Quem tem cabelos crespos e cacheados está sempre atenta em dicas para manter os cachos saudáveis e definidos. São muitas as técnicas e sugestões de produtos para esses tipos de fio e por isso muitas dúvidas surgem. Pensando nisso, a gente resolveu esclarecer algumas delas. Confira!

1. Cabelos crespos e cacheados são mais ressecados

Verdade! Por conta do formato espiral dos cachos, fica difícil a oleosidade natural da raiz chegar até as pontas, o que resulta em fios mais ressecados que os outros tipos de cabelo como o liso e o ondulado. Por isso, para quem tem cabelos crespos e cacheados é muito importante investir em tratamentos que promovam a nutrição e hidratação dos fios.

2. Não é indicado lavar cabelos crespos e cacheados todo dia

Verdade! Como vimos antes, o formato dos cachos faz com que esse tipo de cabelo seja mais ressecado, portanto se você lavar todo dia irá torná-lo ainda mais seco. O indicado é lavar até 3 vezes na semana, assim você mantém a raiz oleosa por mais tempo e garante proteção para seus fios.

3. Cabelos crespos e cacheados demoram mais para crescer

Mito! O crescimento capilar não está associado ao tipo de cabelo e sim a fatores como genética e saúde dos fios. A explicação para a gente achar que cabelos crespos e cacheados crescem menos, está associado ao seu formato em espiral que não revela seu tamanho natural. Se você é cacheada e quer saber o tamanho real do seu cabelo faça o teste: pegue uma mecha e estique até desmanchar o cacho. Depois, meça com uma régua para ver o tamanho das suas madeixas.

4. Pentear os cachos a seco pode danificar os fios

Verdade! Além de desfazer o formato espiral e deixar os cachos com um volume indesejável, o atrito entre o pente e o cabelo seco gera eletricidade causando o temível frizz ou até quebrando seus fios. Portanto prefira pentear os cabelos logo após o banho ou com eles umedecidos, usando os dedos ou um pente com dentes largos.

5. Aplicar muito creme doma o volume dos cachos

Mito! Por mais que os cabelos crespos e cacheados sejam ressecados, besuntar os cabelos com muito creme ou óleo não é a solução! Pelo contrário, esse excesso pode acabar produzindo oleosidade excessiva, caspas e deixar as madeixas super pesadas. A melhor solução para cachos perfeitos são fios nutridos e hidratados.

cabelos crespos e cacheados