5 segredos para ter cachos definidos e volumosos

5 segredos para ter cachos definidos e volumosos

Cada vez mais mulheres tem buscado valorizar suas madeixas naturais e, com isso, procuram por métodos para evidenciar o formato natural do cabelo e conseguir cachos definidos e volumosos.

O volume é um fator muito importante para o cabelo cacheado, e faz muita diferença no resultado final. Por isso, as cacheadas e crespas estão sempre procurando formas práticas de valorizar o look e conseguir aquele visual que tanto desejam.

5 segredos para ter cachos definidos e volumosos

O segredo para conseguir cachos definidos e volumosos desde a raiz até a ponta está nos cuidados com o cabelo. Para distribuir o volume de forma eficiente, é preciso prestar atenção na forma como lavamos, secamos e finalizamos nossas madeixas.

Por isso, fique ligada nas dicas abaixo para conseguir cachos definidos e volumosos.

       1. Lave corretamente o seu cabelo

Sabemos o quanto é importante manter o cabelo limpo para evitar o excesso de oleosidade. Entretanto, o cabelo cacheado e crespo tende a ser mais seco do que os outros tipos de fio. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados na hora de lavar o cabelo.

A primeira dica é não lavar o cabelo todo dia, pois isso removerá a oleosidade que é necessária para a hidratação e proteção da fibra capilar. Além disso, na hora de lavar, deve-se prestar muita atenção para não esfregar shampoo nas pontas do cabelo.

A ponta do fio de cabelo é comumente a área que mais sofre com ressecamento. Isso ocorre com ainda mais intensidade no cabelo cacheado e crespo, pois seu formato espiralado dificulta que a oleosidade consiga chegar até as pontas.

Por isso, esfregar as pontas do cabelo ou usar shampoo nessa região somente irá contribuir para o aspecto seco, o que é um inimigo dos cachos definidos e volumosos. Quanto mais ressecadas as pontas, mais disformes e sem definição ficarão os cachos.

Também é importante lembrar-se de lavar o cabelo apenas com água morna ou fria. Nada de água quente!

     2. Cuidado na hora de pentear as madeixas

Outro grande fator que contribui para cachos definidos e volumosos é pentear o cabelo corretamente. O cabelo cacheado e crespo embaraça com maior facilidade por conta de seu formato.

Além disso, pentear o cabelo já seco é um erro, pois apenas irá fazer com que o formato dos cachos se perca. A hora ideal de pentear e desembaraçar o cabelo é quando ele ainda está molhado.

Durante o banho, pode-se utilizar os dedos para desembaraçar os fios e, depois do banho, aplicar um creme de pentear específico e pentear o cabelo ainda molhado com um pente de dentes bem largos.

Tenha atenção também na hora de secar. Prefira utilizar toalhas de microfibra ou uma camiseta de algodão, que evitarão o aparecimento de frizz e a quebra do fio. Muitas cacheadas também gostam de retirar o excesso de água com o auxílio de um papel toalha.

      3. O corte de cabelo também é importante

Sabe aquelas fotos maravilhosas de mulheres com cachos definidos e volumosos que encontramos na internet? Se você reparar bem nelas, perceberá um detalhe importante: a grande maioria dessas mulheres tem um corte de cabelo parecido. E isso não é coincidência.

O corte em camadas ou com o cabelo repicado são grandes indicados para quem deseja dar mais volume e balanço para as madeixas. Os cortes retos, ao contrário, não favorecem o volume.

Por isso, para conseguir cachos definidos e volumosos, opte por cortes de cabelo que valorizem seus cachos. Consulte um cabeleireiro de confiança para que ele possa indicar qual o corte adequado para seu tipo de cacho e perceba as maravilhas que o corte certo pode fazer pelas suas madeixas.

     4. Não exagere na quantidade de produtos

O creme para pentear e o óleo de coco são grandes aliados das cacheadas. Mas mesmo esses aliados podem rapidamente se tornar inimigos se exagerarmos na dosagem.

O creme irá ajudar na hora da finalização, de modo a tornar os cachos definidos e volumosos mais fácil e por mais tempo. Já o óleo será importante para a umectação que garantirá a nutrição dos fios.

Mas quem quer dar movimento aos cachos definidos e volumosos não deve exagerar na hora de aplicar produtos, já que uma quantidade excessiva fará com que o cabelo fique pesado e sem volume. Dê preferência para produtos de consistência leve.

     5. Nossa amiga, a finalização

Cabelo com o corte adequado, lavado e penteado corretamente. Está na hora de aplicarmos a quantidade certa de produto para finalizar as madeixas! Há diferentes técnicas de finalização para garantir cachos definidos e volumosos.

Uma das grandes queridinhas das cacheadas é a fitagem. Há outras que preferem a texturização. Teste técnicas de finalização diferentes para ver qual mais se adequa ao seu tipo de cabelo.

Para ter cachos definidos e volumosos, também é importante que se faça a hidratação, nutrição e reconstrução do cabelo, fornecendo tudo que ele precisa para garantir seu brilho e saúde. E como fazer isso? Basta aderir ao cronograma capilar para cacheadas e arrasar!

cachos definidos e volumosos

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra