Os cabelos escuros vêm fazendo sucesso entre as mulheres. Os diversos tons de castanho ou o preto conseguem criar um visual ao mesmo tempo elegante, misterioso e super natural. Se você pensa em adotar uma coloração mais escura nos seus fios ou se já tem os cabelos escuros, confira nossas dicas imperdíveis para que os seus fios fiquem sempre saudáveis e, consequentemente, brilhantes, macios e sedosos!
Por que ter cabelos escuros?
Os fios escuros, do castanho ao preto, combinam com qualquer tipo de cabelo, seja ele cacheado, liso crespo ou ondulado. Esses tons mais fechados ajudam a rejuvenescer o rosto, possuem manutenção fácil e são sensuais e modernos na medida certa.
Outra grande vantagem dos cabelos escuros é o efeito natural que ele dá, ficando bonito em todos os tons de pele. Além disso, uma boa dica para escolher o seu tom de cabelo escuro é levar em conta a estação do ano. No inverno, por exemplo, o preto pode ser uma boa pedida, já na primavera, vale apostar em tons de avelã e chocolate. Além disso, se você já tem o cabelo escuro e quer apenas dar uma iluminada, pode ser interessante fazer mechas castanho claro ou mel.
Dicas para o seus cabelos escuros ficarem sempre saudáveis
Se você já tem o cabelo escuro ou está pensando em adotar uma tonalidade mais escura em seus fios, não deixe de seguir as nossas dicas para que ele fique sempre saudável, com movimento, leveza, brilho e maciez.
Faça cronograma capilar
O cronograma capilar, aquela rotina de cuidados que intercala três etapas, nutrição, hidratação e reconstrução, é fundamental para que os seus cabelos escuros se mantenham saudáveis, brilhantes e macios. Siga à risca o cronograma que não tem erro!
Uma ótima dica é seguir um cronograma capilar especifico para cabelos coloridos, que vai conseguir suprir totalmente as necessidades dos seus fios.
Não lave todos os dias
Lavar todos os dias o seu cabelo escuro pode deixá-lo ressecado e também opaco, já que a cor pode acabar desbotando. Opte por lavar o seu cabelo escuro um dia sim, outro não, ou de acordo com as necessidades. Lembre-se que lavar o cabelo todos os dias para tirar a oleosidade, por exemplo, pode acabar causando o efeito rebote, ou seja, os fios podem ficar mais oleosos ao invés de equilibrados.
Na hora da lavagem do seu cabelo escuro, também não se esqueça de dar preferência para água morna ou fria, ok? A água muito quente pode ressecar os seus fios e também fazer com que eles percam todo o brilho e a maciez.
Banho de brilho é essencial
Uma ótima dica para intensificar a cor do seu cabelo escuro é fazer banho de brilho, que é simples, rápido e os resultados são instantâneos.
Para fazer o banho de brilho basta usar um tonalizante incolor ou do mesmo tom do seu cabelo escuro. O que acontece é que esse produto vai formar uma película ao redor da fibra do fio e o resultado será um cabelo extremamente brilhante e que reflete a luz.
Aposte em produtos com UV
Os cabelos escuros podem desbotar com facilidade e até mesmo ficarem com manchas avermelhados por causa dos raios solares. Isso é normal e é fácil evitar.
Para evitar esse problema, opte por usar finalizadores com filtro solar nos fios, para que eles fiquem protegidos contra os raios solares. Dê preferência, também, para shampoos, condicionadores e cremes de hidratação que tenham filtro solar em sua composição, e que sejam específicos para cabelos escuros ou coloridos.
Dê atenção ao corte
Engana-se quem pensa que cabelos escuros envelhecem ou deixam o visual pesado. O segredo está no corte! Com o corte certo o cabelo escuro fica moderno e sensual na medida certa. Escolha um corte que valorize os seus traços do rosto. Se você quer radicalizar, por exemplo, pode ser uma boa ideia apostar em um corte mais curto, já se quer um visual moderno e discreto, uma franja lateral pode ser uma boa aposta.
Use protetor térmico
Como falamos anteriormente, os cabelos escuros têm bastante facilidade em desbotar. Para evitar isso e também que o cabelo fique ressecado, opte por usar um protetor térmico na hora que for usar a chapinha ou o secador. O protetor vai criar uma camada protetora nos fios evitando assim que o calor possa ressecá-lo ou que a cor fique opaca.