disso, o modo como é feita garante a diminuição dos frizz. Entretanto, ela pode levar algum tempo já que os dedos são utilizados em cada um dos cachos. Recorra à essa técnica quando estiver com tempo e paciência, e lembre-se de mexer os braços para ativar a circulação.

4. Plopping

Outra técnica indicada especialmente para quem está passando pela transição capilar, ela consiste em retirar o excesso de água das madeixas com o auxílio de uma toalha de algodão ou microfibra. Então, deve-se esticar a toalha em uma superfície plana e jogar todo o cabelo nela, ficando de cabeça para baixo. Por fim, enrole a toalha na cabeça e deixe seu cabelo secar por completo.

Esse método define os cachos e diminui o frizz, uma vez que o algodão ou microfibra geram menos atrito do que o tecido normal de toalhas.

Cuidados essenciais com os cachos

Independente de qual técnica você escolher para obter cachos perfeitos, alguns cuidados são fundamentais para garantir não somente a manutenção dos cachos, mas também a saúde e vitalidade do cabelo. Um desses cuidados é substituir a toalha normal pela toalha de microfibra ou algodão toda vez que for secar o cabelo. Conforme explicado, isso irá ajudar a diminuir o frizz.

Outro cuidado que deve ser tomado é aplicar o shampoo apenas na raiz do cabelo e o condicionador apenas no comprimento, além de utilizar água morna ou fria para enxaguar as madeixas. Por fim, lembre-se de sempre utilizar um finalizador para garantir que seu cabelo ficará definido por mais tempo.

Agora que você já sabe quais são as quatro principais técnicas para obter cachos perfeitos, que tal se informar sobre o cronograma capilar para cacheadas?

cachos perfeitos