Se perguntarmos para cinco mulheres diferentes qual problema capilar mais as incomoda, é muito provável que ao menos três delas respondam a mesma coisa: cabelos ressecados. Problema comum tanto entre os homens quanto as mulheres, o ressecamento é causado por diversos fatores como a genética, clima ou excesso de produtos químicos.

Quando nossos cabelos estão ressecados, sentimos como se ele fosse uma palha, áspero ao toque e com aspecto desagradável devido aos frizz que podem aparecer. O ressecamento pode ocorrer devido à uma alteração do pH do cabelo, a perda do revestimento natural de gordura ou a dilatação das cutículas capilares, que torna os fios desprotegidos.

Como identificar se meu cabelo está ressecado?

É normal as pessoas confundirem cabelos ressecados com cabelos secos, mas há uma diferença entre eles: o fio seco é relacionado ao tipo de couro cabeludo que, nesse caso, não produz oleosidade em quantidade suficiente para hidratar os fios. O que isso significa é que qualquer cabelo pode ficar ressecado, mesmo que o tipo de fio não seja seco.

Identificar quando os cabelos estão ressecados é importante para poder buscar as causas e soluções possíveis. Quando o ressecamento é mais intenso, é comum o aparecimento de pontas duplas; o cabelo se torna mais frágil e pode armar e se embaraçar com maior facilidade, além dos já citados frizz. A sensação é de que o cabelo se torna mais elástico, uma vez que sua textura se altera.

O que causa o ressecamento dos cabelos?

Diversos fatores podem ser citados como causas desse problema. É importante prestarmos atenção nos produtos que colocamos no nosso cabelo, além de jamais negligenciar a hidratação, essencial para nutrir as madeixas com as vitaminas que elas necessitam para brilhar.

Separamos uma lista com as cinco razões mais comuns para esse problema:

1. Cabelos ressecados por descoloração

Imagine a seguinte cena: você tingiu os cabelos e finalmente está com aquele loiro da moda ou aquele ombré maravilhoso. Todos elogiam. Mas algumas semanas após o processo, você começa a perceber que seus cabelos estão com aparência seca. Parece familiar?

A descoloração é o processo que retira os pigmentos de cor do fio de cabelo, comum quando queremos tingir as madeixas para cores mais claras do que o natural. Entretanto, esse processo também é responsável pela remoção de nutrientes considerados essenciais para a fibra capilar. 

2. Uso de ferramentas de calor como secador e chapinha

Quando usados em excesso e sem proteção, o secador, chapinha e babyliss podem ser vilões quando se trata da saúde e nutrição dos cabelos. O calor dessas ferramentas retira a umidade da fibra capilar e, por isso, os fios se tornam secos e opacos.

A proximidade com o calor pode ser cruel para os cabelos. É importante investir em um protetor térmico e utilizar essas ferramentas com moderação para garantir o brilho e a hidratação dos cabelos.

3. Processos químicos como alisamento

Cabelos que passam por diversos processos químicos tem uma tendência maior de ficarem ressecados, sem brilho e com toque áspero.

Embora muitas pessoas acreditem que processos como a progressiva contribuam também para a hidratação do cabelo, a verdade é que qualquer química altera e danifica a estrutura capilar. Por isso, caso opte por fazer um desses tratamentos, é importante reforçar a hidratação caseira.

4. Fatores externos (cloro, exposição solar…)

Sabe quando passamos o feriado na praia e, ao voltar, além das memórias e da marca de biquini, trazemos para casa um cabelo que se assemelha a uma anêmona-do-mar? Isso ocorre porque agentes externos como o sol, vento, poluição e cloro da piscina potencializam o ressecamento da fibra capilar.

Também entra nessa lista aquele banho quente e demorado que gostamos de tomar, que gera tanto vapor no banheiro que é possível escrever recadinhos no espelho. A temperatura da água que lavamos nosso cabelo influencia diretamente em sua saúde, uma vez que a água quente dilata a cutícula do fio, deixando-o opaco e ressecado.

5. Uso de produtos inadequados

Você sabia que o tipo de shampoo que você usa pode ter impacto direto na saúde de seus cabelos? Não é qualquer shampoo que serve para qualquer tipo de cabelo e, por isso, é importante prestar atenção em qual produto é o mais adequado para seus fios.

Pessoas que tem cabelos ressecados podem optar por utilizar shampoo sem sulfato, que limpa os cabelos sem retirar os nutrientes presentes na fibra capilar. É importante lembrar que o fato de um shampoo fazer espuma não significa que ele está realmente lavando e fazendo bem para o cabelo, ok?

Outro erro comum é o de não enxaguar o condicionador por completo. Esse é um produto que foi feito para ser aplicado e enxaguado e, portanto, não deve ser utilizado como se fosse uma máscara hidratante, uma vez que o efeito pode ser o contrário do esperado.

Qual a solução para tratar cabelos ressecados?

Se você percebeu que seus cabelos não estão com a aparência desejada, é importante investir na hidratação interna e externa. Isso significa beber muita água e fazer tratamentos hidratantes para fornecer os nutrientes necessários para devolver o brilho e nutrição necessários à fibra capilar.

Lembre-se também de utilizar sempre produtos que protejam o cabelo contra a ação do sol porque, assim como nossa pele precisa de filtro solar, nosso cabelo também precisa de proteção para manter sua umidade.

GuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardar