O calor está chegando e, como sempre, ele vem acompanhado de muitas outras palavras que o caracterizam: praia, piscina, sol, diversão…e ressecamento. Embora essa não seja uma das palavras que gostaríamos de colocar em uma lista tão linda, é inegável que o verão exige cuidados especiais com o cabelo. Você sabe como cuidar dos cachos depois da piscina?

O cloro presente na água da piscina e o sal presente na água do mar são suficiente para fazer com que mesmo o mais hidratado dos cabelos se torne mais seco. E o que dizer então do cabelo cacheado, que já é ressecado por natureza? Para manter as madeixas lindas e bem-cuidadas durante o verão, é necessário redobrar os cuidados.

Sabemos que manter o cabelo cacheado bem cuidado é uma tarefa trabalhosa em qualquer estação do ano, mas esta empreitada se torna ainda mais difícil durante o verão, principalmente para aquelas que gostam de passar o dia inteiro no mar, piscina ou torrando embaixo do sol.

Como cuidar dos cachos depois da piscina?

Sabe aquela sensação de ardência nos olhos que temos após um mergulho na piscina, ou aquela estranheza quando passamos muito tempo dentro da água e nossos dedos começam a enrugar? Seu cabelo passa exatamente pela mesma coisa!

A ação do cloro e do sal do mar é extremamente prejudicial para as madeixas, causando a aspereza do toque e o ressecamento excessivo. Felizmente, há maneiras de amenizar ou até mesmo evitar a ação desses agentes externos. E não, não estamos dizendo que você deve passar toda sua primavera e verão sem dar um único mergulho. Basta prestar atenção nos cuidados que mencionaremos abaixo.

O cuidado começa antes de sair de casa!

Se você é daquelas que passa o dia inteiro na piscina e depois empanturra o creme de cabelo achando que isso será o suficiente para devolver os nutrientes perdidos, saiba que está enganada. Os cuidados com os cachos devem ser iniciados mesmo antes do primeiro mergulho. Existe uma grande variedade de cremes para pentear que protegem o cabelo contra a ação dos raios UV, do cloro e do sal.

Antes de sair de casa, divida suas madeixas em mechas e aplique pequenas quantidades desse creme. Assim, ele será mais facilmente absorvido e formará uma camada protetora em volta do fio.

Também existem sprays que fazem o mesmo efeito e tem a vantagem de serem mais leves e fáceis de aplicar. Independente de usar creme ou spray, não esqueça da proteção do seu cabelo!

Cada mergulho, um flash (ou melhor, uma ducha)!

Acabou de sair da piscina ou do mar? Procure por uma ducha de água doce para pode enxaguar o cabelo. Caso não haja duchas disponíveis, um pouco de água mineral pode surtir o efeito desejado.

A intenção ao fazer isso é iniciar a remoção dos fatores que causam o excesso de ressecamento no cabelo. Pense que, quanto menor for a quantidade de cloro nos seus cachos depois da piscina, menor será a ação dele.

Depois de enxaguar o cabelo, aplique novamente o creme com filtro UV. É o mesmo princípio de reaplicar o protetor solar na pele a cada duas horas ou cada vez que sair da piscina ou do mar. Estar sempre protegida da ação do sol é essencial para a saúde tanto da pele quanto do cabelo; por isso, não negligencie o uso desses produtos.

Hora de lavar e hidratar!

Diga a verdade: aquele banho depois de um dia inteiro no sol, na praia ou na piscina, é o mais gostoso de todos. E ele pode ser ainda mais gostoso quando saímos com a sensação de limpeza não só da pele, mas também das madeixas.

Para cuidar dos cachos depois da piscina, não se esqueça de utilizar o shampoo adequado. Se você não mantem uma rotina de cuidados com seu cabelo, procure utilizar um shampoo de limpeza profunda para remover todas as impurezas responsáveis pelo ressecamento do cabelo.

Se você mantem tal rotina, utilize o produto adequado para seu tipo de fio de cabelo. Então, é chegada a hora de hidratar as madeixas! Aplique um bom produto hidratante para garantir a devolução dos nutrientes e vitaminas perdidos durante o dia.

Use a máscara capilar adequada nos seus cachos depois da piscina, deixando agir conforme o tempo indicado na embalagem e, depois, enxague. Você também pode recorrer a receitas caseiras para potencializar o efeito da hidratação.

A hidratação será responsável por reverter os danos causados pelo sol e pelo cloro. Portanto, como seu cabelo já sofreu com a ação dessa dupla o dia inteiro, é importante deixa-lo secar naturalmente para que ele não tenha que ser exposto a mais um agente externo que pode causar seu ressecamento, nesse caso, o secador.

Agora que você já sabe a melhor forma de cuidar dos cachos depois da piscina e manter as madeixas saudáveis enquanto se diverte, que tal se informar sobre o cronograma capilar para cacheadas?

 

cachos depois da piscina