DicasEstilo

Cabelos longos: 5 cuidados essenciais e 3 dicas de corte para esse tipo de cabelo

cabelos longos

Se ter cabelos longos sempre foi o seu sonho, é bem provável que você já tenha procurado uma série de receitas para fazer com que seus fios crescessem mais rapidamente.

Já vou adiantar e dizer que não existe fórmula milagrosa para fazer os cabelos crescerem 10 centímetros por segundo. Mas há sim jeitos de acelerar o ritmo de crescimento dos fios para garantir madeixas mais longas.

O chamado projeto Rapunzel faz parte dos planos de muitas mulheres, independente do tipo de textura do fio. É claro que é necessário ressaltar que quem tem cabelos cacheados ou crespos também lida com o chamado fator encolhimento. Esse faz com que seus fios aparentem ser mais curtos do que realmente são.

cabelos longos cacheados
Instagram: @fris.ee_

Mas se está nos seus planos ter cabelos longos, saiba que há cuidados essenciais que esse tipo de madeixa demanda. Esse cuidados são importantes  para o cabelo ficar sempre saudável e com o brilho em dia.

É comum acharmos que cabelos longos precisam do mesmo cuidado que os mais curtos. Mas para pra pensar: só de produto, já vai muito mais quando os fios são mais compridos, certo?

Seus fios longos precisarão de uma atenção especial sua para ficarem lindos e para não embaraçarem com tanta facilidade, reclamação constante das Rapunzel por aí.

Então, esteja você no projeto Rapunzel ou já com seus cabelos longos, vem comigo que vou te ensinar como fazer com que seus fios continuem a crescer fortes e com a aparência cada dia mais bonita.

Veja, então, 5 dicas de cuidados essenciais que toda Rapunzel deve levar para a vida!

Dica 1 – Uma alimentação saudável!

Advertisement

Não é coincidência que tudo que precisa funcionar direitinho no nosso corpo gire em torno de ter uma alimentação saudável. Os alimentos saudáveis são também essenciais para a boa saúde dos seus cabelos longos, já que agem de dentro para fora do fio.

Então, se você quer que seus cabelos longos se mantenham fortes e cheios de vida, com aquele movimento digno de propaganda de shampoo, preste atenção na sua alimentação.

Ponha mais cor no seu prato, alimentos mais saudáveis, cheios de vitaminas e minerais. Tente, também, excluir aqueles alimentos que não agregam em nada, nem na saúde dos seus cabelos nem da do corpo. Além da comida no prato, não esqueça de beber muita água! A hidratação é uma peça fundamental para manter os cabelos saudáveis!

O ideal é que se beba em média 2L por dia. Então, já pode ir agora pegar um copo de água!

Dica 2 – Corte só as pontinhas!

Pode ser que você agora esteja olhando para a tela do seu computador ou celular e pensando que eu pirei de vez. Se estamos falando de cabelos longos, como eu ouso te falar para ir cortar os fios?

Calma. Estou falando apenas das pontinhas, e é importante enfatizar isso para o cabeleireiro na hora de dar aquela aparadinha nos fios. Mas vamos entender o porquê?

Cortar as pontas do cabelo  é essencial para a saúde dos fios, mantendo a aparência e de hidratação e evitando problemas como a quebra acentuada. Geralmente, as pontas do cabelo ficam ralas, com as cutículas abertas, embaraçam com facilidade e de nada facilitam a vida. Para acabar com esse problema, é só cortar.

Se livrando das pontinhas, você ganha mais volume na cabeleira, além de deixá-la com o aspecto mais saudável. Faça isso com intervalos de 3 meses. Tirar as pontas do cabelo sem tirar o comprimento é ótimo para ele ganhar mais força e promover o crescimento natural. Isso vale principalmente para pessoas que usam químicas capilares e as pontas ficam danificadas.

Antes e depois aparar as pontas – @euvouderosa

Dica 3 – Muita hidratação para o cabelão!

É super normal o cabelo perder a umidade. Para repor, você precisa da hidratação. Ela pode ser feita em todo o tipo de cabelo e não tem nenhuma restrição. Você pode começar com uma máscara de hidratação, e o uso é bem simples. No banho, passe o shampoo, tire e depois passe a máscara de hidratação. Em seguida, prenda o cabelo e deixe o produto agir durante alguns minutos. Por fim, é só enxaguar e utilizar, normalmente, seu condicionador de preferência.

Para intensificar ainda mais a hidratação, use uma touca térmica. Mas se você não quer gastar com produtos neste momento, a gente tem um post super especial mostrando 5 receitas caseiras incríveis para salvar seus fios.

Antes de fazer a hidratação, uma dica é ver em que estado o seu cabelo se encontra. Se acha que está muito danificado, parta para um cronograma capilar, com direito a hidratação, nutrição e reconstrução. Temos certeza de que depois desses passos o seu cabelo vai estar mais forte e saudável do que nunca, pronto para crescer ainda mais!

Dica 4 – Cuidados diários para cabelos longos

Aqui tem algumas dicas de cuidados diários para você ter com a sua juba. O primeiro, e super importante, é: cuidado ao pentear! Às vezes estamos com pressa e passamos a escova ou o pente de qualquer jeito, isso acaba danificando e quebrando os fios.

Tente pentear o cabelo no banho, logo após o condicionador. Dessa forma, os fios ficam mais maleáveis e macios, assim você não perde tanto tempo e o seu cabelo agradece 🙂

Use um reparador de pontas sempre que possível. Como foi falado mais acima, as pontas são a parte do cabelo que mais sofrem. Mesmo que cortadas, é importante dar uma atenção especial para o fim do cabelão. Leve sempre um reparador ou óleo com você.

Dica 5 – Use produtos específicos para cabelos compridos

Muitas pessoas erram aqui e acabam pegando qualquer produto na prateleira, mas existem produtos específicos para cada tipo de cabelo e para o que você precisa. Procure pelo seu tipo de cabelo e depois por produtos que tenham bastante nutrientes para ajudar seu cabelo a crescer de forma saudável. Agora que você já sabe como cuidar do seu cabelo, veja essas dicas de cortes para cabelos longos, sem tirar o comprimento!

reconstrução caseira

Corte Repicado

Para quem gosta de volume, movimento e bastante leveza, ele é o ideal, além de nunca sair de moda.

Corte em formato de U

É a opção mais escolhida entre as mulheres de cabelos compridos, pois ele dá volume, deixa o cabelo alinhado e emoldura o rosto.

Corte U – @chelstudiohair

Corte em camadas

O cabelo fica mais texturizado, daqueles que deixam impacto quando vento bate, além de dar o volume na medida certa. Agora não tem mais desculpa para não cuidar desse seu cabelo, hein, Rapunzel! 😉

Corte em camadas – @bompenteados
Advertisement
Juliana Alvarenga
Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.
>