CacheadosCrespoOnduladoTransição Capilar

Cabelos em transição: dicas de cuidados, produtos e inspiração de penteados

cabelos em transição

Os alisamentos fizeram a cabeça da mulherada durante muito tempo. Agora, é cada vez mais comum ver pessoas que estão com os cabelos em transição. Voltar ao cabelo natural e entender a textura original dos fios é o desejo de muitas mulheres.

No entanto, a transição capilar não é muita fase muito fácil e exige muita paciência. Durante muito tempo, você irá conviver com duas texturas diferentes nos seus cabelos.

Isso porque o seu cabelo natural começará a aparecer na raiz, mas o comprimento ainda estará com o alisamento. Felizmente, existem técnicas para texturizar a parte alisada e buscar igualar as texturas.

Se você está com os cabelos em transição, aqui poderá aprender dicas para estilizar seus fios e aprender a entender a sua textura natural. Vamos lá?

Como começar a transição capilar

Estar com os cabelos em transição significa voltar para a textura natural dos seus fios. Para fazer esse processo, é necessário parar de utilizar alisamentos nos fios e deixar com que eles cresçam naturalmente.

O novo cabelo irá crescer na textura original dos seus fios, ou seja, você voltará para o seu cabelo natural, seja ele ondulado, cacheado ou crespo.

Os cabelos em transição têm duas texturas diversas, sendo a parte do comprimento com o alisamento e a raiz já em sua forma natural.

Por ter que lidar com a diferença de texturas, o fio pode ficar mais fragilizado e, dessa forma, mais propenso à quebra. Por isso, é importante cuidar das madeixas da forma correta a fim de fazer com que os fios que estão nascendo cresçam saudáveis.

cabelos em transição capilar
Instagram: @karenbyumi

Em quais produtos e técnicas investir para cabelos em transição?

A parte mais difícil de estar com os cabelos em transição é entender como lidar com essa diferença de texturas, já que o cabelo alisado exige cuidados diferentes daquele dos cabelos ondulados, cacheados ou crespos.

Nessa hora, é importante apostar em produtos que irão tratar e fortalecer os fios que estão crescendo e, ao mesmo tempo, cuidar também dos fios no comprimento.

Os finalizadores, por exemplo, serão essenciais para ajudar a texturizar as suas madeixas, já que você irá querer igualar as texturas dos fios.

O finalizador é mais leve e ajuda a condicionar fios muito ressecados, hidratando-os e mantendo-os mais fortes.

Outro produto muito importante é o ativador de cachos, já que ele irá te ajudar a fazer com que seus cabelos em transição formem mais facilmente os desejados caracóis.

Conforme seus fios forem crescendo na textura natural, você poderá identificar qual o seu entre os diferentes tipos de cachos e, dessa forma, comprar os produtos desenvolvidos exatamente para o seu tipo de fio.

 cabelos em transição
Instagram: @transicao_thai

Cronograma para transição capilar

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que alterna a hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar. A nutrição é uma etapa muito importante para quem tem fios cacheados e crespos, que costumam ser naturalmente mais secos.

Monte o seu cronograma capilar com foco na nutrição para garantir que os fios dos seus cabelos em transição cresçam fortes e saudáveis.

cabelo em transição capilar

5 dicas de penteados e finalização para cabelos em transição

Fazer penteados para cabelos em transição e investir em finalizações é uma boa forma de fazer com que seus fios se igualem em textura e tornar mais fácil a etapa de transição dos fios.

Dedoliss

O dedoliss é uma finalização que ajuda a texturizar da raiz até as pontas. Com essa técnica, é possível fazer com que a parte alisada crie cachos. Basta aplicar o creme indicado para o seu fio e enrolar pequenas mechas com o seu dedo para criar os cachinhos.

Tranças

As tranças são um dos penteados para cabelos em transição mais indicados. Além de estilosas, elas ajudam a facilitar o processo de cuidados dos fios. Você pode investir em tranças laterais, tranças embutidas e até mesmo as famosas box braids, ou tranças africanas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Dri | transição capilar✨ (@drielebr) em

Bigudinho

O bigudinho é um acessório no qual podemos enrolar os fios para texturizá-los. É simples de se encontrar e barato, e ele forma cachos bem definidos. Basta enrolar pequenas mechas úmidas no acessório e esperar secar.

Coques

Os coques são outros penteados para cabelos em transição que, além de práticos, ajudam a estilizar. Do coque simples ao coque duplo, você pode alternar a finalização para conseguir cachos com o penteado para um visual simples e estiloso.

Semi-preso

O penteado semi-preso também faz muito sucesso, devido ao fato de ser facilmente adaptável para qualquer ocasião. Você ainda pode misturar esse penteado com um coque alto para ficar ainda mais estilosa.

Se você está com os cabelos em transição, também deve prestar atenção na hora de lavar os fios. A técnica de low poo é uma das favoritas das cacheadas e crespas para garantir fios limpos e hidratados.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>