Seja você lisa, cacheada, ondulada ou crespa, a combinação de praia, piscina e sol é a grande causadora dos cabelos danificados durante o verão.  Sinais como fios ressecados, pontas duplas, queda e aspecto áspero indicam que é preciso iniciar um tratamento que repara os problemas.

No entanto, prevenir é o melhor remédio! Não espere a chegada do verão para cuidar dos seus fios. Aproveite as nossas 5 dicas e evite os cabelos danificados durante a estação.

1. Use e abuse de máscaras hidratantes

O ideal é o uso diário de uma linha solar de shampoo e condicionador que vão proteger seus fios durante todo o verão. Duas vezes na semana use a fórmula mágica shampoo + máscara + condicionador. Isso evita cabelos danificados e garante aquele brilho natural super saudável.

2. O leave-in é seu melhor amigo

Compacto e poderoso, o leave-in é ótimo para levar na sua bolsa de praia e garantir proteção total dos fios. Ele possui ação impermeabilizadora, que forma uma espécie de barreira de proteção ao redor de cada fio, sem deixar que os nutrientes escapem. Aplique sempre que estiver com o cabelo úmido e após o banho.

3. Intensifique seu cronograma capilar

Fazer um cronograma capilar é fundamental para manter seus cabelos bonitos e saudáveis, independente da época do ano, mas no verão esse procedimento se torna ainda mais essencial, pois ameniza os danos causados pelo sol, cloro, vento e sal.

Como nessa estação os fios costumam ficar mais danificados, que tal potencializar o seu tratamento adicionando umas gotinhas de óleo de coco na sua máscara? Rico em vitamina E, o óleo penetra profundamente os fios e promove altos níveis de hidratação.

4. Aposte em produtos com proteção solar

Uma das maiores causas do ressecamento dos cabelos no verão é a exposição solar. A incidência dos raios UVA e UVB provocam a perda de queratina (proteína que compõe a estrutura dos fios) e consequentemente deixam os fios mais frágeis e desidratados. Por isso, aposte em produtos com filtro solar, que além de proteger do sol, também hidratam e selam as cutículas do fio.

5. Evite secador e chapinha

O contato direto do cabelo com aparelhos de altas temperaturas como o secador e a chapinha ocasiona o desgaste das cutículas, deixando os fios secos e fragilizados. Uma alternativa para não potencializar os danos com os efeitos das agressões naturais do verão é deixar o cabelo secar naturalmente e usar essas ferramentas apenas para finalização. Só não pode esquecer de usar um produto de proteção térmica, ok?!