Os cachos andam parecendo um pouquinho rebeldes, sem definição e o frizz tem dado as caras? Nada de pânico! Pode ser que um pequeno detalhe na sua rotina de cuidados esteja comprometendo a saúde ― e a beleza ― do seu visual. Saber como cuidar dos cachos no dia a dia faz toda a diferença e não é nada difícil, só exige um pouco mais de atenção.

Isso se deve a uma característica muito própria do cabelo cacheado: a textura. Com os fios em formato espiralado, a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo não consegue escorregar pelo comprimento, deixando-o mais fragilizado. Por isso que os cuidados próprios com os cachos são tão essenciais, uma vez que é necessário repor essa “capa protetora” dos fios com produtos.

Quer descobrir como cuidar dos seus cachos no dia a dia e deixá-los sempre lindos? Então, preste atenção nas dicas que separamos para as cacheadas exibirem madeixas lindas e definidas por aí!

cachos

Para começar: você sabe qual o seu tipo de cacho?

Você bem sabe que nem todo cachos é igual, então, nada de ficar comparando os seus com os das amigas, viu? E essas diferenças são tão grandes que foi necessário criar uma forma de classificar os cabelos cacheados, isso porque a espessura do fio e o tipo de cacho podem mudar drasticamente de um tipo para o outro. Quer ver?

  • 3A: são cachos definidos porém não muito fechados. No caso de cabelos longos, podem até parecer ondulados;
  • 3B: esse tipo já apresenta cachos formados que são bem definidos e têm pouca tendência ao frizz
  • 3C: fios mais finos, cacheados desde a raiz e bem definidos são as características desse tipo. Aqui há uma tendência ao volume.

Aqueles cabelos que tem cachos não muito definidos e superfechadinhos são os crespos, caracterizados pelo número 4 e que também tem suas distinções entre 4A, 4B e 4C.

Então, como cuidar dos cachos no dia a dia?

Separamos 5 dicas que vão fazer toda a diferença. Confira!

1. Cuidado na lavagem

A forma como você lava os cabelos compromete bastante o resultado dele quando seco. Isso porque essa tarefa que parece tão simples envolve uma série de processos como a lavagem, o enxágue, a ordem dos produtos

  • Água: tudo começa por ela! A água quente dilata as escamas do cabelo, fazendo com que perca ainda mais a sua umidade natural. Lave os cabelos com água morna e finalize com um jato frio (esse truque é fundamental para acabar com o frizz!);
  • Shampoo: o shampoo tem como função abrir as cutículas do cabelo para realizar a limpeza, mas como os cabelos cacheados são mais frágeis, isso pode deixá-los ressecados. Aplique o produto apenas na raiz, a espuma que escorrer com o enxágue é suficiente para limpar o comprimento;
  • Condicionador: ele não deve ser negligenciado nunca! Ao contrário do shampoo, ele serve para fechar as cutículas, retendo dentro do fio as propriedades repostas pelos produtos;
  • Desembaraço: use sempre as pontas dos dedos ou pentes e nada de escovar o cabelo quando seco! Penteie sempre de baixo para cima, o contrário pode fazer com que os nós se acumulem nas pontas, só sendo possível desfazê-lo quebrando os fios;
  • Secagem: as toalhas podem absorver mais umidade do que deve, por isso, use uma camiseta ou uma toalha de microfibra para retirar o excesso de água após a lavagem.

2. Use os produtos certos

Por serem mais frágeis, os cabelos cacheados precisam de hidratação e nutrientes, portanto, nada de comprar qualquer produto! Aposte em formulações específicas para os cachos e dê preferência por produtos da técnica low poo.

3. Hidrate e aposte em óleos naturais

Hidratação é a chave para um cabelo cacheado de dar inveja! Ela é uma forma de repor a umidade natural dos fios, o que os deixa muito mais brilhosos, macios e com até 60% menos volume! É recomendado realizar a hidratação pelo menos uma vez por semana e nós já contamos aqui como fazer uma hidratação caseira poderosa! Vale conferir!

Uma outra dica é colocar um pouquinho de óleo de coco nos cabelos antes do banho e prendê-los com uma touca. Os óleos naturais são ótimos para repor a camada lipídica dos fios, a “camada protetora” que falamos lá no começo. Ah, o óleo de coco também pode atuar como um poderoso reparador de pontas.

4. Capriche na finalização

Depois dos fios limpos e nutridos, finalize as madeixas com um creme para pentear ou leave-in e com técnicas que aumentam a definição dos cachos!

5. Reative os cachos com um day after

Não precisa ter medo de dormir e bagunçar os cachos! Para o dia seguinte, você pode borrifar água com um pouco de leave-in (esse produto é ótimo para ter na bolsa!) e amassar com as mãos. Pronto! Cachos reativados para mais um dia!

E aí, conseguiu perceber onde está errando com os seus fios? Aprender a cuidar dos cachos no dia a dia vai fazer toda a diferença no seu visual e, claro, na saúde do seu cabelo. E, falando em saúde capilar, aproveite para descobrir quais os 5 erros mais comuns contra os cachos. Será que você está cometendo algum? Confere lá!

cachos